Como atualizar os drivers do Windows automaticamente

Windows Update do Windows 8 também cuida da atualização dos drivers

O Windows está cheio de truques desconhecidos para a maioria dos usuários e que podem ser de grande ajuda no dia a dia. Neste artigo vamos explicar como atualizar de forma automática todos os drivers do seu PC.

Os drivers (ou controladores) são uma espécie de pequenos programas que permitem que o sistema operacional de um PC se comunique corretamente com os periféricos conectados a ele (impressora, mouse, teclado, monitor…).

Com o tempo, seja porque você comprou um novo acessório ou porque o sistema operacional foi atualizado, os drivers poder ficar obsoletos e não funcionar corretamente. É nessa hora que você deve atualizá-los se não quer ter problemas com o uso dos seus periféricos.

Uma exclamação amarela no Gerenciador de Dispositivos geralmente significa problemaUma exclamação amarela no Gerenciador de Dispositivos do Windows normalmente significa que o driver deve ser atualizado

Se você não tem o CD de instalação do periférico, é possível fazer a atualização dos componentes a partir do próprio Windows. Há diferentes maneiras de executar a tarefa:

  • Usar programas como o Driver Booster ou Driver Genius;
  • Baixar os drivers a partir da página oficial do fabricante do dispositivo (como é feito normalmente com as placas de vídeo);
  • Deixar que o Windows faça todo o trabalho 🙂

Vamos ficar com a última opção e mostrar para vocês como fazer a atualização dos componentes em diferentes versões do Windows.

Como atualizar drivers nos Windows Vista, 7 e 8

Para atualizar os drivers de forma automática, vá até Painel de Controle > Hardware e Sons. Clique no link Gerenciador de Dispositivos para abrir a seguinte janela:

Janela do Gerenciador de Dispositivos do Windows

Selecione o dispositivo que você deseja atualizar e clique com o botão direito. Escolha a opção Atualizar Driver… e, em seguida, Pesquisar automaticamente software de driver atualizado. O Windows vai fazer a busca, o download e a instalação automática do driver correspondente para você.

Escolha a opção "Atualizar Driver" para fazer a atualização automática

Se você já tem o arquivo do driver, pode escolher a opção Procurar software de driver no computador e mostrar a pasta onde ele se encontra.

Escolha o diretório onde está o arquivo do driver atualizado

Se você tiver problemas com o periférico após a instalação do novo driver, não se desespere. Sempre há a possibilidade de voltar ao estado anterior e continuar usando o dispositivo, mesmo com o driver desatualizado. Para isso, no Gerenciador de Dispositivos, selecione o periférico, clique com o botão direito e escolha Propriedades. Aí, é so ir à aba Driver e clicar em Reverter Driver.

Se algo der errado com a atualização, sempre é possível reverter o driver e voltar ao estado anterior

Como atualizar drivers no Windows 8

Com a chegada do mais recente sistema operacional da Microsoft, o Windows 8, os drivers já não são mais um grande problema para os usuários. O Windows Update se encarrega de tudo – ou, pelo menos, dos drivers mais comuns. Se você deixar ativada a opção Atualizações Automáticas do Windows Update, a manutenção dos drivers também será realizada automaticamente.

Windows Update do Windows 8 também cuida da atualização dos driversO Windows Update se encarrega da atualização da maioria dos drivers

E você, como atualiza os drivers do seu PC?

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Carregando comentários