Cinco passos para limpar o Windows

Hoje é dia de faxina! Mas, como assim? Minha casa está limpa!, pensa o astuto leitor ou a estonteante leitora. Não é a casa que vamos limpar hoje: está na hora de arregaçar as mangas e dar uma geral no PC.

Ainda que possa parecer inútil, é importantíssimo criar uma rotina de limpeza e aliviar a carga sofrida pelo Windows. Basicamente porque você ganha espaço no disco e o desempenho do computador melhora.

Não pense que é complicado, pelo contrário: você verá que em coisa de 20-30 minutos, conseguirá fazer tudo o que dissermos a seguir. Confira:

1. Se você instala novos programas com frequência, um bom lugar para começar é o Painel de Controle.  Na opção “Desinstalar um programa” no Windows 7 ou em “Adicionar e Remover Programas” no XP, você vê uma lista completa de tudo o que está instalado na sua máquina – é aí que a brincadeira começa.

2. Depois de navegar semanas, meses ou até anos pela rede, seu navegador precisa de um descanso também. Cada página visitada armazena dados na sua máquina: histórico de navegação, cookies e etc. Para eliminá-los e ganhar espaço, use o próprio navegador. Vá a “Ferramentas > Limpar Dados Pessoais” no Firefox e você encontra essa imagem:

No Internet Explorer, vá a “Ferramentas > Opções da Internet > Histórico de Navegação”. No Google Chrome, clique em “Ferramentas > Limpar Histórico de Navegação”.

3. Quando você baixa e instala um programa, qual é o destino do instalador? Nunca pensou nisso antes? Pois, se você não deletou todos os arquivos instaladores, a pasta de destino dos seus downloads está abarrotada de coisas inúteis. Olha a minha como está agora:

“Apenas” 156 arquivos e 506 MB jogados no lixo: hora da faxina nessa pasta também.

4. Existem aplicativos muito úteis para analisar o seu disco rígido. Entre eles, o SpaceSniffer, que diz exatamente quais são os maiores arquivos e pastas no seu sistema. Depois disso, você decide se quer fazer um backup em outra unidade ou até mesmo apagar alguma coisa.

5. Último, mas não menos importante: use aplicativos para limpeza de registro do Windows. Ainda que muita gente creia que são totalmente inúteis, estes programas conseguem identificar dados desnecessários no seu sistema:

Pode parecer pouco, mas apenas seguindo estes passos, você notará uma grande diferença no funcionamento da sua máquina.

Carregando comentários