Broforce: toda a ação exagerada dos anos 80 no seu PC

Se você chegou a ver um dos vídeos promocionais do jogo Broforce criados pela Free Live, pode dizer imediatamente qual é a temática em que a desenvolvedora está investindo. Tudo gira ao redor dos filmes de ação exagerada da década de 1980 e da ridícula falta de realismo. Isso significa munição ilimitada, uma incrível capacidade de sobreviver a situações extremas e, em geral, conquistar qualquer coisa recorrendo à força bruta.

Como versão de Acesso Antecipado no Steam, é importante notar que não se trata do jogo completo. Ainda há erros e falhas ocasionais, mas a experiência como um todo está bastante fluida e vai melhorar com a continuação de seu desenvolvimento.

O game já conta com uma longa e decente campanha que oferece suporte para os modos multiplayer online e local No entanto, a Free Lives já disse que os modos online ainda estão em fase alfa de desenvolvimento e não têm uma boa estabilidade. Ao jogar Broforce no modo cooperativo local, é fácil notar o grande potencial do jogo.

Broforce tem um grande potencial para partidas cooperativas

O exército Bro

A campanha é simples e direta. Você corre por diferentes cenários de cada fase, como florestas e cidades, matando todo inimigo que aparecer. No final, mata o chefe terrorista – essa é a lógica de funcionamento do Broforce.

O que torna Broforce original é que, em vez de se focar na coleta de diferentes armas, apresenta uma missão mais importante: o resgate de outros membros do Broforce. Inspirado em personagens de filmes populares e programas de televisão, Broforce aplica o “Bro” em cada um de seus nomes, mesmo que seja muito fácil identificar a fonte do material que os originou.

O jogo se alimenta principalmente do visual dos filmes e de séries de televisão dos anos 80, mas a Free Lives também incluiu no título personagens mais recentes como The Boondock Bros (Santos Justiceiros), Mr. Anderbro (Matrix) e Brochete (Machete).

Bro Dredd, The Boondock Bros e Ash Brolliams, personagens do Broforce

Cada Bro tem um estilo diferente. Rambro (Rambo), por exemplo, usa uma metralhadora, e seu ataque especial é uma granada de longo alcance. Quando você desbloqueia o Brominator (Terminator), começa a correr com uma arma de pequeno porte

Ao ativar seu ataque especial,  transforma-se no exoesqueleto T800. Desde abril de 2014, há 19 Bros para desbloquear. A variedade de estilos de ataque evita que a jogabilidade seja repetitivo. E ir conhecendo a forma como cada personagem atua é realmente divertido porque estão feitos para funcionar bem em qualquer fase do game.

Cada vez que você resgata um Bro, você muda para este novo Bro. Isso também aumenta suas vidas no modo individual. No co-op, por outro lado, é preciso equilíbrio ao decidir quem vai fazer o resgate primeiro.

O game está feito para ser jogado com um amigo, e é fácil ver como abre espaço para dar suporte a vários jogadores de uma vez em lutas contra chefes gigantes. Também há o multiplayer online para quatro jogadores, mas até ganhar mais estabilidade, provavelmente não seja a melhor opção a ser usada.

Broforce é igualmente divertido em partidas solos ou acompanhado de um amigo

Correr, disparar e matar

A jogabilidade do Broforce é tão insana que, às vezes, você precisa se sentar e esperar toda a destruição terminar. Ao mesmo tempo em que você tem toneladas de Bros para usar, o jogo conta com detalhes de games antigos como o Contra, no qual você morre com apenas um ataque.

Isso significa que, mesmo que seu personagem seja ridiculamente poderoso, um disparo, granada ou mesmo o ambiente podem matá-lo. Como há pontos de controle, você não precisa recomeçar a fase nestas situações. Porém, nos níveis mais avançados da versão de Acesso Antecipado, será preciso saltar e disparar em todas as direções.

Por ter 19 personagens e cada um deles funcionar de uma forma diferente, é natural que você jogue Broforce diversas vezes. E como a multiplicação dos personagens parece ser aleatória, a primeira vez que você joga o título, não terá diversos Bros para usar.

Quando desbloquear todos eles, no entanto, resgatar os Bros é garantia de metade da diversão. Cada Bro possui ataques especiais próprios que fazem referência às suas fontes de inpiração. Um bom exemplo é o Brobocop (Robocop), com o qual é possível travar a mira nos inimigos.

Cada protagonista tem um ataque que faz referência ao personagem original

A versão de acesso antecipado do Broforce traz um par de combates contra chefes, e eles de fato adicionam variedade ao game, mesmo não sendo tão difíceis. Por sorte, conforme saírem as atualizações, haverá novas e maiores brigas contra chefes. No momento, elas não são mais desafiadoras que alguns fortes inimigos regulares. Seria bacana ver um chefe ocupar toda a tela disponível.

A forma como Broforce se desenrola atualmente poderia tê-lo levado à redundância, mas a Free Lives está atualizando o game de forma consistente com correções e novos conteúdos.

Muitas opções de jogabilidade

Broforce vem com diversas funções. Junto com a campanha e o modo co-op, há um modo de combate mortal e outros distintos nas diversas etapas alpha e beta. O editor de fases permite criar um mapa personalizado para ser compartilhado online.

Menu inicial do Broforce

As atualizações futuras são bastante promissoras, com mais Bros, missões inéditas, explosões espetaculares e maior precisão.

Broforce tem os ingredientes certos

Mesmo na versão de acesso antecipado, Broforce demonstra que tem os elementos certos para um jogo de sucesso. A jogabilidade é sólida, todos os Bros têm estilos de combate próprios, é divertido e bastante jogável. Certamente, com o lançamento de atualizações por parte da Free Lives, Broforce ficará muito melhor.

Ellen Ripbro, personagem do Broforce

Jogos em fase de acesso antecipado são um risco. A quantidade de conteúdo real de jogo pode ser pequena, mas é incrível a capacidade de repetição não enjoativa do Broforce. A Free Lives está recebendo feedback dos jogadores e parece que o título pode receber muitos outros níveis inspirados nos filmes que dão origem aos Bros. Se este banner contém alguma dica, Broforce pode ser o ponto de partida para a loucura absoluta.

Banner do Broforce

Broforce está disponível no Steam para PCMac.

[Artigo original em inglês]

Leia também

Carregando comentários