Como criar senhas muito mais seguras e fáceis de lembrar?

Password

Muitas vezes, criar uma nova senha é um pesadelo. Hoje eu revelo um método infalível para criar senhas que são seguras e fáceis de lembrar.

Todos nós temos nossos pequenos truques para criar senhas. Alguns usam sequências de caracteres extremamente fáceis de lembrar mas muito poucos seguras. Afinal, 123456, password, 12345678, qwerty e abc123 são as cinco senhas mais populares de 2013!

Outros preferem usar senhas mais complexas na aparência como X_Ik5*pêZ[ ou j%7K&yPx$.

Infelizmente, essas senhas são tão difíceis de lembrar que os seguidores deste método são muitas vezes obrigados a escrevê-las em um papel que mantêm à vista ao lado de seu computador.

Digo imediatamente que estas duas técnicas, se se podem chamar assim, são péssimas. Felizmente, a empresa de segurança SplashData revelou uma solução relativamente simples para criar senhas que são difíceis de adivinhar, mas fáceis de lembrar.

O método

Use uma sequência de palavras curtas selecionadas aleatoriamente e separadas por espaços.

Exemplos

Na verdade, de acordo com especialistas em segurança de computadores, alho-poró capacete atum cachaça ou flor máscara topo oftalmologista seriam palavras muito mais difíceis de acertar que as sequências aleatórias simples de números, símbolos e letras.

Por exemplo, uma senha que consiste em cinco palavras curtas pode levar até 500 milhões de anos para ser descoberta, contra os três dias contra das senhas de tipo Tr0b4dor&3, apesar de parecer mais complexa na aparência.

Mas cuidado:

  • Nenhuma senha é inviolável 100%. O objetivo deste método é tornar as senhas mais seguras e, portanto, mais difíceis de decifrar.
  • Uma senha complexa demais não vai ajudar se você não é capaz de se lembrar dela.
  • Eu recomendo usar um gerenciador de senhas. Estes programas permitem manter segurança todas as suas senhas, protegendo-as com uma senha mestra. Leia nosso comparativo, para mais informações sobre o assunto.
  • Considere também a ativação da verificação em duas etapas para proteger seus dados mais importantes.

A memorização

No caso de você ter dificuldades em memorizar sua nova senha, você sempre pode anotar temporariamente em um pedaço de papel que você irá destruir assim que decorar.

Você também pode treinar para inserir sua nova senha regularmente, para acelerar a fase de aprendizagem.

Em caso de roubo da senha

Você já sabe como criar senhas seguras e fáceis de lembrar. Infelizmente, elas não irão protegê-lo de um roubo de computadores ou ataque contra um servidor.

O Fabrizio explica como proteger nossos dados em caso de roubo de senha em seu guia completo para a segurança online.

[Artigo original em francês]

Carregando comentários