Comparação gigante: qual é o melhor aplicativo de bate papo para celular?

Google Hangouts, Facebook Messenger, BlackBerry Messenger, Whatsapp, Viber, Skype, Line, WeChat, UppTalk: não costuma passar muito tempo para um desses aplicativos lançarem outra versão atualizada.

Agora esses serviços multiplataformas foram à guerra para conquistar o maior número de usuários que puderem.Se você tem um iPhone, um Samsung Galaxy S4 ou um Nokia Lumia, o comparativo de chat vai ajudar a descobrir quais são os pontos positivos e fracos de cada concorrente.

Nosso comparativo está dividido em 8 partes. Escolha o capítulo mais relevante para você decidir qual é o melhor aplicativo ou leia todas as partes.

1. Cadastro 5. Ecossistema
2. Aparência 6. Consumo da bateria
3. Textos, chamadas e videoconferência 7. Recursos adicionais
4. Sistema de notificações 8. Conclusão

Cadastro

Voltar para o índice

Nesse primeiro ponto, nós veremos todos os métodos para se registrar em cada serviço.

Facebook Messenger:

Existem duas maneiras de se cadastrar no aplicativo de bate papo do Facebook. A primeira, mais simples, é usar os dados da sua conta original do Facebook. A segunda é com o número de telefone.

O FB Messenger verifica quem dos seus contatos está no chat e já faz a integração. Para quem não está registrado, a única saída é preencher o formulário de cadastro do Facebook. O próprio aplicativo redireciona os usuários não registrados para a versão móvel do FB.

Uma vez conectado no serviço, você pode recuperar sua agenda de telefones para mandar mensagens aos seus amigos e até para pessoas que você não tem amizade no Facebook.

Skype:

O processo de registro no Skype é descomplicado. Se você não estiver cadastrado ou não possuir uma conta Microsoft, é preciso preencher o formulário com o nome completo, nome de usuário, senha, email e número de telefone.

Para quem não baixou o app do Android, saiba que é possível criar uma nova conta no próprio celular. O cadastro também pode ser feito no site do Skype ou em na versão para desktop (Windows, Mac e Linux).

Google Hangouts:

Para usar o sucessor do Google Talk, você só precisa da conta Google (ou um Gmail). Algo que a maioria das pessoas que acessam a internet já têm.

A mesma conta, aliás, serve para acessar o Gmail,  Google Drive e Google Agenda, por exemplo. Depois da primeira atualização, o Google Hangouts tentará comprovar o número do seu telefone com uma mensagem SMS. A etapa é facultativa, felizmente.

Uma menção especial para aqueles que usam o celular Android conectado aos serviços do Google: o Hangouts facilita a tarefa porque o email é detectado automaticamente (está associado por padrão no celular). E o aplicativo já vem instalado no Google Nexus e nos aparelhos com Android 4.4

Telas de registro do FB Messenger, Skype e Hangouts

Formulário de registro no Facebook Messenger, Skype e Google Hangouts

Viber:

Você não é obrigado a criar uma conta no Viber para usar o aplicativo. O serviço – como o WhatsApp – usa o número do telefone para detectar, entre seus contatos, quem está usando o app. É necessário comprovar o número do telefone enviando um simples SMS.

O único inconveniente do Viber é adicionar todos seus contatos de uma vez, impedindo uma seleção mais criteriosa dos amigos disponíveis. Se acontecer algum problema, você pode usar as informações do Facebook para recuperar seu avatar e amigos.

BlackBerry Messenger:

Toda conta BlackBerry é caracterizada por um BlackBerry ID. O número de identificação virtual fornecido pelo BlackBerry é a base do sistema. Graças ao ID, você pode recuperar todos os seus contatos e ficar conectado ao BBM em qualquer outro celular.

Ainda não está registrado? Nesse caso, antes de enviar suas primeiras mensagens, você precisa criar uma conta usando um endereço de email válido e depois comprovar o número de telefone. O processo é um pouco cansativo, já que é necessário procurar seus amigos um a um (caso nunca tenha usado o serviço).

Nem tudo é negativo: embora o sistema tenha sofrido com falhas constantes durante o ano passado, o BBM é uma das opções mais seguras se a gente comparar com os concorrentes diretos. As conversas estão codificadas para proteger a privacidade das informações.

WhatsApp:

O WhatsApp, serviço de chat conhecido pelos bons serviços prestado aos celulares, é considerado uma das principais peças do setor de comunicação. A chave do sucesso: não precisa nada além do número de telefone para estar cadastrado.

Assim que você introduzir o código de validação recebido por SMS, o aplicativo estará pronto para ser usado. Um pouco depois, o WhatsApp vai colocar você em contato com as pessoas da sua agenda telefônica que também usam o serviço.

Os novos contatos adicionados vão diretamente para o diretório do WhatsApp. É um ganho de tempo considerável para alguns e uma intrusão desnecessária para outros.

Telas de registro do Viber, BBM e WhatsApp

Formulário de registro no Viber, BBM e WhatsApp

Line:

O Line propõe duas formas de registro: pelo número de telefone e conta do Facebook. O serviço também prevê a possibilidade de associar sua conta com um email válido. Dessa maneira, os parâmetros da conta estão registrados na nuvem e podem ser usados para se conectar com a versão do Line para Windows.

UppTalk:

A inscrição no UppTalk deve ser feito em três etapas. Primeiro, você deve informar o número do telefone. Depois, inserir o código de verificação recebido por SMS. Por fim, criar uma conta de usuário. Se você preferir, use o email ou Facebook.  O processo de inscrição requer mais passos que qualquer outro aplicativo da nossa comparação.

Telas de registro do LINE e Yuilop

Formulário de registro no LINE e UppTalk

ooVoo:

Existem dois métodos de registro: criar uma conta com seu email ou usar a conta do Facebook. Em termos de velocidade, a segunda opção é mais interessante e informa quais amigos do Facebook já usam o ooVoo. As telas de registro são bem simples e funcionais.

WeChat:

Como na maioria dos seus concorrentes, o registro pode ser realizado com o número de telefone ou conta do Facebook. O processo quase não tem complicação e o registro acontece de maneira intuitiva, tamanha facilidade.

Telas de registro do ooVoo e WeChat

Formulário de registro no ooVoo e WeChat

Resumindo:

Entre todos aplicativos comparados, nós encontramos apenas três modalidades distintas: a criação de uma conta tradicional, a validação do registro com um número de telefone e a associação da conta do Facebook. Na primeira opção, há mais campos para preencher no formulário (escolher senha, informar um email válido…) e não reflete a praticidade do PC.

O método popularizado pelo WhatsApp simplifica o processo de cadastro: basta usar o número do telefone para estar registrado no aplicativo. Depois, todos os seus contatos do celular que usam o mesmo serviço são adicionados instantaneamente. O problema é que você não pode remover alguns amigos da lista.

A última maneira usada é associar a conta do programa com o seu perfil no Facebook.  É um dos métodos mais rápidos, mas é o que mais fornece informações pessoais ao desenvolvedor do app. Não é exatamente um problema, mas depende da sua relação de confidencialidade na internet.

Hangouts é o app de bate papo mais simples de configurar.

Para quem possui um Android conectado aos serviços do Google, o Hangouts é o aplicativo mais fácil de ser configurado. Em seguida, o prêmio de aplicativo mais fácil para se registrar vai para o WhatsApp, WeChat, Line e ooVoo. São apps capazes de usar o método do número de telefone e identificar quais dos seus contatos usam o mesmo serviço.
Resultado do formulário de registro

Aparência

Voltar para o índice

Aqui nós vamos descrever a interface dos aplicativos no iOS, Android e Windows Phone.

Facebook Messenger:

As equipes de desenvolvedores do Facebook Messenger optaram por dividir a interface em três abas: Mensagens, Contatos e Configurações.  O mais importante é saber que o aplicativo respeita os padrões de desenvolvimento do iOS e Android. Enquanto a rede social desatualiza o programa do Windows aos poucos, nós percebemos uma grande evolução nos apps para celular.

Skype:

Mesmo que a interface dos apps tenha evoluído nos dois últimos anos, o Skype está distante de figurar como modelo, neste quesito. Muitas opções, muitos menus? É possível. O problema do Skype é não ter encontrado uma interface prática na versão para celular.

Não é difícil ficar perdido entre os números de telefone e os contatos assim que iniciar o aplicativo. Nós também reparamos em problemas de sincronização quando o Skype é usado em dispositivos diferentes. Será que esse é o maior problema da Microsoft para contra-atacar no mercado dos bate-papos móveis?

Google Hangouts:

O aplicativo móvel do Google Hangouts é um excelente modelo de simplicidade. Independente da versão usada, iOS ou Android, nós conseguimos iniciar uma conversa e fazer videoconferência sem qualquer dificuldade…

Resumindo, é o nosso modelo do gênero. A equipe do Google teve o bom senso de apresentar apenas as informações essenciais na tela. É uma escolha que pode ser contestada por usuários avançados, mas não desagradará a maioria.

Telas de interface do FB Messenger, Skype e Hangouts

interface do Facebook Messenger, Skype e Google Hangouts

Viber:

À exceção dos programas de videoconferências, o Viber para celular sabe muito bem o que está fazendo. A interface planejada para o iPhone foi pouco retocada no Android. Apenas a versão do Windows Phone apresenta mudanças visuais de verdade. É possível fazer uma chamada ao pressionar o botão “Call” ou o cartão de visita dos contatos.

BlackBerry Messenger:

Os recém-iniciados no aplicativo vão sofrer até aprenderem a usar o messenger. Como já mencionamos acima, procurar seus amigos via endereço de e-mail, BlackBerry ID ou código PIN não é o processo mais intuitivo do mundo. Em compensação, quando você encontrar sua galera, você não notará nenhuma grande diferença entre os outros serviços de chat.

WhatsApp:

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares da categoria. Para não prejudicar a experiência do usuário, o aplicativo reaproveitou algumas ideias que deram certo em aplicativos como no Skype, por exemplo.

A aba Conversas, por exemplo,  organiza as suas mensagens pelo correspondente. Os desenvolvedores também conseguiram adicionar novos recursos, como compartilhamento de arquivos e mensagens de voz, sem prejudicar a simplicidade do aplicativo.

Telas de interface do Viber, BBM e WhatsApp

A interface do Viber, BBM e WhatsApp Messenger

Line:

A diferença do Line para os outros programas do gênero é sua aparência de desenho animado, fortemente influenciada pela cultura japonesa. Mesmo com a numerosa quantidade de opções e extensões, a interface do Line não complica a vida de ninguém. Ao clicar em um contato, três opções aparecem: Chat, Free Call e Video Call. O histórico da conversação pode ser encontrada em Chats.  As outras opções estão em More.

UppTalk:

UppTalk contém um sistema de créditos – acumuláveis – para você ligar à quem não estiver conectado na internet. A organização dos contatos carece de uma melhoria geral e é um dos fatores que dificultam o uso do aplicativo. Para você ter um exemplo, depois do aplicativo importar sua lista de contatos, a única maneira de organizar a bagunça é com o recurso “Favoritos”. Nem tudo é negativo: os ícones para mostrar qual contato pode ser chamado via VoIP ou ligação tradicional – que consome créditos – é bastante clara.

Telas de interface do Line e Yuilop
A interface do LINE e UppTalk

ooVoo:

Aviso aos usuários de celular: o aplicativo ooVoo pode surpreender. Se por um lado a interface do registro é simples e eficiente, a tela principal do ooVoo é péssima. O app é composto por três áreas: Amigos, Mensagens e Eu. Qualquer uma delas leva para um menu de coisas desnecessárias. Para trocar entre um contato e outro é necessário passar a tela da esquerda para a direita. Usabilidade não parece o forte do ooVoo e o usuário precisa passar por um verdadeiro período de adaptação para se acostumar.

WeChat:

Lançado em abril de 2012 fora do território chinês – antes era conhecido como Weixin – o aplicativo WeChat conseguiu recuperar o melhor dos apps móveis de mensagens instantâneas. A interface sem firulas remete aos aplicativos Line e WhatsApp. A divisão do app é simples: Chats para armazenar as conversas recentes e Contatos para organizar seus amigos. Só existe uma pequena diferença com os concorrentes: a aba Descobrir fornece funções adicionais como jogos, adesivos e um atalho para o recurso Momento.

Telas de interface do ooVoo e WeChat

A interface do ooVoo e WeChat

Resumindo:

Interfaces  modernas e sem complicações para quase todos

A qualidade das interfaces dependem do número de funções disponíveis. Se existem algumas falhas notáveis, como no ooVoo, o resto dos aplicativos apresentam as interfaces bastante fáceis de serem usadas. O prêmio vai para o Google Hangouts, o serviço com a interface mais simples do nosso teste.

Classificação geral do quesito aparência

Mensagens, chamadas e videoconferências

Voltar para o índice

Agora veremos as funções básicas oferecidas pelos serviços de mensagens.

Facebook Messenger:

Antes, era uma aplicação sem importância da rede social. Agora, o serviço de chat do Facebook é uma parte relevante da experiência final. Muito provavelmente por oferecer mais privacidade que as publicações na timeline. O aplicativo incorporou recursos interessantes gradualmente, como o compartilhamento de fotos e chamadas de voz. As videoconferências continuam ausentes.

Skype:

A grande força do Skype é permitir que todos usuários façam tudo sem pagar nada, seja em um computador ou celular. Videoconferências, compartilhamento de arquivos ou só chat. O Skype só cobra caso você queira ligar para um número de telefone real, me mesmo assim o preço costuma valer a pena, principalmente para interurbanos ou chamadas internacionais. Para fazer chamadas em vídeo com três ou 10 pessoas é preciso assinar a versão Premium do app.

Google Hangouts:

O Google Hangouts contém duas funções principais: bate-papo e chamadas em voz ou vídeo. É possível reunir até 10 pessoas numa mesma conferência, independente do dispositivo usado – tablet, celular ou computador. Hangouts ainda não faz ligações para telefones fixos ou celulares não conectados à internet, mas o outro, Google Voice, consegue. Quem sabe o Google não integra os dois serviços em um futuro próximo?

Telas de chamada do FB Messenger, Skype e Hangouts

Recursos do FB Messenger, Skype e Hangouts

Viber:

Além dos recursos tradicionais, Viber oferece a possibilidade de fazer chamadas em vídeo via VoIP com qualquer um dos seus contatos no computador. Você também pode fazer ligações de e para celulares, mas sem o recurso de vídeo. Em nossos testes, observamos um pequeno atraso de voz, mesmo usando uma conexão de alta velocidade. O mesmo resultado foi percebido em ligações 3G de celular para celular.

BlackBerry Messenger:

Blackberry Messenger é um app tradicional para trocar mensagens com segurança. O BBM nunca ofereceu os recursos de vídeo conferência ou ligações VoIP. Ele sempre foi percebido apenas como um programa de chat. O aplicativo oferece uma grande lista de emoticons e compartilha fotos ou notas de voz. Resumindo: BBM ainda luta para ser páreo ao Hangouts ou Viber.

WhatsApp:

As primeiras versões do WhatsApp focavam no envio de mensagens entre celulares. Quase igual aos outros, o visual é uma cópia das interfaces de SMS, mas com a possibilidade de criar grupos de discussão. O aplicativo evoluiu com a chegada do compartilhamento de arquivos, da geolocalização e notas de áudio. Por outro lado, o WhatsApp ainda não implementou as chamadas de voz. Seria uma escolha racional ou medo de desvirtuar a simplicidade do aplicativo?

Telas de chamada do Viber, BBM e WhatsApp

Recursos do Viber, BBM e WhatsApp

Line:

O aplicativo Line destaca os recursos de chamada de voz ou vídeo. Ao selecionar uma pessoa da sua lista de contatos, o serviço permite escolher entre conversa, mandar mensagem de voz ou fazer vídeo conferência. A qualidade de áudio é muito boa, mas a qualidade de transmissão do vídeo não é estável e frequentemente é perdida. Line também encoraja você a baixar novos recursos, funcionalidades ou aplicativos. Às vezes é um jogo, um papel de parede ou adesivo. Tudo é feito para que você mergulhe cada vez mais no ecossistema do comunicador.

UppTalk:

O menu principal do UppTalk distingue com ênfase as mensagens das chamadas de voz. O aplicativo não permite vídeos conferências. Contudo, nós encontramos grupos de chat e um teclado virtual para fazer ligações usando os créditos do UppTalk. A qualidade das chamadas VoIP é correta e as atualizações de notificação ajudam você a não perder mensagens ou ligações durante qualquer outra atividade.

Telas de chamada do LINE e Yuilop

Recursos do LINE e UppTalk

ooVoo:

Qualquer pessoa que usar o ooVoo pela primeira vez vai se perguntar como fazer uma simples chamada. O ícone “V” na tela principal permite rodar o módulo de conferência – que suporta até 12 pessoas. Enquanto o botão “Play” leva  para a câmera do celular, permitindo assim você a criar um vídeo e postar no aplicativo. Também é permitido gravar vídeos mensagens para seus contatos. O aplicativo se comportou muito bem durante nossos testes com vídeos chamadas.

WeChat:

No WeChat, para escolher um contato, é preciso iniciar uma conversa. À partir da janela de conversação é possível mandar uma mensagem em vídeo, criar uma mensagem ou uma chamada em voz, compartilhar sua geolocalização, fotos e mais. Não entendemos por que o WeChat ainda não oferece chamada direta para facilitar o acesso.

Telas de chamada do ooVoo e WeChat
Recursos do ooVoo e WeChat

Em resumo:

ooVoo e Google Hangouts se diferenciam dos concorrentes ao oferecer vídeo conferências que suportam até 12 pessoas

Os aplicativos usados para fazer a comparação têm mais ou menos os mesmo recursos básicos. O elemento chave é a videoconferência. Alguns serviços, como o WhatsApp, Facebook Messenger e outros, não permitem discutir “cara a cara” com seu correspondente. Outros, como o Skype e Viber, limita as videoconferências para duas pessoas no plano gratuito. O ooVoo e o Google Hangouts se destacam por oferecer conferências gratuitas para até 12 pessoas.

Resultado da comparação entre chamadas

Sistema de notificações

Voltar para o índice

Em um mundo muito conectado, as notificações de envio, recepção e presença oferecem informações de grande importância para qualquer pessoa. Cada serviço apresenta um sistema diferente. Aqui nós veremos como cada um funciona.

Facebook Messenger:

O Facebook Messenger contém inúmeros meios de notificação. Você pode saber quando o destinatário está disponível para bater papo, em qual plataforma ele está conectado, em qual momento a conversa foi iniciada e até mesmo quando a sua mensagem foi lida. Nós apreciamos bastante o fato do Facebook usar quase o mesmo sistema de notificação em plataformas diferentes.

Skype:

Entre todos aplicativos para celular, o Skype possui o sistema de notificação mais simples. Se o contato não ler a mensagem enviada, aparece uma pequena mensagem de “Em espera” à direita da janela. Quando a mensagem foi acessada, a notificação é substituída pelo horário da leitura. Em seguida, todas as mensagens enviadas são exibidas na mesma aba em questão de minutos. Como já havíamos observado antes, o grande problema do Skype é a sincronização entre dispositivos diferentes.

Google Hangouts:

O sistema de notificação é o ponto fraco do Hangouts. As únicas notificações oferecidas pelo chat do Google é do tipo push, onde as informações são enviadas pelo servidor. Não é possível saber a que horas a mensagem foi recebida e nem se o destinatário a leu. Também é impossível saber quando você conversou pela última vez com alguém.

Telas de notificação do FB Messenger, Skype e Hangouts

O sistema de notificações do FB Messenger, Skype e Hangouts

Viber:

Viber chama sua atenção para a presença dos contatos com a indicação “Online”, que aparece abaixo do nome do seu amigo. No caso de ausência prolongada, você pode saber desde qual horas ele está longe do chat. O sistema de notificações funciona sem problemas. O app usa dois “tiques” para informar à você quando uma mensagem foi entregue. Só não tem como saber quando a mensagem foi lida.

BlackBerry Messenger:

BlackBerry Messenger usa o mesmo sistema de notificações há dez anos. Mas é um sistema complexo e eficiente. A letra D (entregue, delivered em inglês) é usada para dizer quando a mensagem foi entregue no celular do amigo. Se o destinatário não iniciou o aplicativo, o BMM o notificará quando abrir. Quando a pessoa ler a mensagem, a letra R (lido, read em inglês) aparece na tela. O BBM não especifica quando foi a última vez que seu contato ficou disponível no aplicativo. Finalmente, notamos alguns problemas de sincronização.  BlackBerry Messenger tem qualidades e pontos fracos, o que resultado num desempenho misto.

WhatsApp:

Junto com o BlackBerry Messenger, o WhatsApp foi um dos pioneiros das notificações. Muito popular entre os usuários, os dois tiques representam o sucesso de envio da mensagem: um tique é para dizer que a mensagem está armazenada no servidor e outra para informar que chegou ao endereço do seu contato. Outra informação importante presente depois do lançamento do aplicativo: o status “online” e “ausente à partir…” para mostrar quem está disponível para conversar.

Telas de notificação do Viber, BBM e WhatsApp

O sistema de notificações do Viber, BBM e WhatsApp

Line:

Line apresenta um sistema de notificações eficiente. Em contrapartida, o aplicativo não indica em qual momento o destinatário leu a mensagem, se ele está ausente por muito tempo etc. Apenas a data de envio aparece na tela, ao lado da mensagem. Line se limita à mostrar o mínimo necessário.

UppTalk:

Além do sistema tradicional de notificações, o UppTalk informa quando o contato recebeu sua mensagem. O WhatsApp, aliás, influenciou diretamente o esquema de notificação com dois tiques no UppTalk. O primeiro tique significa que a mensagem chegou ao servidor, enquanto o segundo mostra que a mensagem chegou até o celular do seu amigo. Um terceiro símbolo – o envelope – mostra que a mensagem foi lida. Você também consegue saber a data e hora que seu esteve conectado no serviço pela última vez.

Telas de notificação do LINE e Yuilop

O sistema de notificações do LINE e do UppTalk

ooVoo: Além das notificações tradicionais, o ooVoo tem mais dois tipos de informações complementares: a hora que a mensagem ou a chamada de voz foi enviada e quais amigos estão disponíveis para uma conversinha. Quanto ao resto, não tem como saber quando foi o último momento que seu amigo ficou online ou quando sua mensagem foi lida.

WeChat: Sobre notificação, o WeChat se contenta com o mínimo possível. Apesar do sistema funcionar sem problema, você não encontrará informações sobre a recepção da mensagem, por exemplo. O app só mostra a hora de envio na janela da conversa.

Telas de notificação do ooVoo e WeChat

O sistema de notificações do ooVoo e WeChat

Resumindo:

Existem alguns apps como o WhatsApp que mostram muitas informações e outros que preferem a simplicidade.

Cada serviço apresenta um sistema de notificações diferente. Certos aplicativos, como o WhatsApp, gravam, mensuram e mostram todas as informações relacionadas à enviar e receber mensagens. Outros apps preferem mostrar a menor quantidade de informações possíveis. A nossa classificação recompensa os serviços que anexam mais informações, apesar de não afetar a performance dos outros aplicativos listados.

Resultado final da comparação entre sistemas de notificação

Ecossistema

Voltar para o índice

É possível trocar os programas de mensagens do Windows para os de celular? Vamos descobrir qual programa é eficiente para resolver este problema.

Facebook Messenger:

Quando o Facebook Messenger foi lançado, em agosto de 2011, logo foram anunciadas versões para iPhone, Android e BlackBerry. Existe uma versão para o Windows, embora pareça estar desatualizada em favor dos aplicativos para celular. O modo de bate-papo na internet evolui consideravelmente. Contudo, ainda não existe uma versão para Java ou Symbian.

Skype:

O Skype está presente em quase todas plataformas, inclusive no Linux, com uma versão 100% funcional – os puristas reclamarão no fato do programa ter código fechado. É difícil encontrar um programa mais multiplataforma que o Skype, uma vez que existe uma versão especial para os telefones fixos permanentemente conectados à sua rede. Assim você pode ligar para qualquer parte do mundo sem gastar tanto dinheiro. Este, aliás, é o maior sucesso do Skype: um longo processo que impressiona os usuários. Além disso, o serviço é reconhecido mundialmente e permite a muitos expatriados conversar com suas famílias.

Google Hangouts:

Google Hangouts só está disponível para iOS e Android. Os usuários do BlackBerry podem usar uma versão mais antiga do Google Talk, embora o sistema operacional não tenha o aplicativo original atualizado. O Windows Phone foi negligenciado. Eles dizem que a interação entre versões diferentes do celular, Windows e Mac via Chrome é excelente. O Google aproveita o poder dos seus servidores para garantir uma experiência de qualidade. É possível ainda mudar durante uma chamada de voz de PC para o smartphone.

Viber:

O Viber possui uma versão para o Windows, Mac e está presente na maioria dos sistemas operacionais de celular: Android, iPhone, Windows Phone, BlackBerry, Symbian e Bada. Como no Hangouts, Viber consegue transferir uma chamada no PC para o smartphone com apenas um clique.

BlackBerry Messenger:

Embora algumas fontes afirmem que o BBM esteja disponível em breve para o Windows Phone, o aplicativo oficial só existe para o BlackBerry, iPhone, iPad e Android. Quem não possui os sistemas listados estão excluídos da conversa porque não existe uma versão para o Windows e nem uma versão web.

WhatsApp:

WhatsApp Messenger é um serviço fundamentalmente para celulares. O aplicativo oficial só está disponível para os smartphones com números válidos e conectados à internet. E pode ser encontrado nas seguintes plataformas: iPhone, Android, Windows Phone, BlackBerry, Nokia S40 e Symbian. Um dos sucessos do WhatsApp está nos truques usados pelos usuários para rodar o aplicativo no PC ou Mac. O truque mais conhecido é instalar o WhatsApp em um emulador Android ( YouWave ou Bluestacks). A equipe do WhatsApp tolera a prática, mas não recomenda. O mesmo pode ser dito sobre utilitários mais ou menos próximos do app, como Backup for WhatsApp.

Line:

Além de estar disponível para iOS, Android e Windows Phone, Line oferece uma versão do programa para Windows ou Mac para pessoas registradas com um email válido. Você gosta do Line? O serviço oferece diversos aplicativos para aumentar a experiência do programa, como Line Camera e Line Antivírus. Line também oferece um vasto acervo de stickers, mini-jogos e planos de fundo para download.

UppTalk:

Já caso do UppTalk, você encontrará versões para celular e outra para o Kindle Fire. Presente na maioria das plataformas (Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry), infelizmente não tem versões para Windows e Mac. Um bom ponto para ressaltar, porém: em vez de ser uma versão igual para todas plataformas, os desenvolvedores se esforçaram para criar uma versão compatível com as características de cada sistema. No caso do Android, por exemplo, contém o menu lateral organiza todas as opções. No iOS, o app utiliza cinco abas tradicionais na parte inferior da tela.

ooVoo:

Dispõe de aplicativos para iPhone, iPad e um plug-in do Facebook para fazer chamadas em vídeos na web com seus amigos do Facebook.

WeChat:

O WeChat contém aplicativos gratuitos para iOS, Android, BlackBerry, Windows Phone, Nokia S40  e Symbian. Os programadores não oferecem uma versão para Windows e Mac, mas como acontece no WhatsApp, os usuários conseguem emular o aplicativo em um programa como o YouWave.

Resumindo:

Skype e Viber contêm aplicativos para quase todas as plataformas existentes.

O fator multiplaforma pode ser interessante e até mesmo determinante na escolha de um serviço se você estiver usando Symbian, Java ou Windows Phone. Em todos os casos, o Skype e Viber podem ser adequados para você porque eles fornecem aplicativos dedicados e plenamente suportados. Seguindo com nossa comparação, pudemos sentir na pele como é difícil a vida dos usuários Windows Phone: muitos aplicativos importantes não estão disponíveis para download.

Resultado da comparação entre ecossistema

Consumo da bateria

Voltar para o índice

Um dos critérios mais importantes para escolher o aplicativo de bate-papo é saber o impacto do consumo de bateria no celular.

Facebook Messenger:

Os aplicativos para iOS e Android são conhecidos pelo baixo consumo Consumo de bateria satisfatóriode bateria. Nesse sentido, não há grandes complicações.

Skype:

O Skype é um dos programas que mais gastam bateria do celular. Consumo de bateria excessivoTodavia, a equipe de desenvolvimento do aplicativo está trabalhando para melhorar o consumo.

Google Hangouts:

O Google Hangouts não consome tanta bateria do celular e, Consumo de bateria satisfatórioparticularmente, não exige tantos recursos do sistema – seja em processamento ou memória. O aplicativo é discreto em segundo plano e não alarda quando você recebe uma chamada ou mensagem.

Viber:

O consumo de bateria do Viber é aperfeiçoado para gastar o mínimoConsumo de bateria satisfatório possível. Durante os nossos testes, o app Carat para Android não detectou o Viber e, consequentemente, o comunicador não ficou entre os piores em relação ao desempenho.

BlackBerry Messenger:

O BlackBerry Messenger roda no background do celular e faz Consumo de bateria satisfatóriochamadas de vídeo ou voz apenas para usuários do sistema. Seguindo a lógica, os aplicativos para iOS e Android farão o mesmo em breve. O ponto positivo desta limitação é pouco consumo de bateria.

WhatsApp:

Em termos de consumo de bateria, o WhatsApp ficou no meio da tabela. Consumo de bateria pouco otimizadoSegundo nossos testes, o WhatsApp demonstrou gastar mais que o normal. E a situação é um pouco curiosa, já que o WhatsApp não faz chamadas de voz e por isso mantém o consumo estável.

Line:

Os nossos testes com o aplicativo Carat, detectamos que o LINE Consumo de bateria excessivoconsome muita bateria do celular. O resultado final deixou o Line entre os piores classificados da nossa comparação. Talvez seja resultado da política de sugerir novos aplicativos para serem instalados no ecossistema do chat.

UppTalk:

De acordo com nosso aplicativo de testes, Carat, que detecta os aplicativosConsumo de bateria excessivo com pior desempenho em relação à consumo, o UppTalk é aplicativo que mais gasta energia da bateria.

ooVoo:

O aplicativo ooVoo consome a bateria na quantidade correta.Consumo de bateria pouco otimizado Classificado entre os melhores do nosso teste, o aplicativo conseguiu limitar o impacto na bateria, apesar de conter uma série de opções e recursos disponíveis.

WeChat:

O serviço Consumo de bateria satisfatórioWeChat não foi classificado pelo Carat como “baterívoro”. O aplicativo, quando executado em segundo plano, não consome tanta bateria como alguns apps daqui.

Resumindo:

UppTalk, Skype, LINE e ooVoo ficam entre os últimos colocados.

Se a maioria desses aplicativos alcançam níveis iguais e aceitáveis em termos de consumo de bateria, alguns se destacam por usar muita bateria – de maneira quase inaceitável. Falamos especialmente do UppTalk, Skype, LINE e ooVoo, que ficaram em último.

Resultado da comparação sobre consumo de bateria

Recursos adicionais

Voltar para índice

Além das chamadas de voz e mensagens instantâneas, os serviços oferecem outras funções interessantes?

Facebook Messenger:

Em matéria de funcionalidades adicionais, o Facebook Messenger ainda corre atrás dos outros aplicativos. Não oferece chamadas de vídeos, mas, pelo menos, a versão do messenger está disponível para qualquer pessoa no site da rede social.

Skype:

O Skype oferece diversos recursos, que geralmente não são conhecidos por quase todos usuários. Você sabia, por exemplo, que é possível conectar-se à hotspots Wi-Fi e pagar a conexão com seus créditos do Skype? As possibilidades são explicadas pelo fato do Skype ser bem ativo no mundo profissional e precisar de funções inovadoras.

Google Hangouts:

O Google Hangouts é bastante econômico com recursos adicionais. O comunicador está limitado para fotos e geolocalização. Em todo o caso, as notas de voz e o compartilhamento de arquivos suprem a ausência de recursos que poderiam fazer falta. Não há notificações avançadas e, atualmente, a inovação não está ao lado do bate papo do Google.

Telas de funcionalidades adicionais no FB Messenger, Skype e Hangouts

Os recursos adicionais do Facebook Messenger, Skype e Hangouts

Viber:

Além do conhecido, o Viber oferece coisas mais interessantes, como compartilhamento de geolocalização ou vídeos e uma porção de stickers para você usar durante a conversa. Do lado negativo, você não pode compartilhar telas ou enviar certos tipos de arquivos.

BlackBerry Messenger:

Sem chamada de voz ou vídeo (no iOS e Android), BBM continua um pouco atrás dos competidores na disputa do aplicativo mais completo para bater papo. Uma das funções mais interessantes é copiar a tela do bate-papo e colar em outra conversa ou nota.

WhatsApp:

O WhatsApp não inova faz certo tempo. As opções adicionais inseridas com o passar do tempo não configuram como novidades relevantes. Apenas mensagens de voz, que futuramente nós esperamos vê-las transformadas em chamadas de voz no futuro.

Telas de funcionalidades adicionais no Viber, BBM e WhatsApp

Os recursos adicionais do Viber, BBM e WhatsApp

Line:

Em oposição ao Skype e suas funções corporativas, o Line foca na diversão, quase juvenil. A característica adicional mais relevante? A mini rede social que permite adicionar fotos, artigos e muito mais. Line também oferece muitas outras atividades com os aplicativos adicionais. Nós encontramos um monte de jogos e stickers à disposição.

UppTalk:

UppTalk contém algumas funcionalidades interessantes. O sistema de publicidade para obter créditos é uma boa ideia. Infelizmente, na prática, não convence. Indo além das chamadas VoIP, UppTalk oferece um módulo de conversa com muitas opções de compartilhamento, como envio de fotos e localização

Telas de funcionalidades adicionais no LINE e Yuilop

Os recursos adicionais do LINE e UppTalk

ooVoo:

ooVoo oferece alguns recursos adicionais inovadores, como um filtro adicional para a sua webcam de videoconferência ou a habilidade de gravar pequenos vídeos e usar como avatar.

WeChat:

WeChat vai um pouco mais longe que apenas a comunicação instantânea. A guia “Meus Posts” permite à qualquer pessoa manter uma espécie de diário, mais ou menos como o mural do Facebook. No mesmo local, existe até uma opção para você favoritar e comentar a postagem do pessoal. O app também consegue amigos próximos de você. No outro lado, tirando as chamadas ou mensagens, não existe nenhuma inovação em particular.

Tela de funcionalidades adicionais no ooVoo e WeChat

Os recursos adicionais do LINE e  UppTalk

Resumindo: Se você deseja se comunicar por mensagem e interagir com seus contatos para compartilhar telas, arquivos, vídeos e sua geolocalização, qualquer aplicativo do top-5 vai ajudar você nesta missão. O Skype é o campeão porque oferece recursos verdadeiramente inovadores. Mesmo que algumas funcionalidades não estejam disponíveis para a versão celular, o histórico serviço de VoIP merece o título de melhor aplicativo com recursos adicionais. O ooVoo segue de perto com a função por adicionar filtros na câmera da videoconferência e o UppTalk pelo sistema de publicidade entre usuários.

Características adicionais: resultado

Conclusão

Voltar para o índice

Após nossa análise completa dos melhores aplicativos para conversar no celular, Google Hangouts é o grande vencedor da nossa competição. A chave do nosso primeiro lugar pode ser reduzido à poucas palavras: simplicidade, eficiência e interoperabilidade. Nós apreciamos o fácil uso e a sincronização precisa entre dispositivos diferentes.

A segunda posição é ocupada por três serviços: WhatsApp pelo sistema extensivo de notificação e simplicidade, Skype pelos serviços VoIP e o Viber pela interoperabilidade.

Finalmente, ooVoo conquistou a terceira do nosso pódio. O serviço é particularmente efetivo se você deseja fazer videoconferências.

Nosso grande vencedor é… Google Hangouts! Por três motivos: simplicidade, eficiência e interoperabilidade.

A menção honrosa vai para o Facebook Messenger. Ainda carece de algumas funcionalidades avançadas como o chat em vídeo para chegar ao pódio.

A escolha, claro, também depende da aplicação utilizada pela rede de amigos. É o único critério que não podemos medir.

O resumo do nosso comparativo

Registro
Aparência
Mensagens, ligações e videoconferências
Sistema de notificações
Ecossistema
Consumo de bateria
Funcionalidades adicionais

Qual é o seu aplicativo de mensagens instantâneas preferido? Não hesite em compartilhar sua preferência nos comentários!

[artigo original em francês]

Carregando comentários