Como saber se o seu Android tem a falha de segurança Heartbleed

Heartbleed Android

O Android também foi atingido com a praga Heartbleed: seu celular pode ser atacado e seus dados, roubados. Por isso, explico a seguir como saber se seu celular está em perigo.

O Heartbleed é uma falha de segurança grave que afeta as comunicações seguras. Essas que, no navegador, são realizadas com um cadeado. O Android também usa o mesmo cadeado, mas só a versão 4.1.1 é vulnerável a este tipo de ataque.

Se seu celular está vulnerável, o que poderia acontecer – pelo menos na teoria – é algum aplicativo malicioso ler seus dados privados. E como a probabilidade disso se tornar realidade é desconhecida, daí a urgência.

Há uma forma simples de comprovar se o Android está em perigo: executando o Heartbleed Security Scanner. Abaixo, você encontra um roteiro de como usá-lo e o que fazer se o risco for confirmado.

1. Instale o Heartbleed Security Scanner

O Heartbleed Security Scanner é um app gratuito criado pelo Lookout, desenvolvedor especializado em aplicativos de segurança para Android. Baixar o app é muito rápido e é possível fazer o download no site do Softonic.

Heartbleed Security Scanner no Google Play Store

2. Faça o teste Heartbleed no seu celular ou tablet

Agora, abra o Heartbleed Security Scanner. O processo de escaneamento é instantâneo. Se seu Android é seguro, aparecerá um ícone verde ao final (o amarelo não é importante):

Verificação de segurança do Heartbleed Security Scanner

Se o seu aparelho é vulnerável e está em perigo, aparecerá um ícone vermelho:

Verificação de segurança do Heartbleed Security Scanner em aparelho afetado

Se seu telefone ou tablet não tem a vulnerabilidade (ícone verde), você pode respirar tranquilo. Caso contrário (ícone vermelho), confira o terceiro ponto.

3. Se o resultado do teste é vermelho, atualize o Android

O Google já avisou aos fabricantes de celulares e tablets para que façam a atualização que soluciona a falha Heartbleed no Android 4.1.1. Para tanto, você precisa esperar que a atualização chegue e fazer o download.

No caso da atualização não chegar, existe outra opção: instalar um Android alternativo e mais atual. É complicado e um pouco arriscado, mas com o CyanogenMod Installer, demora apenas dez minutos.

Um risco teórico, mas que não pode ser ignorado

Parece pouco provável que esta falha exploda imediatamente, mas se você é o proprietário de um celular ou tablet com Android 4.1.1 (Jelly Bean), agora surgiu uma boa razão para atualizá-lo. As opções são muitas, e vão desde a troca de ROM até a mudança de celular.

Seu Android é vulnerável ao Heartbleed? Use o Heartbleed Security Scanner e descubra.

[Artigo original em espanhol]

Baixar Heartbleed Security Scanner no Softonic

Carregando comentários