Como acompanhar a programação da televisão brasileira com apps

Globo oferece recursos de interatividade com o espectador

A tendência de consumir vídeo online é cada vez maior, tomando muito do tempo que a televisão ocupava em nossas vidas. Mesmo assim, ainda associamos alguns conteúdos à telinha, caso das novelas ou dos esportes. Com um tablet ou celular é possível aprimorar esta experiência e em alguns casos até substituir o aparelho, como nos exemplos de apps abaixo.

Os aplicativos voltados para a TV podem ser divididos em duas categorias, os que exibem os conteúdos transmitidos no celular ou tablet e os que complementam o uso tradicional na televisão. No Brasil é possível encontrar dos dois tipos, especialmente se você curte os canais da TV aberta.

GloboGlobo

Globo é o app de “segunda tela” da emissora, com ele você não só acompanha informações adicionais do programa ao vivo como também participa e interage com ele, atualmente durante as transmissões do futebol.

No Globo você encontra ainda a grade de programação da emissora, tudo organizado de uma forma simples, para não tirar a atenção da televisão.

Globo oferece recursos de interatividade com o espectador

Baixar Globo para Android

Baixar Globo para iPhone e iPad

Globo.tvGlobo.tv

Se o que você quer mesmo é ver os vídeos da emissora, o app a instalar é o globo.tv, com ele você pode (re)ver episódios de seriados, novelas e humorísticos, além de telejornais e até transmissões esportivas.

O app divide os programas exibidos em pequenos trechos, e reserva as transmissões completas para os assinantes do portal Globo.com.

Baixar Globo.tv para Android

Baixar Globo.tv para iPhone e iPad

Rede RecordRede Record

A segunda maior emissora do país também tem seu aplicativo com as gravações dos vídeos exibidos. Novelas, programas de auditório, telejornais e reality shows podem ser vistos, inclusive com os programas locais da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

O Rede Record também inclui a grade da emissora e permite personalizar o app com os seus programas favoritos, acessando-os rapidamente a partir de um menu.

Baixar Rede Record para Android

Baixar Rede Record para iPhone e iPad

BANDBAND

A TV Bandeirantes também tem o seu aplicativo para celulares e tablets. Assista aos vídeos dos programas, acompanhe a transmissão ao vivo da emissora e confira a grade de programação onde quer que você esteja.

Assim como o Globo, o BAND inclui recursos de interatividade com o programa ao vivo, dependendo do que passa na TV você pode conferir informações adicionais, ler frases dos participantes, ver fotos, votar em enquetes e até bater papo.

Baixar BAND para Android

Baixar BAND para iPhone e iPad

A Rede TV também tem um app para transmissão, mas durante nossos testes ele apresentou problemas de conexão. Já o SBT não possui um aplicativo oficial para a emissora.

Para se organizar

A outra categoria de apps é a que ajuda você a saber o que está passando e também quais são as próximas transmissões, independente do canal.

Guia TV BRGuia TV BR

Guia TV BR é um app para Android que lista a programação dos principais canais transmitidos no Brasil. Como se isso não bastasse, ele pode ser configurado de acordo com a sua operadora de TV por assinatura (o app inclui mais de 100…) para listar ainda o número dos canais.

Para não se perder no meio de tantos programas e canais, o Guia TV BR inclui uma ferramenta de busca e permite configurar alarmes para o horário das transmissões. Outra vantagem é que ele grava boa parte da programação no seu tablet ou celular, economizando o 3G/4G quando você está longe de uma rede Wi-Fi.

Guia TV BR lista a grade de centenas de operadoras do Brasil

Baixar Guia TV BR para Android

NETNET

NET é o app oficial da operadora de TV por assinatura para seus assinantes. Consulte a grade de programação da sua região, que pode ser detectada pelo GPS do aparelho, marque programas favoritos e crie alertas de horários.

Além disso, o aplicativo permite agendar gravações para quem tem o serviço contratado, acessar serviços de suporte técnico, 2ª via de fatura, fazer “check-in” na programação e consultar o mapa de cobertura do NET Wi-Fi e o acervo do serviço NOW.

Baixar NET para Android

Baixar NET para iPhone e iPad

SKY BrasilSKY Brasil

SKY Brasil é o aplicativo da operadora de TV por assinatura para consultar a programação dos canais e até controlar o receptor. Agende gravações e alertas dos seus programas e séries preferidos.

O SKY Brasil inclui ainda atalhos para exibir o status do plano, comprar filmes em pay-per-view e até ouvir músicas direto no seu celular ou tablet.

Baixar SKY para Android

Baixar SKY para iPhone e iPad

Vivo TVVivo TV

Vivo TV é um guia de programação em forma de app para a operadora de TV por assinatura. Escolha o serviço contratado – cabo, fibra ou satélite – e consulte os horários dos seus programas, navegando pelos canais ou usando a busca.

Apesar da boa navegação, o app apresentou alguns problemas de conexão durante o teste. Além disso, faltam recursos como alerta de início de programas, agendamento de gravações ou até mesmo o controle remoto do decodificador.

Baixar Vivo TV para Android

Baixar Vivo TV para iPhone e iPad

Oi RemoteOi Remote

Oi Remote é o app para controlar e consultar a programação da TV por assinatura da operadora. Conecte o aparelho à mesma rede wi-fi do decodificador e dispense o controle remoto original.

O app inclui ainda a grade de programação dos canais, mas não aproveita o recurso para criar alertas ou agendar gravações. Também não oferece a opção de acessar a área de suporte técnico da operadora.

Baixar Oi Remote para Android

Baixar Oi Remote para iPhone e iPad

Entre as outras grandes operadoras, a Claro TV não oferece um aplicativo para as principais plataformas, já a GVT criou um aplicativo, mas ele está desatualizado desde 2011.

Como você viu, opções não faltam para quem não consegue desgrudar da telinha. Além das sugestões acima, muitos programas e canais por assinatura possuem seus próprios apps, e listá-los todos daria um texto gigantesco.

E você? Como faz para aprimorar sua experiência na TV? Compartilhe sua dica de app nos comentários.

[Crédito da foto: machintoy]

Carregando comentários