Como escolher presentes para seus amigos usando apps e redes sociais

Achar o presente perfeito para um familiar ou amigo pode ser uma odisseia. Apesar de pensarmos que os conhecemos, na hora da verdade – o momento de comprar o presente -, muitas vezes enfrentamos um bloqueio mental e compramos o primeiro objeto inútil que nos vem à cabeça. Felizmente, você pode evitar isso com um pouco de ajuda. Não, não será necessário lançar indiretas ao homenageado ou entrevistar outros parentes. Redes sociais e apps podem dar muita informação. Siga estas dicas para não cometer erros!

A aba “Informação” do Facebook, um grande filão

É certo que é feio espiar os amigos, mas se são seus amigos no Facebook, imagino que não importa se você espionar os perfis deles uma vez ou outra. Assim, aproveite ao máximo a poderosa opção “Informação”, que é a segunda aba do perfil de cada um de seus contatos.Link para "About" no Facebook

“Informação” oferece a você muitos dados sobre os colegas. Não são apenas dados pessoais: ali, há também um registro de todos os cliques no botão “Curtir” que deram em páginas e perfis, assim como  grupos públicos aos quais pertencem ou a quais eventos foram ultimamente. Todas essas informações são muito úteis para fazer uma radiografia de gostos e costumes.

Por exemplo, o registro de cliques em “Curtir” ajudará você a deduzir os gostos deles com relação à música, à literatura, a restaurantes, etc. E os eventos darão uma ideia aproximada do que eles gostam de fazer no tempo livre, permitindo até que você se antecipe presenteando-lhes com uma entrada para um próximo show ou acontecimento social do qual gostará com certeza.

Filmes favoritos no Facebook

Pinterest e Instagram: uma imagem vale mais do que mil palavras

Outra maneira de conhecer um pouco mais a pessoa a ser presenteada é visitar redes sociais mais visuais, como o Instagram (iOS, Android, Windows Phone ou Online) ou Pinterest (iOS, Android, Windows Phone ou Online).

No Instagram, as pessoas costumam retratar eventos, compras, pratos favoritos, animais de estimação ou lugares visitados. Estas fotos podem render muitas ideias, tanto de presentes materiais como outros mais originais, talvez manual, algum vale-jantar em um restaurante do qual gostem ou um detalhe para seus bichinhos.

Redes sociais baseadas em imagens são boas fontes de ideias

Por outro, lado temos o Pinterest, que, mesmo não sendo uma rede majoritária, tem usuários bastante ativos. Dê uma olhada nos painéis dos seus amigos: o fator tão visual desta comunidade pode indicar claramente seus gostos estéticos.

Pinterest pode indicar gostos estéticos... e o tipo de comida preferido

Steam, Origin… Onde vivem os jogadores natos

Se o seu amigo ou amiga joga, suas atividades costumam estar conectadas a uma plataforma. Nesse contexto, os usuários de PC acostumaram-se a usar o Steam ou o Origin. Assegure-se de ter adicionado seus amigos como contatos nestes programas e de revisar seus perfis, já que isso pode indicar quais jogos estão se dedicando no momento e quais já têm em seu catálogo.

Além disso, no caso do Steam, o serviço inclui uma lista de desejos na qual seus colegas podem inserir futuras aquisições. Assim, você pode se adiantar a eles ou usar esta lista como inspiração para presenteá-los com jogos parecidos. Se, em vez de PC, possuem videogames, suas atividades também estão associadas às diferentes contas do PlayStation, Xbox ou Nintendo. Sabendo disso, é só investigá-los e inspirar-se.

Crie e compartilhe listas de desejo

Se, apesar de todos estes conselhos, você não conseguir encontrar um presente adequado (é difícil acreditar, mas existem pessoas que não estão nas redes sociais), sempre é possível animar os amigos e conhecidos a criar listas de desejo indicando o que os deixaria feliz se ganhassem. Por sorte, existem apps muito úteis para criar listas de desejos e compartilhá-las com conhecidos.

Entre os vários que experimentei, recomendo o Wishlist MyWishboard, disponível para iOS, Android e Windows Phone, além de ter uma versão online como alternativa para quem não usa smartphone.

Por enquanto, o app para iOS e Windows Phone está disponível apenas em russo. Porém, espera-se que seja lançado em outros idiomas em breve. Enquanto isso, já é possível usar o app para Android e sua versão online, de uso muito simples.

MyWishBoard facilita a criação de listas de desejos

Além de um app específico, alguns serviços famosos também dispõem de seu próprio sistema de criação de wish lists. Não apenas o já citado Steam, mas também alguns de lojas mais genéricas, como a Amazon. Compartilhe sua lista de desejos da Amazon nas redes sociais e é provável que seus amigos também se animem a fazer o mesmo.

Cruze e analise dados para chegar ao presente perfeito

Encontrar o presente perfeito não é uma ciência exata. É possível que consideremos que nossos amigos gostam de tudo que “curtem” no Facebook, mas, na prática, não é bem assim. No entanto, se bem usadas, as redes sociais e os apps são uma valiosa fonte de ideias.

Simplesmente busque o maior número de informações possíveis  e organize esses dados em sua mente para ter uma noção aproximada do que você pode presentear; assim, será muito mais fácil acertar.

Leia também

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários