Como será o novo iOS7? Preto, branco e… prateado!

O novo iOS está para chegar! A data já está marcada para o próximo dia 10 de junho, na WWDC 2003 de São Francisco – com cobertura do Softonic – e também serão lançados o novo OS X 10.9 e alguns dispositivos.

Entretanto, a turma da Apple vai precisar impressionar porque, com a conferência Google I/O e o anúncio do Android 4.3, a concorrência ficou ainda mais acirrada.

E, sabendo que alguns pré-requisitos para o sucesso são fundamentais, resolvemos comentar alguns rumores sobre o novo sistema operacional do iPhone e sua possível interface. Confira:

Novas funções e novo visual

No começo do mês de maio, executivos da Apple – especialmente Tim Cook, o presidente da empresa – estavam preocupados com possíveis atrasos no desenvolvimento do iOS 7. Isso, por conta das profundas mudanças em dois aplicativos importantíssimos: Apple Mail e Calendário. São poucas as informações adicionais, mas é provável que estes aplicativos tenham novidades em ferramentas e uma interface completamente renovada.

Outra notícia importante é a integração com dois importantes serviços da Internet: Vimeo e Flickr. Fontes ligadas à Apple garantem que os usuários poderão se inscrever em ambos os serviços diretamente pelo celular e compartilhar vídeos e fotos com apenas um toque no visor.

Quanto à interface, o minimalismo toma as rédeas do iOS 7 e o visual será mais leve, elegante, simples e estritamente em 2D.


Desde que foi apresentado na Macworld Conference de 2007, o visual do iOS mudou pouquíssimo. Ainda que naquela época fosse um sinônimo de inovação, agora parece pesado, ultrapassado e pouco moderno.

Por isso, a opção pelo bicolor básico: preto e branco, com poucos efeitos tridimensionais. Parece que esta é a tendência com os designers de Cupertino… É esperar para ver.

O monocromático aterrissa também em aplicativos como o iCal para iPad, que perde o clássico efeito de couro. Praticamente todos aplicativos deverão apresentar alguma alteração visual em direção ao preto e branco.

Até mesmo as notificações da tela de bloqueio serão secas e duras: menos transparências e menos cantos arredondados.

Melhoras

Ainda com relação à tela de notificações, também haverá um painel de controle dedicado ao controle rápido de Bluetooth, Wi-Fi e modo avião, bastante usados pela maioria dos donos de iPhones.

Ao mesmo tempo, o aplicativo de meteorologia também seguirá os passos dos demais e terá um visual bastante sóbrio, com algumas discretas animações.

Outro aplicativo em que a Apple resolveu mexer foi o Siri. Um vídeo com conceitos básicos do novo Siri foi publicado recentemente e vale a pena dar uma olhada.

Será que a Apple ainda pensa diferente?

Caso os rumores se confirmem, tal pergunta será inevitável. Estaria a Apple deixando de ser referência no que diz respeito aos novos sistemas operacionais? Se você lembra do lançamento do primeiro iPhone, entenderá esta indagação…

A interface do iOS 7, de fato, parece seguir uma linha bem definida, mas que está longe de ser inovadora. Segue muito mais o modelo da Microsoft para o Windows 8, por exemplo…

É aí que o lema “Think Different” deixa de ser um dogma absoluto e, ao se referir ao pouco tempo, Tim Cook poderia estar falando exatamente sobre a atual realidade da Apple.

Carregando comentários