Dá para aprender inglês com o computador? Of course!

A notícia já é velha, mas não custa nada lembrar: atualmente, saber inglês é quase tão importante como saber português. E ponto final. Simples: no mundo de hoje, com internet e empresas cada vez mais globais, saber idiomas deixou de ser uma opção e virou obrigação.

Entretanto, não é todo mundo que tem grana para bancar os cursos – alguns deles, muito caros – ou viajar para o exterior e aprender inglês in situ. Se esse for o seu caso, não se preocupe: por sorte, existe a Internet e você pode usar o seu PC para aprender inglês online ou por meio de aplicativos.

Preparamos este artigo com algumas dicas legais para quem quer começar a estudar o idioma bretão. Confira:

Teste o seu Nível

Não sabe nada de inglês, nem dizer água? Pule este passo…

Antes de começar, é bom saber em que pé vai a coisa, ou seja: qual é o seu nível de inglês, falado e escrito. Existem dezenas de testes disponíveis na rede. Como sempre, alguns melhores que os outros. Quase todos, ao final do teste, solicitam o seu e-mail para enviar os resultados posteriormente (acompanhados, claro, de uma publicidade pertinente).

Dos que observamos e testamos, o Teste Meu Inglês é um dos mais legais. Você responde perguntas num determinado espaço de tempo – claro e o resultado sai na hora.

Dicionários de inglês online

Evidentemente que você vai precisar de um dicionário e o WordReference é, sem dúvida, um dos melhores dicionários online disponíveis. Tem vários idiomas e traduz do português para o inglês e vice-versa.

Quer um aplicativo para instalar um dicionário de inglês no PC? Tudo bem, o Babylon é uma mão na roda e dá aquela força para traduzir palavras cujo significado não sabemos.

Cursos de inglês online

Aqui a porca torce o rabo… Simples: quase todos os cursos de inglês pela Internet são pagos e, quando são grátis, costumam ser muito básicos. De qualquer maneira, como sempre tem gente que ainda não sabe muita coisa, é muito útil começar do zero.

Um curso que não está nada mal, com aulas em áudio e vídeo inclusive, é de uma página chamada InglesCurso – eu também achei o nome meio óbvio – mas o curso básico está estruturado por capítulos e é, sem dúvida, uma boa opção para começar a estudar inglês.

Agora, quando o curso básico acabar e você tiver que dar um salto de qualidade maior, vai precisar abrir a carteira… Aí, existem várias opções disponíveis na rede e cabe a você escolher a que melhor se encaixa no seu nível, tempo e, claro, bolso.

Incrivelmente, as grandes escolas de inglês ainda não têm cursos online. Em nossa pesquisa, encontramos o Englishtown, que oferece um curso online de inglês com 14 dias de teste grátis.

Pronúncia do inglês

Se você não tiver com quem conversar, a saída é usar a web para practicar a pronúncia e afinar a garganta. Para isso, o Forvo é uma ótima opção. Basta digitar a palavra que quer ouvir e clicar no botão “play”.

Jogos para praticar inglês

No Softonic você encontra o Selingua: sete jogos diferentes para você aprender e praticar idiomas de maneira divertida. Além disso, há também todos os jogos disponíveis no Softonic – uma quantidade enorme deles é em inglês e, ainda que devagar, dá para aprender algo.

Outras recomendações interessantes são o LiveMocha, que é uma comunidade de aprendizagem de idiomas com gente nativa, ao redor do mundo e, evidentemente, a página de idiomas da BBC Languages, que é um espetáculo e tem muito material.

E então? Are you ready? Experimente cada um destes serviços e compartilhe suas experiências nos comentários!

Carregando comentários