Câmeras GoPro Hero: três softwares de edição gratuitos para turbinar seus vídeos

Editar vídeo grátis GoPro

O software GoPro Studio – antigamente chamado de CineForm Studio – equipa todos os modelos GoPro, as câmeras em miniatura que revolucionaram um mercado reservado aos apaixonados pelo assunto.

Especialmente conhecido por trabalhar os arquivos MP4 guardados no cartão SD das câmeras, o GoPro Studio também tem suas limitações. Para entender melhor os prós e contras deste software de edição, o Softonic oferece aqui três cenários com situações diferentes (filme com muitos minutos, clipes de poucos segundos ou um time-lapse), e, para cada caso, o software grátis mais adequado.

1. Escolha o VideoPad para montagens semiprofissionais de maior duração

Se você quiser criar um filme de vários minutos, misturando muitas fontes de vídeo – arquivos MP4 da sua GoPro, e usando também talvez, outros arquivos AVI, WMV, etc. – e diferentes fontes de áudio, o software mais adequado sem dúvida é o VideoPad Video Editor.

Na tela principal, o versátil software apresenta uma timeline adaptada a edições com múltiplas faixas, em que é possível colocar arquivos de vídeo em formatos WMV, MOV, AVI, 3GP, MP4 e outros. O VideoPad Video Editor também permite incluir imagens, fotografias e um grande número de arquivos de áudio.

VideoPad Video EditorO VideoPad Video Editor aceita sem problemas a maioria dos arquivos multimídia

Por sua vez, saiba que o GoPro Studio aceita um número limitado de formatos de vídeo. Note também que a adição de imagens requer uma boa dose de paciência.

Não há nenhum problema em combinar diferentes fontes no VideoPad Video Editor. Adicionar efeitos e transições, no entanto, é mais complicado. Não se preocupe: se você só deseja inserir um efeito de fundo cruzado, isso não é um problema. As preocupações podem surgir quando você tenta mover ou alterar as transições já feitas.

Efeitos do VideoPad Video EditorA lista de efeitos é bastante satisfatória, mas mudar uma transição já aplicada é bastante arriscado

Finalmente, as opções de exportação são bastante simples e seu uso não é nenhum bicho de sete cabeças. Além dos perfis pré-definidos tradicionais (1080p, 720p, PS3, YouTube, etc.), há também o recurso “Personalizar”, o que o torna muito mais abrangente do que o GoPro Studio. Você pode exportar seu filme em quase todos os formatos de vídeo existentes.

Para coroá-lo, o VideoPad Video Editor oferece exportação direta dos vídeos para o YouTube.

VideoPad Video Editor exporta direto para o YouTubeMuito mais completo do que as opções de exportação do GoPro Studio

Prós:

  • Compatível com um grande número de formatos de áudio e vídeo
  • Opções de exportação completas

Contras:

  • Uma vez feitas, as transições são difíceis de modificar
  • Pós-produção limitada

2. Uma edição rápida? Use o Movie Maker

Geralmente relegado a uma posição inferior, o Movie Maker, anteriormente chamado de Windows Live Movie Maker, pode quebrar uma belo galho se você precisa criar um clipe de alguns segundos sem frescura.

Interface do Microsoft Movie MakerA interface principal do Movie Maker

Para criar um vídeo em minutos, basta adicionar os arquivos MP4 armazenados no cartão SD da sua GoPro, escolher um tema pré-definido, selecionar a música que servirá como trilha – note que esta última se ajusta automaticamente à duração do vídeo – e em seguida, exportá-lo. Se preferir, você pode fazer uma cópia no seu disco rígido, ou ainda, publicar diretamente no YouTube, Facebook e outros.

Formatos exportados pelo Movie MakerAs possibilidades de exportação estão lá, ainda mais amplas do que as oferecidos pelo GoPro Studio

Prós:

  • Início rápido
  • Temas pré-definidos, simples de usar

Contras:

  • Ferramentas de edição limitadas
  • Apenas uma faixa de áudio complementar
  • Interface principal precisa ser revista

3. Para os time-lapses, não há porque substituir (ainda) o GoPro Studio

As câmeras GoPro também contribuíram para popularizar os time-lapses. O termo em inglês refere-se aos vídeos ultrarrápidos, feitos a partir de uma série de imagens. Todas as GoPro têm uma função para automatizar fotos a cada 0.5, 1, 2, 5, 10, 30 e 60 segundos. Se a GoPro não se mover, todas essas imagens podem dar origem a um time-lapse de sucesso.

No Windows, o software ideal para ajudar nas etapas de edição de um time-lapse é, sem dúvida, o programa fornecido com a câmera, o GoPro Studio. Nós não encontramos nenhum equivalente em termos de eficiência e velocidade para esses casos.

GoPro Studio time lapseO GoPro Studio detecta automaticamente as imagens de uma mesma sequência

Para criar o curta-metragem, basta seguir os 3 passos habituais:

  • Primeiro, você deve importar para o software todas as imagens que deseja usar. O GoPro Studio detectará automaticamente caso se trate de uma série de imagens ou não. Em seguida, clique no botão Add clip to conversion list e, em seguida, clique em Convert all.
  • O segundo passo é editar o clipe usando as opções propostas. É aqui que você vai poder mudar o contraste das imagens, adicionar movimentos de câmera com o zoom, etc.

GoPro Studio edita time lapseNa parte de pós-produção, o GoPro Studio parece um software profissional

  • Finalmente, numa terceira etapa, você pode exportar o time-lapse no formato desejado.

Janela de exportação do GoPro StudioAs opções de exportação do GoPro Studio são relativamente limitadas

Prós:

  • Processo de importação de imagem extremamente eficiente
  • Efeitos de pós-produção diversos e variados

Contras:

  • Conversão de mídia necessária antes da edição
  • Não é possível publicar vídeos diretamente no YouTube

Nossa opinião

Os softwares de edição mais tradicionais se adaptam muito bem aos arquivos MP4 produzidos pelas câmeras GoPro. Apesar dos vídeos em formato adequado, o software de edição GoPro Studio distribuído com a câmera nem sempre é a melhor escolha.

Qual software de edição você acha melhor para usar com a GoPro?

[Artigo original em francês | crédito da foto: Chris Zielecki]

Carregando comentários