5 passos para aprender inglês de graça pela internet

Havia uma pedra no meio do caminho e essa pedra se chamava inglês. Um idioma que vem impedindo muita gente de conseguir bons empregos ou promoções no trabalho.

Há algum tempo, escrevemos um artigo sobre como aprender inglês online. Mas, será que é suficiente?

Pensando nos recursos ao nosso alcance para aprender uma nova língua – o celular, o computador, a conexão à internet – aqui ficam 5 passos para aprender inglês grátis sem sair de casa. Veja:

Mande ver nos estudos da língua mais falada no mundo, assuma as rédeas do seu futuro e ajude a mudar as estatísticas do Brasil, país onde só 5% da população fala inglês de verdade, de acordo com um estudo do British Council.

1. Escolha um curso

Como o inglês é a língua mais usada na hora de se comunicar com pessoas de todo o mundo, segundo a enciclopédia Ethnologue, o que não falta é material de aprendizagem grátis na internet. A gente fica até perdido no meio de tanta oferta. Abaixo vão duas recomendações:

BBC Learning English

Curso grátis bastante completo oferecido pela BBC (British Broadcasting Corporation), serviço de comunicação público do governo britânico. Contém atividades, material multimídia e usa o noticiário para ensinar gramática e vocabulário.

Livemocha

Comunidade online com o propósito de ser a maior rede social focada na aprendizagem de idiomas da internet. Mistura métodos tradicionais de ensino com a prática online e a interação com nativos. Tem mais de 14 milhões de membros.

2. Faça um planejamento pessoal

Na hora de aprender inglês por conta própria, é mais importante dividir as tarefas em pequenas doses, diárias ou semanais, do que estudar por horas a fio.

A dica é de Ricardo Oliveira, tetracampeão das Olimpíadas Brasileiras de Matemática, e válida para todas as pessoas que estudam sozinhas, seja um idioma ou qualquer outro assunto.

Aplicativos como o Google Agenda ou o Taskos também ajudam a criar e manter uma rotina de estudos. Use a tecnologia a seu favor!

3. Invista em conteúdo multimídia

Quem se lembra da época em que, para aprender um idioma, era preciso matricular-se numa escola e focar a energia no estudo dos livros do curso?

Esse panorama mudou. Ainda bem! Está mais fresco, mais descontraído. E há tantos materiais disponíveis nos mais diferentes formatos que fica até difícil escolher. Por isso, as dicas abaixo podem ajudar:

Podcasts

Existem alguns sites como o ESLPod, o Listen to English e o ESL-Lab, que reúnem poscasts sobre pronúncia e o uso do inglês no dia a dia. O ESL-Lab também oferece exercícios para cada podcast, para você comprovar se o que você escutou é realmente correto.

YouTube com legendas

Quando for ver algo no YouTube, ative as legendas em inglês mesmo, para acompanhar o que ouve, com o texto na tela. Se estiver começando e preferir ver as legendas em português, confira o passo a passo a seguir (há vídeos que não contam com o recurso):

4. Teste seus conhecimentos

Além de fazer exercícios nos sites acima, você também pode participar de comunidades online mais colaborativas como a Busuu.com. Nela, os exercícios interativos de vocabulário, leitura e escrita que você faz são corrigidos pelo resto da comunidade, o que garante o contato com um inglês mais real que o aprendido em escolas.

5. Faça uso do que aprendeu

Já que você está fazendo um curso de inglês, que tal aplicar os conhecimentos adquiridos em cursos livres online? Atualmente, há instituições como o TED, a Khan Academy, o MIT e até a Universidade de Harvard, que oferecem aulas e conferências para acompanhar online, sem limitações.

Quando puder, conte para a gente se conseguiu melhorar seu inglês com estas dicas!

Carregando comentários