Cinco tradutores simultâneos indispensáveis ​​para viajantes

Apps indispensáveis para traduções em viagens

Você fala, seu smartphone traduz. Aqui estão os melhores aplicativos de tradução da próxima geração para os viajantes.

Viajar é mais fácil agora do que há 15 anos. Se deslocar custa muito menos, há menos obstáculos, e a explosão da internet nos tornou ainda mais curiosos e mais tranquilos, pois agora podemos ter uma ideia do que nos espera, mesmo em países distantes.

Além disso, nós temos um aliado secreto que não existia antes: o smartphone, que hoje é oficialmente uma importante ferramenta de viagem. Além de dar a confiança para se comunicar em caso de emergências, oferece uma série de funções valiosas. Acima de tudo, o GPS (que pode ser usado para muitas finalidades, mais das que você pode imaginar), internet e… os apps!

E entre eles, para fazer a diferença entre uma viagem fácil e uma difícil, estão aqueles que ajudam a quebrar as barreiras do idioma e que permitem comunicar com as pessoas.

Hoje a tecnologia tem feito um progresso impressionante nesta área. Basta apontar a câmera do telefone em uma placa para traduzi-la, ou pronunciar uma frase, porque o smartphone a repete em voz alta em outro idioma.

Aqui está uma pequena coleção de tradutores da nova geração que irá poupar tempo de todos os viajantes.

Word Lens

Word LensÉ um tradutor instantâneo de textos escritos. Você está em Berlim e quer saber o que está escrito naquele aviso que parece tão importante? Ou quer entender exatamente o que está escrito no menu do restaurante de Moscou onde você está jantando?

Word Lens screenshot

Basta apontar a câmera do seu smartphone no texto a ser traduzido. O Word Lens está equipado com a tecnologia OCR, que reconhece os caracteres e instantaneamente dá a tradução. Se o sinal ou o texto que você deseja traduzir está escrito com caracteres que o aplicativo não reconhece, também pode inserir o texto manualmente.

O melhor de tudo é que não precisa estar conectado à internet, então você pode usá-lo onde quiser e sem custos. Os idiomas suportados por enquanto são: inglês, russo, português, alemão, italiano, francês e espanhol.

Um aplicativo que parece quase mágico. O único inconveniente: é bastante sensível ao movimento, então você precisa de uma mão firme para evitar que o Word Lens verifique duas vezes a escrita que você está captando. O ideal para evitar o problema seria traduzir até mesmo fotos e imagens, mas no momento não é um recurso disponível.

Baixar Word Lens para iPhone

Baixar Word Lens para Android

Google Tradutor

Google Translate iconÉ claro que não poderia faltar o Google. A beleza do Tradutor (ou Translator) é que suporta mais de 60 idiomas e é possível introduzir a frase a ser traduzida até com a escrita manual. Isso significa que você pode, em vez do teclado, usar os dedos como se fossem um lápis na tela de toque e o aplicativo irá reconhecer as palavras que você escrever.

É claro que você também pode pronunciar as frases no microfone do smartphone e ouvir a tradução pronunciada pela voz digital do assistente de Google, que é de boa qualidade.

Google Translate screenshot

O modo conversação está em desenvolvimento: ele permitirá ter em tempo real traduções automáticas entre dois interlocutores, um pouco como vimos com o Skype há algum tempo. Por enquanto ele só suporta inglês e espanhol e é um pouco impreciso.

Outra vantagem é a capacidade de extrair o texto a partir de fotos para traduzi-lo. A qualidade das traduções é muito variável e depende muito de quais idiomas estão envolvidos. Não funciona off-line.

Baixar Google Translate para iPhone

Baixar Google Translate para Android

Jibbigo Translator

Jibbigo iconO Jibbigo é um tradutor vocal. O que isso significa? Você pronuncia uma frase em seu próprio idioma e ele traduz, seja por escrito, ou “lendo em voz alta.”

Suporta, no momento da publicação deste artigo, 22 idiomas. Além dos clássicos que você pode esperar de um aplicativo como este (incluindo o português), você tem até mesmo o árabe, chinês, grego, coreano e esperanto.

Jibbigo screenshot

O Jibbigo funciona tanto online como offline. Para ir para este segundo modo, você tem que pressionar e segurar o botão Start Translator até aparecer as opções, e depois selecione Settings > Start Translators in Offline Mode.

Além de pronunciar as frases que você deseja traduzir, também pode escrevê-las.

Baixar Jibbigo Translator para iPhone

Baixar Jibbigo Translator para Android

Pixter Scanner OCR

Pixter Scanner iconPara extrair e traduzir o texto a partir de fotos é provavelmente o melhor aplicativo do iTunes Store. Você também pode digitalizar as fotos da sua galeria.

O Pixter Scanner OCR também reconhece o texto escrito à mão, mas a qualidade do desempenho, neste caso, é muito variável. Reconhece 32 idiomas e traduz em 60.

A qualidade do reconhecimento de texto é boa, mas não tem a opção de leitura das traduções.

Pixter screenshot

Baixar Pixter Scanner OCR para iPhone

Talk Translate

Talk Translate iconOutro intérprete de bolso que cumpre seu dever. Você pode escrever, copiar, ou dizer em voz alta as frases que deseja traduzir e o Talk Translate traduz e fala para você.

Ele suporta 28 idiomas e tem uma vocação forte para os orientais (também há uma versão específica que suporta apenas inglês, coreano, chinês e japonês).

Se você estiver conectado à internet, também pode usar a opção de tradução em tempo real. A interface parece um pouco ingênua, mas não se deixe enganar pelas aparências: este é um aplicativo bem feito.

Se você está planejando uma viagem para o Extremo Oriente (mas não apenas isso), leve o Talk Translate com você.

talk-translate screenshot

Baixar Talk Translate para Android

Se é chamado de smartphone é por alguma razão

Ter um intérprete ao seu lado quando você viaja é um verdadeiro luxo. E é nesses momentos que até mesmo os críticos mais ferozes dos telefones inteligentes realmente compreendem a utilidade desses dispositivos.

O mesmo objeto pode fotografar as pessoas com as quais você se comunica, encontrar o caminho de volta para o seu hotel, mesmo nas metrópoles mais populosas e desconhecidas e encontrar um táxi com o melhor preço em uma cidade que você nunca viu antes… impossível não apreciar tudo isso.

Além dos tradutores automáticos para viajar tranquilamente é sempre melhor pelo menos falar inglês. Se você não tem muita prática, existem ótimas ferramentas para aprender o idioma universal nas redes sociais.

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários