Como mover os chats do WhatsApp para outro celular

WhatsApp

Um dos motivos para o sucesso do WhatsApp é a sua facilidade de cadastro, porém, sem uma conta e senha no serviço, não é possível gravar suas conversas na internet. Ao trocar de celular geralmente se perde todo o histórico do app. Com alguns passos você pode transferir seus papos para o novo celular.

Como você pode ter visto, as conversas (chats) são armazenadas na memória do celular e não nos servidores do WhatsApp. Então, ao trocar de telefone e manter o mesmo número, o histórico de conversa não migra para o novo aparelho.

Para protegê-lo de olhares indiscretos, o WhatsApp armazena os históricos dos bate-papo como arquivos criptografados. Felizmente, você não precisa decifrar para movê-los para outro telefone: se você fizer um backup, pode transferir do e restaurar facilmente os diálogos.

Primeiro, crie um backup no telefone antigo

Quase todas as versões do WhatsApp têm a opção de salvar uma cópia de segurança dos chats na memória do telefone ou no cartão SD. O caminho exato varia um pouco de um sistema operacional para outro:

  • Android: Configurações > Configurações de conversas > Fazer Backup de Conversas
  • iPhone: Opções > Opções de conversas > Backup de conversas (Sincroniza com o iCloud)
  • BlackBerry: Configurações > Configurações de mídia > Histórico de mensagens
  • Windows Phone: Configurações > Backup
  • Nokia S60: Configurações > Histórico de Chat > Fazer backup do histórico de chat

Agora você tem um backup de chats no cartão SD ou na memória do celular. O caminho e o nome do arquivo também variam entre sistemas (conecte o telefone ao PC com um cabo USB para copiar):

  • Android: \sdcard\WhatsApp\Databases\msgstore.db.crypt
  • iPhone: net.whatsapp.WhatsApp\Documents\ChatStorage.sqlite
  • BlackBerry: \SD Card\databases\WhatsApp\messagestore.db
  • Windows Phone: \SD card\WhatsApp\WinPhoneBackup
  • Nokia S60: \wa\MsgStore.bak (expira a cada 7 días)

Restaurar os chats de WhatsApp no novo telefone

Se você salvou os chats no cartão SD, restaurar em outro telefone é tão simples como inserir o cartão – ou copiar os arquivos para a memória interna – e iniciar o WhatsApp pela primeira vez.

O WhatsApp identifica se há um backup de conversas

Na sua primeira execução, o WhatsApp procura históricos antigos de bate-papos

Se você já executou o WhatsApp antes de fazer a cópia, as conversas não irão aparecer. Se for esse o caso, desinstale e reinstale o WhatsApp. Para o iPhone, o backup é armazenado no iCloud, para que você não tenha que mover nada, só precisa se ​​conectar à internet.

E se você estiver passando do iPhone ao Android…

Para mover conversas do WhatsApp de um iPhone para um Android você pode usar o aplicativo WhatsApp Migrator, que converte automaticamente o banco de dados usado no iPhone para o formato do Android.

WhatsApp Migrator

O aplicativo cuida de tudo, exceto remover o backup do iPhone. Deve fazê-lo com as ferramentas especiais, como o iPhone Backup Extractor (Windows) ou iPhone / iPod Touch Backup Extractor (Mac).

Tela do iPhone Backup Extractor

O iPhone Backup Extractor com a base de dados de WhatsApp selecionada (fonte)

Migrar os chats entre outros sistemas (por exemplo, entre Symbian e Android ou BlackBerry e Android) é tecnicamente possível, mas complicado. Não existem ferramentas para mover chats entre esses sistemas.

Em caso de emergência, você sempre tem a opção de enviar os chats para o seu e-mail a partir do WhatsApp no seu celular antigo. Pelo menos você não vai perder suas conversas importantes.

Se você tem alguma dúvida sobre WhatsApp, Android ou Windows deixe um comentário abaixo, ou envie na nossa página do Facebook.

[Artigo original em espanhol]

Leia mais:

Carregando comentários