Como usar as funções Panorama e Photo Sphere no app Câmera do Google

Agora que o aplicativo Câmera do Google se tornou um programa independente e pode ser baixado para qualquer dispositivo com Android 4.4 ou versões superiores, usar os modos adicionais pode ser um pouco confuso.

Fazer fotos panorâmicas não é nada novo nos apps de câmera, mas a usabilidade pode ser distinta dependendo do software usado. Photo Sphere é um modo de câmera que combina múltiplas fotos em uma grande imagem de 360 graus. Nem sempre é útil, mas pode servir para criar fotos interessantes.

As opções Panorama e Photo Sphere estão localizadas em uma tela que aparece quando você desliza o dedo pelo visor da esquerda para a direita. Esse menu mostra todos os modos de câmera disponíveis no programa Câmera do Google.

Modos de fotos da Câmera do Google

Panorama

O app Câmera do Google torna mais fácil a obtenção de fotos panorâmicas. Você começa escolhendo um ponto de início e clicando no ícone de panorama. Isso faz com que a primeira foto seja tirada. Os pontos na tela são guias para manter o alinhamento da imagem. Assim, é só seguir essas indicações para que o programa Câmera do Google tire a foto automaticamente.

Panorama na Câmera do Google

Meu conselho é evitar se mexer enquanto tira essas fotos para que o aplicativo Câmera do Google não tenha dificuldades para combiná-las depois. Assim que acabar o panorama, o app vai processar todas as fotos e combiná-las em uma única imagem.

Modo Panorama completo

No app Fotos, você consegue editar a imagem panorâmica ou fazer isso de modo automático. Outra opção é criar um Tiny Planet, recurso que coloca a foto dentro de um círculo.

Tiny Planet, uma das funções da Câmera do Google

Você pode controlar o zoom e a rotação da imagem por meio do editor Tiny Planet. Também é possível usar ferramentas de edição no Photo Editor para ajudar sua foto de acordo com seu gosto pessoal.

Panorama Tiny Planet, uma função da Câmera do Google

Photo Sphere

A função Photo Sphere amplia a ideia de uma imagem panorâmica e faz fotos para criar uma imagem final de 360 graus imersiva. O recurso funciona melhor quando todos os objetos estão imóveis. Adicionalmente, tirar uma foto esfera em exteriores pode ser a melhor forma de usar a ferramenta. Isso porque a câmera não processa perfeitamente as imagens 100% das vezes e fotos em exteriores são sempre mais perdoáveis.

Tirar uma Photo Sphere é um processo que começa da mesma forma que uma foto panorâmica. Você alinha a primeira foto com o símbolo na tela.

Photo Sphere na Câmera do Google

A Câmera do Google vai mostrar pontos no visor para indicar onde cada foto deve ser feita. Capturar uma foto esfera não leva muito tempo – só se o app Câmera do Google falhar nesse momento, perdendo todas as imagens previamente capturadas. Ao terminar de fazer todas fotos, o app começará a fusioná-las.

 Photo Sphere, função da Câmera do Google

É uma experiência muito mais imersiva quando você vê a imagem em um dispositivo móvel, já que é possível movê-la ou deixar que o app faça isso automaticamente.

Photo Sphere completa na Câmera do Google

Ao olhar a imagem mais de perto, porém, você pode encontrar problemas de “costura”.

Problemas em uma Photo Sphere da Câmera do Google

Na maioria dos casos, o Photo Sphere funciona sem grandes problemas, mas está projetado para ser visto online ou em um dispositivo. Só assim é possível desfrutar de uma experiência imersiva completa.

Edição de Foto

A edição de fotos não mudou muito desde a introdução da Galeria no Android 4.4 KitKat. O editor torna simples esse processo ao oferecer uma série de filtros diferentes, molduras, ferramenta de corte. As opções mais avançadas estão sob o ícone de exposição.

Opções de edição de fotos da Câmera do Google

O editor de fotos oferece 16 opções para o tratamento das suas fotos. Algumas delas alteram a imagem de forma geral, por exemplo Autocolor, Negative Posterize, enquanto outros podem ser aplicados em áreas específicas do material.

Editor de Fotos

O Photo Editor deixa você experimentar muito porque, depois aplicar um efeito, é possível removê-lo com um clique na seta de voltar. Isso significa que qualquer edição acidental pode ser revertida. Algumas dessas ferramentas exigem tempo para serem entendidas por completo, mas mesmo que você não faça este esforço, é bom ser capaz de realizar mudanças rápidas em uma imagem antes de compartilhá-la.

Alternativa rápida e decente

Câmeras de celular geralmente não podem oferecer as mesmas qualidades de uma boa câmera digital. O mesmo acontece com aplicativos de edição de fotos para desktop, que vão muito além dos criados para dispositivos móveis. Mesmo assim, o app Câmera do Google oferece uma boa dose de usabilidade e versatilidade.

Os modos Panorama e Photo Sphere oferecem algo mais com relação a fotos ou vídeos regulares, e são formas interessantes de mostrar uma cena. O único inconveniente é que o Photo Sphere realmente só tem impacto se visto online, apenas assim proporciona uma experiência de conteúdo imersivo; do contrário, é mais um panorama mais complexo.

O app Câmera do Google é uma câmera simples com bons recursos acoplados. As opções de edição encontradas na Galeria do Editor de Fotos aumentam a usabilidade, mas algumas de suas ferramentas mais avançadas vão exigir prática do usuário até que sejam usadas efetivamente.

Você pretende tirar fotos panorâmicas na Câmera do Google?

[Artigo original em inglês]

Leia também

Carregando comentários