Aplicativos do Windows 8 no modo janela: aprenda como iniciá-los assim

O Windows 10 terá uma grande novidade: os aplicativos Metro (ou interface UI, o nome do conceito mudou) abrirão em forma de janela tradicional na área de trabalho – antes, eram abertos em tela cheia e não podiam ser redimensionados.

Gostou da ideia? E por acaso você acha que é preciso esperar o lançamento do Windows 10, em 2015, para ter direito a isso? Não! Algumas ferramentas já conseguem reduzir os aplicativos do Windows 8 para o tamanho de uma pequena janela. Conheça duas delas:

ModernMix

ModernMix, um aplicativo muito prático do Windows 8, é encontrado na forma de um pequeno menu drop-down no canto superior direito. Com um simples clique no ícone, você pode redimensionar o aplicativo em uma janela na área de trabalho.

ModerMix redimensiona o app em janela com apenas um clique

Na área de trabalho você pode mover livremente a janela e ajustar o tamanho.

Janela pode ser movida com total liberdade

Se preferir, pode ajustar as opções do programas antes (ou depois) de usá-lo. Elas serão úteis para determinar como o aplicativo será visualizando dependendo do contexto. Por exemplo, na área de trabalho, você pode escolher para que o app sempre abra no modo janela, enquanto na tela inicial, sempre em modo tela cheia.

Interface do ModerMix

Actual Multiple Monitors

O Actual Multiple Monitors também dá a possibilidade de colocar os aplicativos do Modern em formato de janela. O software é um assistente de desktop simples, para todos os que usam o Windows 8 em mais de uma tela. Actual Multiple Monitor lança os aplicativos do Windows 8 em modo de janela através de uma combinação de teclas configurável. O resultado é o mesmo que com o ModernMix.

A aba Hotkey permite definir os parâmetros. O menu correspondente é acessível na barra de tarefa ou pelo atalho Win + C.

Atalho para configurar comportamento do app

Você pode configurar as combinações de teclas abaixo, na lista Hotkeys.

Atalhos para o programa
Seja com o ModernMix ou com o Actual Multiple Monitors, sua escolha vai depender muito do seu hardware e das suas necessidades. O ModernMix também funciona em tablets, por isso é aconselhável se você não tem um teclado. Por outro lado, para uma estação de trabalho local com dois ou mais monitores, Actual Multiple Monitors é certamente a melhor opção.

Você prefere que os apps abram em tela cheia ou minimizada?

[Artigo original em alemão]

Leia também:

Carregando comentários