Faça turismo sem sair de casa com estes apps de viagens, museus e gastronomia

Quem não gosta de viajar, não é mesmo? A antiga atividade de desbravar novos cantos é, e continuará sendo por bastante tempo, muito valorizada. O problema é que tal hobbie não é tão barato quanto comer um pastel. Felizmente, hoje existem diferentes jeitos de viajar virtualmente e nós os mostraremos aqui. Prepare sua mala de viagem, você descobrirá os lugares mais bonitos do mundo sem abrir a porta de casa.

Google Earth: volta ao mundo por conta do Google

O clássico dos clássicos. O Google Earth é o app de referência para quem deseja explorar o mundo. Este software desenvolvido pelo Google permite visitar diferentes locais com poucos cliques.

Utilizando dados do sempre excelente Google Maps, Google Earth permite fazer tours interativos por todo o território escolhido, exibindo construções emblemáticas em três dimensões e adicionando a ele camadas de informação ao gosto do cliente. Além disso, deixa você salvar imagens e pontos concretos do mapa para poder “viajar” a esse destino de novo sempre que desejar.

Se quiser complementar sua experiência com o Google Earth, use a clássica visualização Street View do Google Maps.

Download do Google Earth para PC

Download do Google Earth para Mac

Download do Google Earth para Android

Download do Google Earth para iOS

Google Earth é o clássico dos clássicos para conhecer outros países

AirPano

AirPano é um aplicativo online e para iPad que oferece tours virtuais e em 360 graus dos lugares mais bonitos do planeta. Diferentemente do Google Earth, o AirPano não trabalha com fotos reais, e sim com modelos 3D bastante realistas. A vantagem é que você verá reproduções de zonas emblemáticas do mundo com mais detalhe do que se estivesse nelas fisicamente.

Se sempre sonhou visitar as cataratas do Iguaçu, escalar as montanhas mais altas da Terra ou visitar os lugares mais recônditos do mundo, o AirPano não o decepcionará.

Adicionalmente, o AirPano oferece suporte para Oculus Rift, disponível em alguns dos tours. Entre eles está o passeio pela antiga cidade de Petra, cenário do final de “Indiana Jones e a Última Cruzada”.

Acesse o AirPano online

Download do AirPano para iOS

AirPano ressalta detalhes de paisagens históricas

Panorama 360 Cities

Se no AirPano predominam paisagens virgens, o Panorama 360 Cities foi pensado para aqueles que amam ambientes urbanos. O app online e para iOS conta com reproduções da maioria das grandes metrópoles do mundo com fotos reais. Então, o que tem de mais em comparação com o Google Earth? Basicamente, uma qualidade de imagem espetacular com dezenas de gigapixels, o que permite descobrir novos locais com um nível de detalhes assustador.

Outra vantagem do Panorama 360 Cities é que é atualizado graças à colaboração dos viajantes, que podem incluir suas fotos de viagens no site para gerar novas panorâmicas.

Acesse Panorama 360 Cities

Download do Panorama 360 Cities para iOS

Panorama 360 Cities traz panoramas incríveis das cidades

World Wonders: viaje pelo tempo

World Wonders é um projeto experimental do Google que oferece, além de vistas panorâmicas de cidades e monumentos, muitíssimas informações adicionais, entre elas documentos históricos.

Por exemplo, se você acessar o documento dedicado ao Palácio de Versalhes, não apenas poderá fazer um tour, como também descobrirá fotos antigas que mostram espaços inéditos deste local.

Acesse o World Wonders

World Wonder do Google traz informações e fotografias de paisagens turísticas

Vusiem British Museum: sedução pela arte egípcia

Se você é um turista cultural, vai gostar de olhar os apps dos museus mais famosos do mundo. O do British Museum é muito recomendável, já que oferece um tour grátis por toda a sua coleção de arte egípcia, incluindo as múmias e a Pedra de Roseta.

E se essa visita for muito breve para você, é possível comprar a versão premium do app, que inclui uma visualização completa de todo o museu.

Download do Vusiem British Museum para Android

Download do Vusiem British Museum para iOS

Conheça a coleção de peças egípcias do Vusiem British Museum

Musée du Louvre: Gioconda mais próxima que nunca

O famoso museu de Paris possui um grande aplicativo (neste caso, somente para iOS) com informações detalhadas das mais de 500 obras.

Descubra nos mínimos detalhes as famosas relíquias de Raphael ou Leonardo da Vinci, ou as esculturas emblemáticas da Grécia clássica, e aprenda com elas sem necessidade de fazer filas em Paris.

A versão básica do aplicativo do Louvre é grátis, mas se você quiser uma seleção maior de obras e outras surpresas, pode adquirir sua versão HD por um módico preço.

Download do Musée du Louvre para iOS

Download do Musée du Louvre HD para iOS

Aplicativo do Museu de Louvre o aproxima de obras históricas

MoMA: imprescindível para fãs de arte contemporânea

O MoMA é a referência mundial de arte contemporânea e temos a sorte de que haja um app à altura. Apesar de pensado para ser utilizado em visitas ao museu, também serve para os que nunca estiveram ali, oferecendo tours virtuais por algumas de suas coleções.

Nele, destacam-se os audioguias, assim como as opções para organizar seus itens favoritos e compartilhá-los com os amigos.

Download do MoMA para Android

Download do MoMA para iOS

MoMA reúne explicações e amostras do inspirador museu

BigOven: recrie os sabores do mundo

Outra razão para viajar é fazer turismo gastronômico. Se você não confia nos restaurantes exóticos que existem em sua cidade, sempre pode assumir o papel de chef e fazer você mesmo os pratos de outros países. Graças a apps como BigOven, esta tarefa fica muito simples, já que nele é possível encontrar milhares de receitas dos cinco continentes.

BigOven é um excelente app não apenas para encontrar receitas, mas também para, posteriormente, classificá-las, organizá-las em seus cardápios semanais e criar listas de compra… Com ele, só não come bem quem não quer.

Download do BigOven para Android

Download do BigOven para iOS

Download do BigOven para Windows Phone

Faça os pratos mais famosos do mundo com a ajuda do BigOven

Tasty Trip: viaje com o paladar

Tasty Trip é outro guia de receitas, mas com um elemento extra: você vai poder conferir experiências e recomendações de usuários que já as experimentaram. Assim, se a preparação de um prato não o convencer 100%, informe-se antes sobre o que opinam os viajantes acharam.

Além da clássica seção de preparação de receita, Tasty Trip tem seções tão curiosas como “Como se come” e informações nutricionais, algo cada vez mais imprescindível.

Download do Tasty Trip para iOS

Tasty Trip é outro app com iguarias dos principais lugares do mundo

Outra maneira de ver mundo

É certo que nada será igual à sensação de ver uma cidade pessoalmente, mas cada vez mais os apps esforçam-se para proporcionar uma experiência de viagem virtual mais completa. Para isso, lançam mão de imagens de alta qualidade, da possibilidade de “se mover” pelo terreno e de novas tecnologias, como a realidade virtual que oferece o Oculus Rift.

Qual é o seu app favorito para conhecer outras cidades do mundo?

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Carregando comentários