Windows 8.1 Update 1: atualização da Microsoft está pronta

Windows 8.1 Update 1

Prometida pela Microsoft para a primavera norte-americana (que começou em março), a atualização Windows 8.1 Update 1 vai pouco a pouco mostrando sua cara. Há quem afirme já ter em mãos a versão RTM da novidade (“Release to Manufacturing”, em inglês, ou a versão de lançamento para fabricação). Isso significa que marcas de PCs e tablets estão em processo de implementação do novo sistema em seus produtos.

Até mesmo equipes da própria Microsoft chegaram a publicar acidentalmente na internet uma suposta versão final do Windows 8.1 Update 1. Um forte sinal de que tudo está pronto e a estreia do Windows Feature Pack ou Spring Update (ainda não se sabe o nome definitivo), bem próxima.

Parece também que a data oficial de lançamento do Windows 8.1 Update 1 também vazou. Em todo caso, os usuários do Windows 8 poderão fazer o download no dia 8 de abril, quando ocorre a tradicional liberação de atualizações pela empresa, conhecida como Patch Tuesday, data em que o veterano Windows XP também dará adeus definitivamente.

Se você já leu nosso artigo com um panorama sobre o Windows 8.1 Update 1, que promete simplificar o sistema operacional, agora é possível conhecer os detalhes da atualização Update 1.

Tela de início tradicional em PCs sem telas touch

O tão falado rumor sobre o Windows 8.1 sendo iniciado com uma tela de abertura tradicional, quando se usa um PC que não tem monitor tátil, parece ser realidade. Paul Thurott, um dos blogueiros mais famosos do universo Windows, afirma que isso já é um fato depois de ver as últimas versões em desenvolvimento do Windows 8.1 Update 1.

A tela de início com ícones dinâmicos (tiles) passará a um segundo plano nos computadores sem tela tátil

A tela de início com ícones dinâmicos (tiles) ficará em segundo plano em computadores sem tela tátil

Dois novos menus contextuais nos aplicativos Modern

O Windows 8.1 Update 1 também traz novidades no que se refere aos aplicativos da interface Modern. A fim de responder ao descontentamento dos usuários de teclado e mouse, o time de desenvolvedores incluiu dois novos menus contextuais nos aplicativos Metro.

O primeiro, na parte superior e já presente nas primeiras versões do sistema, permite fechar o aplicativo usado, minimizá-lo ou dividir a tela em duas ou mais partes. No canto superior direito, exibe o tradicional “X” para fechar programas no Windows.

Novo menu de aplicativos Metro

É possível fechar os apps “modernos” a partir do menu superior

A segunda grande mudança está ligada à barra de tarefas do Windows. Na última versão RTM do Windows 8.1 Update 1, ela estaria na parte inferior da tela dos aplicativos Modern UI. Para que apareça, basta passar o cursor do mouse sobre o menu.

Barra de tarefas e aplicativos da interface Modern UI, do Windows

A barra de tarefas será visível na interface de aplicativos Metro

Será possível adicionar aplicativos Metro à barra de tarefas

Segundo Joe Belfiore, vice-presidente da área Windows Phone, os desenvolvedores da Microsoft estão melhorando a interface do sistema tanto para usuários de telas táteis como para os que recorrem à boa e velha dupla teclado e mouse.

Poder colocar os aplicativos Metro na barra de tarefas responde a inúmeras críticas de muitos usuários. Será mais fácil passar do desktop à lista de aplicativos.

Adicionar aplicativos Metro/Modern à barra de tarefas

Vai ser possível fixar aplicativos na barra de tarefas

Este ajuste poderá ser ativado ou desativado para que os aplicativos sejam ou não mostrados na barra de tarefas.

Exibir aplicativos "modernos" na barra de tarefas pode ser ativado ou desativado

Existe a opção de exibir ou ocultar os aplicativos da barra de tarefas

Uma nova barra de opções na tela de início

Como pudemos observar em versões anteriores, o Update 1 incluiria um novo menu na tela de início.

E ele oferece três opções: acesso rápido às configurações da conta de usuário, atalho para a pesquisa avançada do Windows 8.1 e a opção de hibernar, suspender ou pausar o PC

Novo menu Desligar no canto superior direito do Windows

Novo menu facilita ações como desligar ou reiniciar o PC

Consultar o espaço em disco a partir das Configurações

Outra pequena mudança será a possibilidade de consultar a quantidade de espaço livre em disco a partir das Configurações da interface Modern UI.

Espaço disponível no disco na tela de Configurações

Espaço disponível em disco, nova opção em Configurações (fonte: WinSuperSite.com)

Um sistema operacional para qualquer dispositivo

Na conferência da Microsoft realizada durante o Mobile World Congress 2014, o site AnandTech revelou uma imagem que mostrava os requisitos técnicos do novo sistema. Com 1 GB de RAM e 16 GB de espaço em disco, já seria possível rodar o Windows 8.1 Update 1. Ao lado dos novos rumores sobre a queda de preços das licenças do Windows, podemos imaginar valores mais acessíveis também para os tablets equipados com o Windows 8.1 Update 1 (menos de 250 dólares para modelos mais modestos).

Resta uma pergunta… o nome definitivo da atualização

Windows Feature Pack? Windows 8.1 Spring Update? Windows 8.2? Windows 8.1.1? Windows 8.1 Spring Release? O nome da atualização atualmente conhecida como Windows 8.1 Update 1 ainda pode mudar antes do lançamento oficial.

Com exceção das alterações de última hora, esta atualização não promete muitas novidades: o material vazado até agora não causa inquietações no pessoal de Redmond. E até parece que esses “vazamentos” foram pensados de antemão.

Mas ainda não é possível dizer nada sobre o Windows 9, um segredo bem guardado e sobre o qual ninguém se pronunciou a respeito.

E você, pretende instalar a atualização quando estiver disponível?

[Artigo original em francês]

Leia também…

Carregando comentários