Como usar o Tradutor do Google offline no Android

Usar o Google para traduzir textos em um idioma estrangeiro sempre foi uma mão na roda. Quando saiu o Tradutor do Google para celulares então, abriu-se a possibilidade de usar o aplicativo em viagens, se não fosse por um pequeno detalhe: o app precisava de internet para funcionar, o que significava pagar o alto preço do roaming (isso quando era possível se conectar).

Mas agora, com a última atualização do Google Translate, já é possível fazer traduções offline, sem precisar de internet. Veja como é fácil preparar o seu celular para viajar ao exterior e dar uma forcinha na hora de se entender com os gringos:

Pré-requisitos:

Para configurar o Google Tradutor para funcionar offline, você precisa do app atualizado e usar pelo menos a versão Android 2.3 (Gingerbread). Você também vai precisar de bastante espaço livre na memória do celular. Cada língua que você configurar ocupa aproximadamente 150MB de memória!

1. Abra o Menu de Idiomas off-line

Depois de atualizar e abrir o Tradutor do Google, vá para o menu do app e selecione a opção “Idiomas off-line”

2. Selecione os pacotes de idiomas que você vai usar.

O Tradutor do Google já vem com o pacote de inglês pré-instalado. Você vai precisar instalar pelo menos o de português (161MB), além das outras línguas que for usar. No nosso caso, decidimos instalar o pacote de espanhol, para conversar com nossos hermanos sem precisar apelar para o portuñol.

Atenção: recomendamos baixar os pacotes de línguas usando Wi-Fi, pois os arquivos são bem pesados.

3. Selecione as línguas que você quer usar

Depois de instalar os idiomas, é só utilizar o aplicativo normalmente. As línguas que funcionam no modo offline são marcadas com uma tachinha:

As traduções offline não são perfeitas, nem tão boas como as feitas com uma conexão de internet, mas quebram o galho. Veja dois exemplos em inglês e espanhol:

4. Desinstalar os pacotes de idioma

Cada língua adicional que você instala no Tradutor do Google ocupa um bom espaço na memória do celular e talvez seja uma boa ideia apagar o pacote do idioma que você não for mais usar.

Fazer isso é fácil, basta abrir de novo o Menu de Idiomas off-line (como explicamos no ponto 1) e clicar na tachinha da língua que você quer apagar.

O Tradutor do Google  tem 50 idiomas disponíveis offline. O que você achou das traduções feitas sem internet?

Carregando comentários