Como instalar (e desinstalar) uma fonte no Windows

Windows Dicas e Truques

O Windows tem um número de fontes pré-instaladas na sua pasta Fontes, que você pode encontrar buscando de diferentes formas. Esta pasta está no caminho Painel de Controle > Todos os itens do Painel de controle > Fontes, mas a maneira mais fácil de acessá-la é escrever Fontes no buscador do Windows.

Se você gosta de design ou apenas quer ser um pouco mais original, com certeza você gostaria de ter mais opções entre as fontes do Windows. Existem muitos sites com fontes disponíveis para seu uso. Mas… como instalar fontes no Windows? Nós vamos dizer.

Antes de começar

Antes de começar a instalar uma nova fonte é importante que você siga estas quatro etapas para concluir o processo com sucesso e não ter surpresas desagradáveis​​:

– Baixar somente de um site confiável.

– Baixe a fonte que você quer, e salve em uma pasta do computador.

– Descompacte a fonte. Você não pode instalá-la se está dentro de um arquivo .zip ou .rar, por exemplo.

– Para instalar uma fonte precisa ter permissões de administrador. Você tem? Se não sabe como criar um usuário administrador, ou dar mais privilégios a uma conta, verifique no artigo todos os passos necessários detalhados.

Instalar uma fonte

Há três maneiras de instalar uma fonte:

1. Botão direito do mouse sobre a fonte. No menu contextual que aparece, selecione Instalar.

Menu contextual para instalar fontes

2. Clique duas vezes no arquivo. Você verá uma pré-visualização da fonte. Pode então imprimir ou instalar.

Pré-visualização da fonte

3. Arrastar e soltar. Acesse a pasta Fontes e arraste o arquivo (ou grupo de arquivos, se você incluir variantes) TTF para dentro.

Pasta com fontes do Windows

Depois de instalar a fonte, ela estará disponível em qualquer processador de texto ou programa que usa fontes do Windows, como editores de imagem ou vídeo.

Desinstalar uma fonte

Para desinstalar uma fonte, basta apagá-la: botão direito e Excluir. Mas… por que você iria querer fazer isso? Aqui explicamos três alternativas para desinstalar uma fonte.

1. Esconda-a

Na pasta Fontes você tem a opção de ocultar uma fonte para não ser visível nos programas. Uma vez escondida, essa fonte é mostrada de forma semi-transparente.

Botão Ocultar esconde fontes dos programas

2. Coloque em outra pasta

Uma fonte em uma pasta diferente não pode ser localizada por nenhum programa e, portanto, não vai ficar visível entre as suas opções.

3. Instale como um atalho

Se o problema é que você realmente tem pouco espaço em sua unidade C:\, existe a possibilidade de instalar as fontes como um atalho.

Fonte instalada como atalho

Para localizar essa opção, você deve habilitá-la marcando a caixa apropriada em Painel de Controle > Todos os Itens do Painel de Controle > Fontes > Configurações de fonte.

Configurações de fontes

Salve sua fonte, por exemplo, em um pen drive e só poderá usá-la quando ele estiver conectado.

Para saber mais sobre as fontes no Windows, confira esta página.

Como você costuma instalar fontes no Windows?

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários