Como editar suas fotos do celular direto no Google Plus Fotos

Quer adicionar um toque especial nas suas imagens recém-tiradas? Se tiver um Android ou iPhone, você pode fazer isso no Google Plus.

Imagine que você tenha feito dezenas de fotos do Coliseu, da Torre Eiffel ou do Empire State Building, configurou o backup automático e mandou todas para a nuvem, protegidas de qualquer perigo.

Ao olhar novamente para a foto, a mesma imagem incrível parece igual àquela do seu velho amigo de escola. Resumindo: a imagem capturada por você é igual a todas as outras imagens capturadas por centenas de pessoas. Antes de compartilhar com seus amigos aquele retrato especial, que tal dar uma pequena editada nela?

O Google Plus tem ótimos recursos para fazer isso. Vejamos como editar suas fotos direto do celular.

Acesse o Google Plus do iPhone, ou Photo do Android

Para entrar nas ferramentas de edição você precisa usar dois aplicativos separados, dependendo de qual é seu sistema operacional. Para Android, acesse o aplicativo Fotos (Photo), que tem o símbolo do cata-vento vermelho, azul, verde e amarelo que é instalado junto com o Google+ para Android. No iOS, você tem que acessar o Google+ para iPhone.

No Android, depois de ter entrado no aplicativo, você tem que escolher uma foto daquelas em destaque ou entre as disponíveis e clicar no símbolo do lápis no canto inferior esquerdo.

No iOS, selecione a foto e pressione no ícone da engrenagem no canto superior direito. No menu que se abre, basta tocar em Edit (Editar).

Interface de edição fotográfica do Google Plus

Edite as fotos no Google Plus (Photo). À esquerda no Android e à direita no iPhone

Escolha filtros, efeitos e edite as fotos

Você agora está no menu de edição. Como entender aquela infinidade de opções na barra inferior? Vamos dar uma olhada.

Todos os recursos de edição do Google Plus

Os recursos de edição disponíveis no Google Plus Photos

Como mostramos na imagem, as opções disponíveis para editar uma fotografia são muitas. Vamos vê-las em detalhes:

*Dica: alguns recursos funcionam com dois gestos diferentes: passar o dedo de cima para baixo (ou baixo para cima) abre a janela de opções; passar o dedo da esquerda para a direita (ou vice-versa), muda a intensidade da aplicação do efeito. Estes gestos são usados nas funções Ajustar Imagem e Seletivo, por exemplo.

  • Auto: melhora a cor e a exposição da foto. Disponível em modo normal e em alta resolução.
  • Cortar: divide a imagem em pedaços menores que o tamanho original.
  • Girar: gira as suas fotos da direita para a esquerda (ou vice-versa) ou em 45 graus de inclinação.
  • Estilos: adiciona 15 filtros diferentes para aumentar ou ressaltar o colorido da imagem.
  • Ajustar imagem: altera a intensidade do brilho, contraste, saturação, sombras e temperatura. * leia a dica acima sobre como usar.
  • Seletivo: modifica apenas alguns lugares da foto, ou seja, é uma edição seletiva. Você pode alterar o brilho, saturação, contraste e tamanho do centro.
  • Detalhes: ressalta os detalhes de uma imagem aumentando a nitidez.
  • Vintage: desfoca a fotografia com o borrão (blur) e adiciona um dos 12 efeitos vintages. O brilho, saturação, intensidade do estilo e da vinheta são editáveis.
  • Drama: adiciona 6 efeitos em alto contraste e ajusta a intensidade do filtro ou saturação.
  • Preto e Branco: compilado de 6 tipos de filtros preto e branco e cinco de “cor” da imagem. Brilho, contraste e granulação podem ser editados.
  • HDR Scape: oferece quatro estilos de HDR e três parâmetros editáveis: intensidade do filtro, brilho e saturação.
  • Retrolux: adiciona 13 estilos típicos de filme retrô. Você pode editar a intensidade do brilho, saturação, contraste, estilo, arranhões e fendas de luz.
  • Foco Central: centraliza o foco da imagem com 6 estilos e define o borrão (forte ou fraco) em qualquer ponto da imagem. As mudanças também incluem a intensidade ajustável do desfoque, brilho, luminosidade interna externa e tamanho da área.
  • Inclinação: adiciona o clássico efeito modelo com apenas alguns cliques. Há uma versão horizontal e outra vertical. Aproximando-se e abrindo os dedos, você escolhe o tamanho do borrão. É possível editar a transição, a intensidade, brilho, saturação e contraste.
  • Molduras: Contém 23 modelos de quadro com largura editáveis. O botão colorido adiciona um tom amarelo à moldura.

Se pressionar (e segurar) o ícone da foto dividida pela metade, você verá a diferença com a foto original.

No Google Plus Fotos, as mudanças podem ser eliminadas com dois toques.

No Android, pressione o menu de opções (aquele enigmático três pontos ou três linhas horizontais, dependendo do modelo), e clique em Restaurar (Revert). No iOS, clique no símbolo de seta curvada e em Restaurar (Revert).

Resumindo: sempre que for editar uma foto, você pode facilmente voltar à versão original, mesmo depois de ter sido salva.

A tela é muito pequena? Edite as imagens no computador!

O Google Plus Fotos é uma excelente utilitário para retocar a imagem em tempo real antes de compartilhá-las. Mas se você quiser um ambiente mais confortável e uma tela maior para edição de imagens, você pode editá-las no Google Plus do desktop. Uma mão na roda.

Leia o nosso guia do editor de fotos do Google+

[Artigo original em italiano]

Leia também:

Carregando comentários