Como aproveitar promoções online e comprar sem medo

Interface do PayPal para Android

Comprar é uma sensação psicologicamente divertida, mas, ao mesmo tempo, é cansativa e pode fazer com que você gaste a mais que o planejado. Felizmente, nós temos aplicativos que ajudam você a não desperdiçar seus preciosos recursos compulsivamente.

É o melhor jeito de aproveitar o mundão de compras na internet e tantos descontos que caem em nosso colo, como acontece no Black Friday – que alguns maldosos chamam de Black Fraude – Walmart, Submarino, Americanas… e assim vai.

Pesquise e compare antes de comprar

Quando a inflação atingiu níveis desproporcionais no mercado brasileiro, muita gente esperava o melhor momento para comprar e… pesquisava bastante. O nível de inflação doeu em muitos trabalhadores, mas entendemos a lição de pesquisar, comparar e comprar.

Mesmo que não tenhamos receio da inflação voltar como naqueles anos, é vital pesquisar a melhor oferta. Ainda mais com a quantidade de comparadores de preços disponíveis, como Buscapé, Google Shopping, UOL Shopping, Bondfaro, entre outros.

Interface do site Bond FaroInteface do Bonddaro e os preços dos produtos. Vale tudo isso mesmo?

Hoje, não há segredos de como usar qualquer serviço acima. Você só precisa digitar o nome do produto ou achar a categoria dele e esperar pela comparação de preços. Uma promoção imperdível vai aparecer mais cedo ou mais tarde. Fique atento à variação.

Dica: procure informações de produtos em descontos apenas em sites confiáveis.

Criando uma lista de desejos

Você saiu de casa disposto a comprar uma camiseta simples e sem estampa. No entanto, resolveu mudar de ideia ao encontrar meias e shorts em promoção. Por que não comprar tudo de uma vez, certo? Errado. Trabalhe com listas de desejos.

As listas são fundamentais para você separar o banal do necessário. Imagine que uma compra impulsiva fez você perder 30% do seu dinheiro. Não é melhor economizar uns trocados e gastar em outro momento, principalmente em épocas de promoção?

Lojas virtuais populares como a Amazon, Submarino, Americanas e outras oferecem uma área dedicada à criação de listas de objetos desejáveis. Aproveite-as para colocar coisas que chamaram a sua atenção, mas que não tem necessidade de comprar agora.

Outra solução é usar programas específicos de listas. Nós recomendamos o Evernote. O principal motivo é a sincronização entre sistemas diferentes. O Evernote está disponível para Windows, iOS, Android, Blackberry e Windows Phone, e Online.

Para usá-lo, você só precisa instalar a extensão Evernote Web Clipper. Depois da instalação, um pequeno ícone do elefante aparecerá entre os botões do navegador. Clique nele, escolha uma lista e pronto. O mesmo pode ser feito no Evernote para celular.

Controle seus gastos com inteligência

Perder o controle das compras na internet é relativamente simples. Você só precisa de um simples clique no grande e destacado botão de comprar das lojas virtuais. Elas vivem disso e você pode financiar a existência deles sem muito esforço. Basta um cartão de crédito e aquela impulsividade que bate forte quando se encontra algo que gostamos.

Uma dica simples para você não jogar suas rendas pelo ralo é usar o PayPal [Android | iOS | Windows Phone | Online]. A ferramenta não serve apenas como um meio seguro de transferência. Ela é muito valiosa pelos recursos e compatibilidade.

Interface do PayPal para AndroidPayPal também serve para economizar dinheiro

Por exemplo, você pode usar o PayPal como se fosse um celular pré-pago. Deposite uma certa quantia nele e use o saldo para fazer compras na internet. A única regra é não recarregá-lo quando suas reservas acabarem. Faça em períodos pré-estabelecidos (uma vez por mês, por exemplo).

O certo é que não se pode evitar certos gastos mais espontâneos ou urgentes, mas usar a dica de saldo do PayPal pode ser útil para colocar limites nos momentos de compras impulsivas. A não ser que você prefira viver a aventura de gastar quando der vontade

Compre com a cabeça

Sabe aquela velha (e sábia) frase que seus pais viviam dizendo para você: “Meu dinheiro não cresce em árvores”? Agora que você está mais velho, siga esse mesmo raciocínio: pense no seu dinheiro como algo raro.  Ele merece sua atenção e pede uma estratégia de administração.

Se você souber o que precisa de verdade, planejar a compra e transferir seu dinheiro de maneira segura, suas chances de economizar e se dar bem numa transação financeira são bem maiores que apenas abrir a carteira e pagar. Portanto, use a cabeça e alguns apps.

[Artigo inspirado no original em espanhol]

Carregando comentários