Como manter o Windows XP livre de vírus após o final do suporte em 2014

Atualizações do Windows XP serão lançados até abril de 2014

Ficar com o Windows XP é possível, mas é perigoso se você não tomar precauções. Siga estas dicas para blindar o sistema operacional contra vírus e outras ameaças.

Já não haverá mais atualizações para o Windows XP. É o “XPocalipse”, o fim do sistema operacional mais amado pelo usuários. A Microsoft só oferece uma solução: migrar para o Windows 8.1. Mas essa mudança tem desvantagens: você tem que pagar, tem que aprender a usar uma nova plataforma e existem aplicativos que param de funcionar.

Ao fechar a torneira dos upgrades e patches de segurança, o Windows XP apresenta uma quantidade cada vez maior de riscos. Felizmente, há muita coisas que você, fiel usuário, pode fazer para fortalecer seu Windows contra os perigos da falta de suporte, que são os vírus e os ataques virtuais.

Porcentagem de computadores infectados para cada versão do Windows

Porcentagem de computadores infectados: o XP é mais vulnerável (fonte: Microsoft)

Se você quiser continuar a usar o Windows XP, deve estar disposto a realizar reparos e fechar algumas portas. Em troca, você vai ver que não é tão difícil continuar com o seu sistema operacional preferido. Nós vamos dizer o que fazer.

Verifique se você tem a última grande atualização do XP

Antes de fazer qualquer coisa, você deve examinar a versão do Windows que está executando o XP. A maneira mais rápida é ir em Iniciar> Executar e digitar winver. Pressione a tecla ENTER e você verá uma caixa com a versão do Windows XP, logo após de Versão 5.1:

GIF que mostra como confimar a versão do Windows, executando o programa Winver

Este XP não precisa de Service Pack: o SP3 está instalado corretamente

A versão mais recente é o Service Pack 3, que inclui o último grande pacote de atualizações que a Microsoft lançou para o XP. Se um conjunto de dados diferente aparece como o Service Pack 1 ou Service Pack 2, você precisa atualizar seu sistema para evitar algumas das piores infecções.

Gráfico da Microsoft mostra que o XP SP2 se infecta muito mais que o XP SP3

Algum motivo para atualizar? O XP SP2 se infecta muito mais que o XP SP3 (fonte: Computerworld)

Instale as últimas atualizações disponíveis

Embora a Microsoft não vá mais lançar outras versões de XP, as antigas atualizações ainda podem ser baixadas via Windows Update. Instale todas as que estão disponíveis através do painel de controle dos updates. Isso inclui o Service Pack 1, 2 e 3.

Site da Microsoft ainda oferece as atualizações disponíveis

Você ainda pode fazer o download das atualizações antigas XP no site da Microsoft

Outra forma de instalar as atualizações, todas de uma vez, para o Windows XP é através do WSUS, uma ferramenta que pode criar um pacote de updates que se aplica no modo offline. A 8.9 é a última versão compatível com o XP: selecione seu sistema operacional, escolha o idioma e clique em Iniciar.

O programa WSUS baixa e prepara um pacote com as atualizações de segurança do Windows

A versão 8.9 do WSUS descarrega e prepara o pacotes de atualizações do XP

A nosso ver, o WSUS é a opção mais segura, pois ele permite manter o seu XP desconectado e, portanto, não há possibilidade de intrusões durante o upgrade. Recomendamos também selecionar a caixa do .NET Framework, um componente essencial para que os programas funcionem corretamente.

Atualize o Internet Explorer e instale um navegador alternativo

O Windows XP foi distribuído com o Internet Explorer 6, um navegador inseguro e incompatível com a maioria das páginas web. Para descobrir qual versão do IE você está usando, vá para o menu do navegador para a Ajuda > Sobre o Internet Explorer. Se tiver este aspecto, trata-se do temido IE 6:

Tela do Internet Explorer 6

O inconfundível Internet Explorer 6 (Fonte: Wikipedia)

Se você está usando o IE 6.0, atualize imediatamente para o Internet Explorer 8, a versão mais recente disponível, que é muito mais segura e compatível com os sites. Você pode baixá-lo clicando aqui. Não há IE9 ou posteriores para XP e sabemos que não há nenhuma maneira de executá-lo no Windows XP.

Tela do Internet Explorer 8, última versão para Windows XP

IE8 é a versão mais recente do Internet Explorer para Windows XP; não há IE9 para XP…

Ao mesmo tempo, baixe um navegador alternativo. Existem muitos a escolher: ChromeFirefoxOpera são as três principais alternativas. Eles são rápidos e eficientes; com eles, você poderá evitar os malwares e aproveitar muito mais da navegação.

Desinstale programas desnecessários e obsoletos

Uma maneira de reduzir as vulnerabilidades e aliviar o Windows é remover os programas que já não servem e que poderiam representar um risco inaceitável para a segurança do seu computador. Para remover aplicativos rapidamente, use o CCleaner ou Revo Uninstaller.

Tela do Revo Uninstaller, para remover programas desnecessários

Revo Uninstaller é um desinstalador muito potente e compatível com Windows XP

Você pode também desativar processos na inicialização e os serviços que não estiver utilizando: quanto menor o número de programas que iniciam e permanecem na memória, menor será o número de pontos fracos no sistema operacional. A máxima que você não deve esquecer é “conheça tudo o que estiver rodando“.

Instale um atualizador de programas

Além de manter o sistema em dia, você deve garantir que seus aplicativos estejam atualizados. Uma versão antiga de um programa pode ter defeitos e problemas de segurança e se torna uma porta de entrada para vírus.

Existem utilitários que detectam novas versões dos seus aplicativos e permitem descarregá-los. Um dos recursos de destaque do Softonic para Windows é precisamente este: a atualização dos programas que estão obsoletos. Ele faz uma varredura rápida do seu sistema e uma comparação com o banco de dados do Softonic.

O Softonic para Windows detecta versões antigas e também ajuda você a atualizá-las no XP

Softonic para Windows detecta versões antigas e também ajuda você a atualizá-las no XP

O Softonic for Windows funciona como um gerenciador de aplicativos. Além de informar e ajudá-lo a atualizar seus softwares, permite instalar novos programas compatíveis com o Windows XP, que não irão desaparecer ainda (pelo menos enquanto o Windows estiver funcionando em um a cada cinco PCs).

Instale um antivírus compatível com o Windows XP

Microsoft Security Essentials, o antivírus oficial da Microsoft, deixará de receber novas versões de XP em 14 de julho de 2015. A partir desse momento, o último bastião de segurança da empresa vai desmoronar.

Mas não se desespere: a maioria dos antivírus continuará compatível com o Windows XP por anos. No nosso Grande Comparativo de Antivirus 2014 analisamos ​​quinze antivírus gratuitos e pagos. As melhores soluções não pagas foram o AVGQihoo 360Avira.

comparativo softonic antivirus 2014

Notas finais do comparativo de antivirus 2014: todos são compatíveis com o XP

É necessário escolher um antivírus eficaz, mas também leve. Outra boa opção se você estiver com pouca memória livre é o download de antivírus portáteis, que não necessitam de instalação e só se executam quando quiser desinfectar o PC. Por exemplo, em um laptop antigo, recomendamos remover o Avast! e deixar o Avira PC Cleaner no Desktop.

Instale um firewall fácil de usar

Para usar o Windows XP com confiança, você tem não só que saber o que está sendo executado ao iniciar o PC, como também monitorar os programas que enviam ou recebem dados da rede. Por quê? Porque alguns deles podem violar sua privacidade ou – pior ainda – baixar vírus.

Tela do Comodo Firewall, que protege contra invasões na rede

O excelente firewall gratuito Comodo Firewall é compatível com Windows XP

Os dois firewalls que geralmente recomendamos são os velhos, mas de confiança, Sygate Personal Firewall, que funciona muito bem no XP, e o Comodo Firewall, mais recente que o Sygate e com um design mais elegante e intuitivo. A eficácia de ambos, no entanto, é a mesma.

Pare de usar o Outlook Express / Live Mail

Se você é um fã do email à moda antiga, recomendamos que pense em abandonar o Outlook Express (OE) e o Live Mail o quanto antes. Eles são aplicativos obsoletos e através dos quais podem entrar inúmeros vírus pelos anexos, com ou sem antivírus.

Entre os clientes de email que estão disponíveis para Windows XP, o Mozilla Thunderbird é uma alternativa de desktop aceitável, mas o projeto tem pouca atividade recente. É melhor você começar a usar um webmail como o Outlook.com ou Gmail.

Tela no Outlook para configurar a leitura de contas externas

Nas opções do Outlook.com você pode adicionar contas POP ou IMAP

Ambas as opções permitem baixar correios POP3, para continuar a receber e enviar mensagens desde suas velhas contas de email, mas com um filtro de lixo eletrônico muito melhor que qualquer programa do Windows.

Crie o seu próprio plano de backup

Você optou por continuar usando o Windows XP, escolhendo uma vida digital mais arriscada e emocionante. Se tem apreço pelos seus dados,  deve começar a fazer os backups regularmente. Assim, se algo der errado – se por exemplo o vírus Cryptolocker entrar em seu computador – é possível recuperar os arquivos.

Tela do Comodo Time Machine

O melhor? Criar suas próprias “receita de backups” usando programas gratuitos de acordo com suas necessidades, tais como o Dropbox (documentos), Dashlane (senhas), Cobian BackupComodo Time Machine. Outra ótima opção para um backup completo? O Macrium Reflect. Mesclar várias soluções oferece maior segurança e flexibilidade.

Não descarte a idéia de atualizar ou usar uma máquina virtual

Como pode ver, ficar com o XP sem sofrer com vírus é possível e é uma decisão respeitável. Mas os sistemas operacionais e os aplicativos evoluem. Chegará um dia em que você não poderá mais aproveitar seus programas e jogos favoritos na plataforma em questão. E, embora esse dia esteja muito longe, é melhor ir se acostumando com a idéia o mais rápido possível.

Número de usuários do Windows XP permanece estável

O número de usuários de Windows XP permanece estável (fonte: Computerworld)

Se você não tem escolha e precisa ficar com o XP para executar alguns programas, não se esqueça que há a opção para instalar o XP em uma máquina virtual, um PC que roda em uma janela dentro do seu PC. Para isso use o VirtualBox ou VMPlayer, que são gratuitos e totalmente compatíveis com o XP.

Que medidas de segurança você vai aplicar para continuar com o XP?

[Artigo original em italiano]

Leia também

Carregando comentários