Aprenda online com cursos grátis das principais universidades do mundo

Veduca inclui uma grande variedade de cursos

Não importa o motivo. Seja para dar um tempo às salas de aula ou pela flexibilidade de horários e lugares, cursos online são uma excelente opção para quem quer manter a mente ativa e valorizar o currículo. Conheça aqui alguns cursos que você pode fazer de graça pela internet.

Nacionais

Veduca

Se você quer acompanhar cursos das principais universidades brasileiras – e até algumas do exterior -, o Veduca é um bom ponto de partida. O site lista mais de 300 cursos nas principais áreas de conhecimento – Medicina, Psicologia, Direito, Literatura, Matemática, História, Engenharia, Biologia, etc. – fornecidos por universidades como UnB, Unesp, Unicamp, Unisinos, USP, Oxford, Berkeley, Harvard, MIT, Stanford, Princeton e Yale.

Veduca inclui uma grande variedade de cursos

Cursos de todas as áreas e várias universidades renomadas no Veduca

Se você ficou preocupado com o idioma, o Veduca indica antes se as videoaulas possuem legendas em português. Os cursos são acompanhados de testes e exercícios e no final você pode obter um certificado – mas para isso é preciso fazer uma prova presencial.

Acessar Veduca

e-unicamp

A página da Universidade Estadual de Campinas está mais para um repositório multimídia de materiais de apoio, mas inclui videoaulas sobre Física, História, Educação Física e Língua Portuguesa. Além disso, tem animações e imagens variadas, tudo sob a licença Creative Commons.

Acessar e-unicamp

FGV

A Fundação Getúlio Vargas disponibilizou aulas online grátis nas áreas de Direito, Economia, Educação, Finanças Pessoais, Gestão (Empresarial, Financeira, Marketing, Pessoas, Produção, Socioambiental), História, Sustentabilidade e Empreendedorismo.

Para consultar o conteúdo – exclusivamente em vídeo – não é preciso fazer cadastro. Mas ao criar uma conta, concluir os cursos e conseguir uma média superior a 7 no teste final, a FGV emite uma declaração (não é um diploma ou certificado), que pode fazer a diferença.

Acessar FGV

Unesp Aberta

A universidade pública do estado de São Paulo oferece cursos e ebooks nas áreas de biológicas, exatas e principalmente humanas. Os alunos têm a disposição não só videoaulas e material de estudo para download como também documentos, planilhas e outros materiais de apoio. Além disso, o site é compatível com leitores de tela, para usuários com deficiência visual.

A Unesp Aberta não fornece nenhum tipo de comprovante ou certificado, nem tira dúvidas, mas oferece um recurso para que os alunos possam conversar e tirar dúvidas uns com os outros.

Acessar Unesp Aberta

e-aulas USP

A plataforma de aulas online da Universidade de São Paulo não só oferece milhares de horas de aulas, como também convida os professores a disponibilizar as aulas e palestras. Você pode conferir conteúdos que vão desde cosmologia até pediatria, passando por análise de dados, educação física, geografia, história, etc.

e-aulas USPEstudar física no trânsito, no chuveiro, em qualquer lugar

Os vídeos podem ser vistos no navegador do computador, tablet ou smartphone. Você também pode baixar as aulas para ver em qualquer hora e lugar.

Acessar e-aulas USP

Univesp TV

O canal de TV público e aberto do estado de São Paulo reúne num site conteúdos em vídeo produzidos pela Fapesp, Unicamp, Unesp, USP e o Centro Paula Souza de escolas técnicas. Quem não tem o sinal de TV digital da emissora no Brasil pode acessar os cursos gratuitamente pela web.

Acessar Univesp TV

Exterior

Coursera

Linguagens de programação, empreendedorismo e até finanças pessoais. Não importa se você quer desenvolver um hobby ou começar o projeto da sua vida, o Coursera provavelmente tem um curso que combina com seus planos. Melhor que isso, ele possui apps para Android e iPhone que ajudam a não perder o pique.

Coursera no Android

Alguns cursos em outros idiomas possuem legendas em português. Certas matérias possuem uma grade curricular mais estruturada e carga horária definida, em associação com universidades. Quem tem interesse em um certificado pode pagar para realizar as provas.

Baixar Coursera para Android

Baixar Coursera para iPhone

edX

Assim como o Coursera, o edX possui parceria com as principais universidades do exterior: MIT, Harvard, Berkeley, entre outras. Além disso, também conta com a opção de obter um certificado de conclusão depois de realizar avaliações pagas. Só que diferente do Coursera, as aulas do edX por enquanto só estão disponíveis em inglês, e o serviço não tem aplicativos para celulares e tablets.

Acessar edX

Idiomas

Busuu

O serviço online tem cursos para 11 idiomas diferentes (mais o português), com uma comunidade de milhões de usuários, um serviço de certificação e aplicativos para Android e iOS.

Busuu

Baixar Busuu para Android

Baixar Busuu para iPhone

Duolingo

Quem não gostou ou se acostumou ao formato formal dos cursos de língua tradicionais precisa testar o Duolingo. O app transforma o aprendizado em uma espécie de desafio ou game, com objetivos, acompanhamento de metas e ranking de usuários.

Acompanhe seu progresso e compare com outros alunos

O Duolingo possui um programa de certificação para inglês, que apesar de não ser aceito no mercado, pode avaliar o seu preparo para encarar exames como o TOEFL, IELTS ou CPE.

Baixar Duolingo para Android

Baixar Duolingo para iPhone

Conhecimento nunca é demais

Seja para se reciclar ou para aprender novas habilidades, a internet oferece cada vez mais oportunidades para quem pretende estudar, mas não quer (ou não pode) frequentar uma sala de aula com horários inflexíveis. A maior dificuldade no final das contas é escolher por onde começar. Opções não faltam.

Testou algum curso online e gostou? Compartilhe a dica com a gente!

[Crédito da imagem: Shawna Pierson]

Leia também

Carregando comentários