Como compartilhar arquivos, fotos e links com o seu smartphone Android, iPhone e Windows Phone

Como compartilhar arquivos, fotos e links no celular

Uma das coisas que torna seu telefone inteligente é a capacidade de compartilhar mensagens, fotos e arquivos em geral. Vamos ver como implementar essa operação no Android, iOS e Windows Phone.

Você enviaria um artigo para alguém tirando um xerox da tela do seu celular? Na realidade, há uma maneira muito mais fácil de compartilhar páginas da web e muito mais com quem quiser, em todos os modelos de smartphones.

O compartilhamento é uma característica fundamental do telefone que permite passar para outra pessoa um artigo, uma imagem ou qualquer outro arquivo em seu dispositivo.

Por exemplo, se você tirou uma foto e quer enviar para um amigo, você leu um artigo interessante e gostaria de mandar para um colega, ou se quiser enviar um vídeo do YouTube para alguém, a solução se chama compartilhamento.

Vamos ver onde essa função está localizada nos principais sistemas operacionais móveis: Android, iOS e Windows Phone.

Compartilhar com o Android

Nesta plataforma, o método de compartilhamento muda a cada aplicativo, mas tem características distintas. O símbolo mais comum são as duas linhas angulares, com três pontos, como você pode ver na imagem abaixo:

Se você quiser compartilhar um artigo ou um link, em geral você deve procurar este símbolo. No aplicativo do YouTube, está claramente exibido no mesmo vídeo. Basta um toque no vídeo para exibi-lo.

O ícone para o compartilhamento no YouTube é sobreposto ao vídeo

Em outros aplicativos pode se esconder entre as opções. Como no Firefox ou Chrome, onde você tem que pressionar o ícone de três pontos para abrir o menu. No Firefox vai aparecer o ícone para Compartilhar, no Chrome, você terá que pressionar Compartilhar… (Share …).

Compartilhar no Firefox (esquerda) e no Chrome (à direita)

Outra forma que pode ter é a de um símbolo de uma caixa com uma seta, como nos aplicativos do Softonic, que você pode encontrar na parte inferior de cada artigo, tira-dúvidas ou notícia.

O botão para compartilhar aplicativos com Softonic

Quando você pressiona o botão para compartilhar, se abrirá uma lista de aplicativos entre os quais pode escolher. A melhor maneira de enviar algo para quem quiser é fazê-lo via e-mail (com o Gmail, Outlook.com, Yahoo ou qualquer que seja o serviço de correio) ou com um aplicativo de chat como WhatsApp ou Telegram.

Escolhe aquele que melhor lhe convier na lista de aplicativos. A ação irá variar dependendo do aplicativo. Escolhendo Gmail se abrirá um novo e-mail, se você clicar em WhatsApp, terá que escolher um contato ou uma conversa para compartilhar.

Compartilhar com o iPhone

A partir do iOS 7, o símbolo para compartilhar no iPhone tornou-se o mesmo que a grande maioria dos aplicativos, ou seja uma caixa com uma seta para cima.

O ícone é geralmente localizado na parte inferior, como na imagem de Safari abaixo. Excepcionalmente, você pode encontrá-lo no canto superior direito.

Botão Compartilhar padrão de iOS no Safari

Mesmo aqui, alguns aplicativos apresentam símbolos diferentes. O mais recorrente é uma variante do quadrado com uma seta, como no app da Softonic.

Botão Compartilhar alternativo no app da Softonic

Depois de clicar no ícone para compartilhar, se abrirá o menu de aplicativos para escolher com quem compartilhar. Pressione sobre aquele que lhe interessa, dependendo de como você quer fazer o share: se enviar por e-mail, WhatsApp, Facebook…

Compartilhar com o Windows Phone

O conceito e o modo de compartilhamento no Windows Phone é muito semelhante aos que vimos no Android e iPhone. O ícone de compartilhamento do sistema operacional tem, em geral, este aspecto:

O problema com o Windows Phone é que frequentemente se encontra escondido nas opções do aplicativo; nesse caso, você deve primeiro pressionar as reticências para ver o menu e o ícone irá aparecer, como no app do Bing Notícias.

Em outros aplicativos, como no Internet Explorer ou Fotos, você vai encontrar apenas o texto compartilhar ou compartilhar página entre as opções. Pressione sobre a opção para acessar os aplicativos para compartilhar.

Para escolher o aplicativo para compartilhar, basta tocar naquele que você quer usar: Outlook, se você quiser enviar um e-mail, Mensagens, se você quiser enviar via SMS, e assim por diante.

Compartilhe e use seu telefone

Você se lembra de quando o seu telefone só podia realizar chamadas e enviar SMS? Esses tempos acabaram. A capacidade de enviar arquivos e links pelo telefone foi, de fato, uma das grandes inovações dos smartphones que ajudaram a popularizar esses dispositivos.

O compartilhamento tornou-se mais simples, de modo que, como vimos, os ícones são mais reconhecíveis e acessíveis: apenas um par de toques para postar no Facebook, enviar uma foto via WhatsApp ou um link por e-mail.

Descubra qual é o melhor sistema operacional para fotos, música, vídeo e gráficos no nosso comparativo

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários