Clash of Clans: conselhos e truques

Clash of Clans: Dicas e Truques

Clash of Clans é um jogo extremamente popular para iOS e Android que combina características do FarmVille e do Travian. Você tem sua própria aldeia e deve ampliá-la enquanto treina um exército cada vez mais poderoso e melhora as defesas da sua base.

Clash of Clans é altamente viciante. E uma das razões para isso é que não é preciso estar atento ao celular ou tablet a todo momento. Clash of Clans também conta com muitas táticas e estratégias. Aqui, oferecemos alguns conselhos básicos que serão bastante úteis tanto para novatos como para jogadores mais experientes. Você tem suas próprias estratégias? Compartilhe sua técnica com a gente em um comentário!

Defenda a prefeitura

Pode parecer um conselho muito básico, inclusive extremamente simples, mas muitos jogadores de Clash of Clans não o colocam em prática.

A prefeitura é o maior e mais importante prédio do jogo, graças ao qual você poderá construir outros edifícios e melhorar os já existentes. É preciso defendê-lo a qualquer custo, já que, se seu adversário consegue destruí-lo, ganhará a batalha e conseguirá uma estrela.

Mas você também pode vencê-lo da mesma forma. Se, durante um ataque, você detecta que a prefeitura do inimigo está nos arredores da aldeia, ou que não está bem defendida, então já tem o seu próximo alvo.

Reforce as defesas em torno da prefeitura

Prefeitura muito fácil de destruir (na parte superior da tela)

Prefeitura sem defesas

Você deveria defender sua prefeitura? Na verdade, depende. Se ela é construída fora dos limites de fortificação da base, você corre o risco de perder seus Troféus. Seus adversários se dirigirão imediatamente ao esse prédio. Isso porque esta é a forma mais simples e rápida de obter estrelas, ganhar a batalha e receber pontos pela vitória, ou seja, Troféus.

No entanto, se seu objetivo é recolher recursos, a questão da prefeitura é importante, porque quando seu adversário ataca esse prédio, um escudo é ativado para protegê-lo de ataques futuros. Se a base foi construída adequadamente, seus inimigos evitarão ataques frontais e se concentrarão na destruição da prefeitura. Portanto, defendê-la ou não depende de seu estilo de jogo.

Como esconder construções

Ao começar Clash of Clans, quando sua aldeia ainda não ocupa toda a superfície do mapa, uma ideia é utilizar esquinas para construções. Essa estratégia é particularmente útil para recolher ouro e elixir. Por quê? Geralmente, os atacantes concentram-se nos prédios mais importantes, já que o tempo se esgota e o mais importante é decidir quando e onde atacar, não investigar o mapa.

Ao colocar suas minas em lugares distantes, você diminui a possibilidade de que roubem seus minerais ou de perder edifícios. Isso é algo relevante pois as estrelas que seu adversário receber, no caso de ele ser derrotado, dependem da quantidade de edifícios destruídos.

Inclusive, acredito que os soldados inimigos não conseguiram destruir 100% da minha base porque não tiveram tempo suficiente para chegar até as bordas do mapa. Claro, você não deve esconder todas as minas de ouro. Se fosse assim, sua base seria suspeitosamente pequena.

Quando sua base alcançar um alto nível de desenvolvimento, com muitos prédios ocupando grande parte do mapa, então é melhor construir uma Cabana para os Construtores (Builder’s Hut) também em uma esquina. Como são muito pequenas, existe a chance de que seu adversário não as detecte ou não tenha suficiente tempo para destruí-las.

Não melhore todas as defesas ao mesmo tempo

Seus morteiros ou torres de arqueiros não podem atacar enquanto são melhoradas. Se você não tem o escudo ativado nem quer ficar completamente indefeso, melhore um prédio de cada vez.

Ataque os inimigos à distância

No Clash of Clans, pedras, arbustos e todo tipo de árvores limitam as possibilidades de expansão da sua base. Porém, não deveríamos eliminá-los totalmente do mapa – ao menos durante o começo do jogo. Na realidade, poderiam representar uma defesa extra para os seus domínios.

Seus inimigos desejam posicionar tropas perto de suas muralhas seja como for para minimizar o tempo dos ataques às suas defesas. Nesse contexto, uma interessante integração entre as pedras e as árvores permitirá reduzir os espaços nos quais os adversários podem posicionar soldados.

Elementos da natureza podem aumentar a sua proteção

Pelos mesmos motivos, você deve se assegurar de que não há nenhum mosaico disponível que permita ao inimigo aproximar-se das suas defesas. É necessário bloquear estes pontos fracos com edifícios, tais como Cabanas de Construtores ou Acampamentos de Soldados. Se não há outra opção, use parte de uma muralha para cobrir o lugar.

Tirando árvores, arbustos, pedras…

Na seção anterior, aconselhamos não eliminar todos os objetos de forma indiscriminada. Sobretudo no começo do jogo, quando podem chegar a ser muito úteis. Mas à medida que começamos a obter mais lucros, deveríamos considerar a estratégia contrária: livrar-se de todos os arbustos, árvores, troncos e pedras.

Por quê? Em algumas ocasiões, você poderá encontrar cristais verdes entre os objetos eliminados. Ao reunir uma certa quantidade deste item, você será capaz de construir uma terceira Cabana de Construtores, ou acelerar os processos das minas de ouro ou dos coletores de elixir.

E o que é melhor: as plantas voltam a crescer. Depois de um tempo, árvores, troncos e fungos dão as caras outra vez. Então, volte a eliminá-los para ter outra oportunidade de obter cristais.

Proteja o esqueleto com bomba

Esqueleto com bomba do Clash of ClansAo fazer um ataque, você deveria usar o esqueleto com bomba (seu nome oficial é Wall Breaker), muito útil para destruir as muralhas do inimigo. Mas logo você percebe que esta unidade é muito fácil de matar, especialmente pelas torres de arqueiros, devido aos poucos pontos de vida que possui.

Para evitar que a destruam, primeiro envie dois gigantes ao local do ataque e, dois segundos depois, o esqueleto. Dessa forma, os gigantes atraem os disparos das defesas para si e dão tempo aos esqueletos de deixar suas bombas.

Seu nível de sincronização nesta estratégia vai crescendo a cada ataque realizado no Clash of Clans.

Gestos multitáteis

Clash of Clans é compatível com gestos multitáteis. Isso quer dizer, por exemplo, que para enviar uma onda de ataque, basta deslizar seus dedos ao longo da base inimiga, ou pressionar a tela com quatro dedos ao mesmo tempo.

Encontre o clã adequado

Em certos momentos, é difícil esconder um clã logo de início. Experimente aqueles que o aceitem e observe como se desenvolvem. A partir de dentro, você poderá conhecer melhor o clima que se vive nele. Bons clãs e bons jogadores ajudam aos companheiros com unidades.

O fato de receber alguns duendes (goblins) ou absolutamente nenhum representa uma verdadeira indicação sobre se o clã em que você está é correto. As unidades de reforço no seu castelo serão muito úteis tanto para atacar como para se defender.

Não há mais truques?

Clash of Clans é um jogo bem equilibrado. Não existe nenhum truque que o levará sempre à vitória. Particularmente, existem inúmeras táticas e estratégias que podem mudar à medida que você passa de fase.

Deseja compartilhar suas próprias estratégias? É só deixar um comentário neste post!

Experimente o jogo e coloque estes conselhos à prova:

[Artigo original em polonês]

Carregando comentários