Acerte a configuração para carregar os vídeos do YouTube mais rápido

O YouTube já demorou para carregar um vídeo? Nem sempre uma conexão de alta velocidade e um computador recém-comprado são os ingredientes necessários para ter uma experiência agradável no YouTube – ou seja, assistir a vídeos que não travem e carreguem rápido.

Neste artigo, você lerá algumas dicas para “destravar” a velocidade de carregamento dos vídeos. Mas primeiro é preciso saber como funciona o YouTube para entender o outro lado da moeda.

Cada vez que você carrega um vídeo, seu PC solicita à internet um arquivo grande de vídeo. Se a conexão travar em um ponto qualquer da rede, a velocidade do YouTube é afetada e, portanto, o carregamento fica mais lento.

Não é possível controlar parte dessa lentidão, pois ela está relacionada ao seu provedor de internet. Em horários de pico na internet, quando todos se conectam, a largura do “encanamento” pode impedir o tráfego de dados na velocidade normal. Afinal, nem todos arquivos conseguirão chegar ao mesmo tempo em todos domícilios.

Animação sobre o tráfego de arquivos no YouTube

Como o Google explica aqui, qualquer congestionamento na rede deixará o YouTube lento

Mas a lentidão também pode surgir por um problema no PC. A reprodução de vídeos em alta definição coloca à prova o sistema operacional e o navegador, e se algo interferir em suas operações, a reprodução é prejudicada.

Se os vídeos do YouTube são carregados com lentidão, experimente o seguinte:

Feche todas as abas e reinicie o navegador

Um colega meu nunca desliga o computador nem fecha o navegador, e isso pode provocar uma queda no rendimento do browser. Feche todas as abas e reinicie o navegador e o PC para ver se a situação melhora.

Experimente outro navegador de internet

Se você usa um navegador antigo ou desatualizado, a lentidão do YouTube pode ser a desculpa perfeita para testar outro mais rápido. Leia nosso comparativo de navegadores para saber qual deles é mais adequado às suas necessidades.

Atualize o plugin do Adobe Flash

Boa parte dos usuários carregam vídeos usando o Flash, o famoso plugin da Adobe. Por isso, assegure-se de que você conta com a última versão do software. O Flash desatualizado não apenas torna os vídeos mais lentos, como expõe você a vírus..

Se você não sabe onde encontrar a versão, vá em Menu Iniciar e digite no campo de pesquisa “Adicionar ou remover programas”. Clique nesta opção, localize o Adobe Flash  e veja a versão na coluna correspondente. Depois, entre na página da Adobe e compare.

Experimente a versão HTML5

A tecnologia HTML5 não exige plugins: os vídeos são carregados diretamente no navegador. E isso tem um efeito positivo no rendimento. Se deseja experimentá-la, basta visitar este site e clicar no botão indicado.

Clique no botão azul para visualizar os vídeos em HTML 5

Otimize sua conexão Wi-Fi

Se você se conecta à internet por Wi-Fi, pode ter diferentes tipos de problemas que impedem os vídeos do YouTube de serem carregados ou até mesmo de serem exibidos. Se for possível, prefira conexão cabeada.

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Carregando comentários