Como mudar o buscador padrão do Firefox

Como mudar o buscador padrão do Firefox

Um dia você se levanta e descobre que o Yahoo! substituiu o Google como buscador no Firefox. Dureza. E agora, como modificá-lo outra vez? Continue lendo que eu explico como fazer.

Os navegadores de internet competem entre si e, nessa luta, os buscadores são uma de suas armas. Por isso, é normal vê-los trocar de motor de pesquisa com frequência. Nesse contexto, porém, quem sai perdendo são os usuários, que se encontram de uma hora para a outra com um buscador diferente.

Para que essas mudanças de motor de pesquisa deixem de irritar você, convém aprender agora mesmo a trocar o buscador padrão do Mozilla Firefox. Assim, será possível escolher o que quiser e corrigir qualquer mudança involuntária.

1. Localize a barra de busca do Firefox

No Firefox, você tem duas opções de busca: a barra de endereços ou a barra de pesquisa. É esta última que diz a você qual buscador está sendo usado de forma padrão.

O ícone da barra de pesquisa confirma que o buscador padrão é o Yahoo

2. Clique sobre a flecha ao lado do ícone do buscador

Clique na seta que está ao lado do ícone do buscador. Você verá uma lista de motores de pesquisa.

3. Escolha o buscador que deseja usar como padrão

Clique no buscador que quiser para que se transforme no motor de buscas padrão do Firefox. A partir desse momento, você poderá efetuar pesquisas a partir das duas barras usando o mesmo buscador escolhido.

4. Gerencie seus buscadores (opcional)

Talvez você queira eliminar algum buscador ou trocar a ordem com que aparecem na tela. Nesse caso, basta voltar ao menu da seta e selecionar a última opção (Organizar pesquisas…).

Nessa janela, você poderá trocar a ordem com os botões Para cima / Para baixo, ou mesmo remover buscadores. Caso se confunda durante o processo, sempre poderá restabelecer a configuração original.

Adicionar novos buscadores é fácil

Existem dois jeitos de adicionar novos buscadores ao Firefox. O primeiro é ir à página oficial de complementos e escolher a categoria de motores de pesquisa. Então, bastará um clique no botão verde para que o sistema de busca desejado seja incluído no Firefox.

A segunda maneira consiste em visitar o buscador que quer adicionar, pressionar a seta do passo 2 e escolher a opção de adicionar. O problema deste método é que nem todos os buscadores são compatíveis com esta função.

Baixar Firefox para Windows

[Artigo original em espanhol]

Leia mais sobre o Firefox:

Carregando comentários