Como organizar suas fotos de forma profissional

Os álbuns de fotos tendem a crescer sem controle nesta era da fotografia digital. Por isso, a decepção de não encontrar suas imagens organizadas é inevitável. Ainda mais se você perdeu a localização das fotos daquela viagem fantástica a Londres com seus amigos ou daquele incrível amanhecer na sua praia favorita.

Não importa o contexto (como fotos de presentes, a festa de casamento do seu melhor amigo ou poses em frente ao espelho). Se você gosta bastante de fotografias, é fundamental instalar um programa para gerenciar e organizar suas imagens no computador.

Durante nossa avaliação, nós escolhemos quatros programas excelentes para testar. Quer saber quem venceu a competição? Leia nosso comparativo completo!

Neste artigo, nós falaremos sobre as funções básicas de um programa de gerenciamento de fotos.

Importação

importCom a função de importar imagens, você pode copiar suas fotos do cartão de memória ou de qualquer outra pasta do HD. Ao mesmo tempo, as fotos são enviadas ao catálogo do organizador de imagens.

No modo de pré-visualização, você pode selecionar as fotos que deseja copiar. O problema é que o processo de importação pode duplicar imagens já salvas no PC. Em alguns programas, você pode remover o efeito dos olhos vermelhos durante a importação, bem como editar os metadados.

Categorias e tags

categoriesServe para organizar as suas fotos em categorias, palavras-chaves ou tags. Se você usar as tags de maneira eficiente, a busca funciona como uma maravilha…

No melhor dos cenários, o programa consegue pesquisar a sua imagem escolhida em diferentes pastas ao mesmo tempo. Isso significa que você pode encontrar as fotos do seu cachorro de estimação numa pasta específica do sistema sem sustos.

Tags ou etiquetas, que podem ser interpretados como rótulos, estão ligados às imagens de diferentes formas. Alguns programas permitem criar palavras-chave manualmente e outros sugerem tags automaticamente, que devem ser apenas arrastadas para a imagem.

Metadata: IPTC e Exif

A organização por tags e categorias normalmente só funciona no programa correspondente. No entanto, existem um grande variedade de metadados que são escritos nos dados da fotografia.

metadataEstes mesmos dados se encontram disponíveis fora dos programas para gerenciar imagens. O Windows Explorer é um dos exemplos. As informações das imagens são chamadas de IPTC e Exif. Os dois tipos de metadados são regulados por padrões internacionais, que geralmente são neutros e independentes.

O padrão IPTC reúne a Confederação Internacional das agências de notícias. Ali, estão todos os dados básicos do conteúdo da imagem, como o nome do fotógrafo e o direito autoral de reprodução. Por outro lado, as informações Exif contêm dados técnicos da câmera, como velocidade de obturação, diafragma, distância focal ou valores ISO, além das coordenadas GPS e a data e hora da fotografia.

Pesquisa

searchPara quê servem tanta informações, tags e metadados se você não consegue usar uma busca eficiente? A precisão da busca é um utilitário fundamental para os organizadores de fotos.

O cenário desejável é combinar com eficiência opções distintas de pesquisa, como categorias, palavras-chave, metadados ou avaliações, para visualizar rapidamente as fotos armazenadas em pastas diferentes.

Editor

Tudo bem que a primeira tarefa de um programa que gerencia fotos não é editar imagens, mas com frequência necessitamos fazer alguma pequena correção. Por isso, a maioria dos programas de organização de fotos contam com opções de edição de fotos mais ou menos amplas, que variam desde a simples função de recortar e anexar alguns filtros de editores de imagem bem desenvolvidos. Por exemplo, a Adobe agrupa o Photoshop Elements com o editor de imagens. Os programas não estão disponíveis separadamente.

Armazenamento online

cloudNão temos dúvidas de que você terá vontade de compartilhar suas fotos organizadas e bem editadas com amigos e família. Os organizadores de imagem estão ligados a diferentes serviços de armazenamento online.

O espaço de armazenamento, tipo de serviço e redes sociais compatíveis com os programas podem ser decisivos na hora de escolher uma ferramenta de organização.

Uma vez que esteja configurado, é mais cômodo compartilhar suas imagens diretamente pelo programa do que pelo Facebook, Flickr ou Twitter. A maioria dos programas do nosso especial dispõe de suas próprias soluções para a nuvem, que podem oferecer outros inúmeros serviços distintos.

Cópia de segurança

backupNinguém gosta de fazer cópias de segurança, mas elas são fundamentais. Se você trabalhou duro para organizar suas fotos, deve criar um backup fora do organizador de imagens para evitar qualquer imprevisto. Não apenas das fotos em si, mas também da organização do catálogo.

O catálogo inclui o processo de indexação, álbuns e diferentes compilações. Por isso, uma cópia da sua organização pode restabelecer toda a organização em caso de perda de dados – não apenas os metadados salvos nos arquivos das imagens.

Interface

Por último, antes de escolher um programa, é preciso prestar atenção na interface. Você precisa de muito tempo para aprender a utilizá-la ou a aprendizagem é intuitiva? Os bons programas escondem funções não necessárias a primeira vista para melhorar a visibilidade da interface. Por outro lado, o processo contrário também precisa estar claro. Assim, você não precisa passar muito tempo procurando uma função escondida.

Como escolher

Não é simples escolher um programa para organizar suas fotos porque você vai depender dele por muito tempo. Custa muito organizar e catalogar dezenas de imagens em um programa. Por isso, você precisa pensar muito bem sobre os recursos mais importantes.

Se você deseja, por exemplo, colocar as informações das fotos à disposição dos seus amigos ou público, a melhor opção é um programa de gerenciamento personalizável e profundo dos metadados. Se você prefere compartilhar as fotos com seus amigos e família sem perder tempo, é importante que o programa disponha de uma boa integração com os serviços de armazenamento online.

Nós ajudaremos você a escolher o melhor programa para suas necessidades com nosso grande comparativo entre ACDSee, Picasa, PSE Organizer e Zoner Photo Studio.

Carregando comentários