Como medir o desempenho do seu Android

Você quer aprender tudo sobre como corrigir, melhorar e aproveitar seu Android ao máximo? Android Academy é a nossa seção especial com dicas para este fim. Neste artigo, nós mostraremos como medir o desempenho do celular ou tablet.

Para fazer as tarefas mais banais é essencial conhecer as características do aparelho, como memória, espaço ou a velocidade do sistema operacional.

Há muitas maneiras de conhecer esses valores (ou, como se diz em linguagem técnica, fazer o benchmarking de um Android). Acima de tudo, os fatores para medir são muitos e podem ser difíceis de avaliar os números  mostrado.

Neste artigo veremos a maneira mais simples de aprender sobre o desempenho de seu smartphone ou tablet Android, e vamos lhe ensinar a comparar os resultados para obter uma imagem geral do dispositivo.

Instale um aplicativo para analisar os valores

Existem muitos aplicativos que fazem uma análise comparativa dos dispositivos Android. Alguns mais completos, outros mais intuitivos e simples. Nós vamos propor cinco que se destacam dos demais pela qualidade. Cada um tem diferentes unidades de medida e cada um se concentra em determinados aspectos do dispositivo. Cabe a você decidir qual instalar, ou, se quiser, experimentar todos eles!

AnTuTu Benchmark: o teste rápido e completo

Entre os vários aplicativos para medir o desempenho, o AnTuTu é certamente um dos mais abrangentes e rápidos. Ele é compatível com Android a partir da versão 2.3 em diante e, no final do teste, fornece um valor baseado no desempenho do smartphone para compará-lo com os de outros modelos.

Baixar AnTuTu Benchmark para Android

Quadrant: a solução para todos os dispositivos

O Quadrant é também uma ferramenta popular para fazer o benchmarking de dispositivos Android. A vantagem sobre o AnTuTu é a compatibilidade entre tablets e celulares que contenham a versão 1.5 do sistema operacional, o que o torna uma solução ideal para aqueles com equipamento menos moderno.

Baixar Quadrant para Android

CPU Identifier

Este aplicativo analisa os diferentes parâmetros do dispositivo, mas, como o nome indica, se concentra na CPU ou, em outras palavras, no processador central. Sob este aspecto é o melhor aplicativo e mostra, em tempo real, o uso do processador do dispositivo, mas numa interface pouco amigável.

Baixar CPU Identifier para Android

Vellamo Mobile Benchmark: o teste longo e em profundidade

Comparado com outros instrumentos, o Vellamo executa um teste dividido em duas partes: uma, denominada HTML 5, que analisa o desempenho da navegação e outra, a Metal, que mede os valores do dispositivo. Os testes têm uma duração mais longa que os feitos com outros aplicativos e, presumivelmente, são mais aprofundadas.

Baixar Vellamo para Android

3DMark: para os jogadores de smartphones

O benchmarking do 3DMark é focado no desempenho para jogar com o dispositivo, e por este motivo, só é compatível com o OS do Android 3.1, ou seja, com smartphones relativamente modernos e tablets.

O teste se concentra em uma análise da CPU e dos gráficos. A vantagem oferecida pelo app é que ele compara o desempenho de seu smartphone com as médias de seu modelo. Desta forma, você pode saber como “se comporta” o seu telefone em comparação com os outros dispositivos.

Baixar 3DMark para Android

Browsermark: o teste online para o navegadores

Mais que um teste do dispositivo em si, o Browsermark serve para medir o desempenho do browser. Isto torna o aplicativo perfeito para ajudar a escolher o navegador ideal entre Firefox, Chrome, Opera, Dolphin etc. para o seu celular ou tablet.

Vá para o teste do Browsermark online

Os aspectos mais importantes a considerar

Você executou vários aplicativos de benchmark no seu Android… e agora? Além do relatório geral de comparação entre o seu tablet e/ou celular com outros dispositivos – o intuito é mostrar a diferença de performance -, outros valores, estes mais específicos, também são exibidos. Estes dados devem ser levados em consideração para você conhecer os pontos fortes e fracos.

  • Versão do sistema operacional: Determina quais apps podem ser instalados, bem como a segurança e o tipo de atualização do seu dispositivo. Em alguns aplicativos você vai encontrá-lo com o nome de OS, em outros com UX, SDK version ou Android. Em nosso artigo, vamos mostrar como você pode atualizar o sistema operacional.

Saber a versão do Android é importante para segurança e compatibilidade

Para este tipo de verificação o melhor programa é o AnTuTu, que avalia em detalhes, enquanto outros aplicativos só dizem se o desempenho de smartphone correspondeu às expectativas ou não.

  • RAM: a memória do seu dispositivo, que determina a velocidade com que realiza as operações e também se é capaz de executar ou não um aplicativo. Cada smartphone ou tablet tem uma certa quantidade de memória RAM, mas a velocidade pode variar dependendo de vários fatores. Assim, além de verificar quantos MB ou GB de RAM você tem, você deve ver qual é o desempenho real.
  • CPU ou processador: é o coração do seu telefone ou tablet e é determinante para o desempenho das atividades. Em telefones como o Nexus 4 e outros de última geração, está dividido em quatro núcleos que trabalham simultaneamente. Além de analisar as características específicas, é possível controlar a utilização da CPU em tempo real.

Se você estiver com pouco espaço no disco, considere eliminar alguns aplicativos ou movê-los para o cartão SD.

  • O espaço disponível e velocidade de leitura e gravação: espaço disponível é quem determina quantas fotos, vídeos, aplicativos e dados podem ser armazenados no dispositivo. A memória interna completa pode afetar negativamente o desempenho de leitura e gravação (I/O) do dispositivo, ou seja, a troca de dados entre aplicativos e a performance geral do smartphone ou tablet. O AnTuTu fornece esses dois dados, no último item do relatório.
  • GPU e gráficos: a GPU determina a complexidade dos vídeos e gráficos que o dispositivo é capaz de reproduzir, e a qualidade com que ele executa (os FPS, frames por segundo). Cada aplicativo que é usado para medir o desempenho apresenta valores diferentes, embora a maioria categorize entre gráficos  2D e 3D. No entanto, o melhor a este respeito é o 3DMark, que detalhará os resultados dos gráficos de teste e dos FPS, comparando-os com os esperados para seu dispositivo.

Benchmark sim, mas não é tudo

Fazer avaliação do Android é importante, mas acima de tudo você deveria fazê-lo várias vezes e com diferentes aplicativos. Foi constatado que alguns fabricantes usam truques para alterar os resultados quando são medidos com alguns apps específicos.

Além de comparar os resultados com outros dispositivos diferentes do seu, você deve comparar especialmente os resultados com os do desempenho médio do modelo do seu smartphone ou tablet. Nesta tarefa, o 3DMark é bastante útil.

Depois de ter medido o desempenho do seu Android, se não estiver satisfeito, você pode tentar melhorá-lo. Para saber como fazer, fique ligado em nossa Android Academy!

Que resultados você obteve com o seu Android? Conte para a gente!

[Artigo original em italiano]

Leia também:

Carregando comentários