Como fazer um time-lapse?

Mesmo sem saber o que é, com certeza você já viu e curtiu algum time-lapse, um desses vídeos em que parece que o tempo corre mais depressa que o habitual. Em poucas palavras, o processo mostra alguma coisa de forma acelerada. O efeito é espetacular e funciona com (quase) qualquer motivo: um por-do-sol, uma avenida com muito trânsito, as pistas de um aeroporto, uma florzinha se abrindo, o Porto de Santos, etc.

A internet está cheia de vídeos time-lapse espetaculares como o do réveillon em Copacabana, no Rio de Janeiro, que contém mais de 4 mil fotos. Se você se animar e quiser fazer seus próprios time-lapses, continue lendo.

A técnica do time-lapse é simples. Uma câmera fixa tira uma fotografia (também chamada de frame) do mesmo lugar a cada X segundos. O processo pode demorar minutos, horas ou dias inteiros, isso depende de você e da sua paciência. Ao juntar na mesma sequência todos esses frames, o vídeo cria a sensação de movimento acelerado.

Como fazer time-lapse?

Vamos à receita! Para fazer fotografia time-lapse é necessário:

  • Câmera de fotos, que permita programar o disparo
  • Tripé, para a câmera não se mexer e poder juntar todas as fotos sem problemas
  • Uma bateria potente, capaz de aguentar o processo todo
  • Cartão de memória grande o suficiente para caberem todas as fotos

Selecione o motivo que quer fotografar, coloque a câmera com o tripé em um lugar estável e programe o intervalo de tempo entre foto e foto. É recomendável usar no modo manual para as variações de luz não alterarem muito a sequência final.

Se a cena que vai fotografar tiver bastante movimento (por exemplo, uma estrada com muito trânsito), o intervalo não deveria ser inferior a 5 segundos. Para cenas mais tranquilas (como um amanhecer), o intervalo deverá ser maior (de uns 20 ou 30 segundos).

Para acabar o processo, só falta montar todas as imagens e criar o vídeo usando um software de edição de vídeo como Adobe After Effects ou o Windows Movie Maker. Escolha uma música boa e publique na internet para compartilhar com todo o mundo.

Ficou com vontade de ver mais algum exemplo? Então veja esse aí do último reveillon no Rio de Janeiro. É espetacular.

Carregando comentários