Como descobrir a versão e o sistema operacional do seu tablet

Você ganhou um tablet de presente – ou talvez tenha comprado – mas ainda não sabe como ver qual é o sistema operacional instalado nele? Nós vamos ajudar você a descobrir. Afinal, saber a versão do sistema operacional é importante para instalar novos aplicativos e usar o dispositivo corretamente.

A primeira coisa a fazer é evitar um engano comum: identificar a marca do tablet como o sistema operacional. O hardware (a parte física) e o software (o sistema por trás de tudo) são duas coisas bem distintas. É como se você dissesse que um time de futebol e a partida significam a mesma coisa. Ou que o cérebro e o pensamento são coisas iguais.

Samsung, Apple, LG e Kindle são os fabricantes de hardware e produzem a parte sólida do tablet, como a tela e o processador. É totalmente diferente do sistema operacional (como o Android, iOS e Windows), que executa os aplicativos, jogos e permite navegar na internet.

Os aplicativos instalados no seu tablet, as coisas que você pode fazer e, especialmente, a maneira como as funções são desempenhadas, depende do sistema operacional instalado. Por isso, é fundamental saber qual sistema está instalado no seu aparelho. Nós vamos usar os tablets mais populares e a aparência/característica de cada um deles para mostrar como identificar o sistema operacional.

Além disso, vamos explicar como encontrar a versão do sistema operacional, porque isso também faz diferença na hora de escolher e instalar um app. Alguns aplicativos só estão disponíveis para a última versão, por exemplo. Também vamos mostrar as novas funções introduzidas na última versão do S.O. Mas, por hora, você vai aprender como descobrir um pouco sobre os diferentes sistemas operacionais e como reconhecer a versão instalada.

Android

É o sistema operacional mais usado atualmente. Produzido e desenvolvido pelo Google, o Android roda em dispositivos como Samsung Galaxy Tab 2 e 3, Nexus 7 e 10 ou Kindle Fire (é diferente do leitor de e-books), e em muitos outros produtos.

O ícone do Android é um robô verde, como aquele ícone posicionado à esquerda da sua tela. Um tablet com o sistema tem a palavra Google na tela principal, como mostramos abaixo.

Para você ter certeza que é um tablet com Android, você pode usar o mesmo processo que vamos explicar para encontrar o número da versão. Existem dois modos diferentes para encontrá-lo:

Método 1 para saber qual é a versão do Android

Vá ao endereço WhatIsMyAndroidVersion.com. Você verá a versão do sistema operacional instalada logo ao abrir a página. Se aparecer algo como “Android não detectado”, o seu tablet possui outro sistema.

Método 2 para saber qual é a versão do Android

Acesse o menu de Configurações (ou “Settings”) no sistema. Você pode chegar lá pressionando o botão de engrenagem ou as barras horizontais, que corresponde ao ícone de configuração.

Na próxima tela, desça até o último item e acesse o item “Sobre o tablet” (“About Tablet”, em inglês). À direita, procure por “versão do Android” e repare no número, que é a versão instalada no aparelho.

Leia este artigo se você quiser aprender como atualizar o sistema Android.

E o que é o firmware Android?

Nem sempre as últimas atualizações do Android estão disponíveis. Isso depende da última versão do firmware instalada (código-base do sistema) que, por sua vez, é alterada pelos fabricantes do tablet. Uma atualização recém-lançada pelo Google passa, primeiro, nas mãos dos fabricantes de hardware (Samsung, HTC…) para ser modificada e disponibilizada para os aparelhos da marca.

O processo é parecido com lojas de roupa: um modelo de jeans é produzido numa fábrica qualquer e, mais tarde, recebe a etiqueta de grandes marcas. O jeans só entrará no mercado quando as empresas colocarem seu respectivo logo. O mesmo é válido para as versões do Android. Se você tem um tablet Samsung, por exemplo, precisa esperar o fabricante liberar a versão do sistema operacional.

iOS

No mundo dos tablets, o sistema operacional da Apple é exclusivo do iPad. O símbolo da empresa que produz o sistema é uma maçã mordida e, ao ligar o equipamento e ver a marca, você pode ter certeza que é um iPad com o iOS.

Para ter 100% de certeza, confira a tela abaixo, que deve ser parecida com a sua. Já para saber a versão do iOS (que é como se chama o sistema operacional da Apple), pressione o ícone da engrenagem denominado “Ajustes”.

Na próxima tela, toque em “Geral” na coluna da esquerda, e depois em “Sobre” na lista à direita.

À direita, você verá um número à frente da linha “Versão”, que corresponde ao número da versão do seu sistema operacional.

Para mais informações sobre o sistema operacional da Apple, veja nossos artigos publicados sobre o iOS.

Windows 8 e RT

Com o lançamento do Windows 8, a Microsoft entrou para a era do tablet. A interface é idêntica à da versão para PC e, se você instalou o sistema no computador de casa, vai entender como usar em poucos segundos. Caso contrário, daremos uma forcinha para você.

Quando você estiver conectado no dispositivo, a tela principal será como nós mostramos abaixo. Lembre-se que a conexão entre você e o dispositivo acontecerá com uma conta do Windows Live.

A versão do Windows instalada no seu tablet pode ser 8 ou RT e a maioria pode ser atualizada para o Windows 8.1. Para descobrir qual é a versão instalada no seu dispositivo, deslize o dedo da esquerda para a direita, acesse a barra lateral que surgir (chamada de “Charms Bar”) e pressione o ícone da lupa.

Na próxima tela, digite “winver” e pressione “Enter” ou clique no ícone que aparece no canto esquerdo.

O programa vai levar você para a área de trabalho. Na próxima tela, você verá se seu tablet usa Windows 8 ou RT e a versão do sistema operacional. Não tem segredo.

Pronto para usar seu tablet

Agora que você descobriu qual é o sistema operacional instalado no seu tablet, já deu o primeiro passo para dominar o dispositivo. Se você tem um tablet Android, Windows 8 ou iOS, aprendeu que o sistema operacional é a base do aparelho e como é importante saber a versão do sistema para instalar os aplicativos. O segundo passo é ficar familiarizado com o sistema operacional. Você pode fazer isto visitando nossos guias abaixo:

Qual é o sistema operacional instalado no seu tablet? Você ainda tem dúvidas sobre o seu sistema?

Carregando comentários