Qual é o melhor otimizador de PC atualmente? – Parte 1

O seu computador está lento? Demora mais de cinco minutos para ligar? Acumula dois ou três cópias dos mesmos arquivos? Geralmente, os programas de manutenção para Windows prometem remediá-lo. Mais potência, mais memória, inicialização mais rápida… Mas será que cumprem realmente o que dizem?

Ajudam a desfragmentar o registro? Quanta memória é liberada ao apagar os cookies? Escolhemos seis programas para participar de um teste completo que deu origem ao comparativo que vai a seguir.

Programas provados

Para deixar o computador em boas condições, selecionamos os seguintes programas:

São programas de manutenção grátis ou que dispõem de versões de avaliação gratuitas. Para saber mais sobre o método dos testes, você pode ir diretamente ao final do artigo. Os resultados detalhados serão mostrados no próximo artigo.

Classificação dos programas de manutenção

1. TuneUp Utilities 2014: o melhor em tempo de inicialização, rendimento de sistema e espaço em disco.

TuneUp Utilities é mestre em manutenção com um clique.Bastou clicar no principal botão da interface para o Windows ser otimizado. Embora algumas opções sejam desconhecidas do público em geral, TuneUp traz explicações e recomendações sobre cada recurso disponível. O programa alcançou a primeira posição no ranking do quesito rendimento de sistema, tempo de inicialização e espaço em disco.

O ponto baixo é sobre a busca de arquivos duplicados. TuneUp não filtra informações e é muito complicado encontrar dados iguais. A exclusão de elementos da inicialização do sistema não funcionou muito bem: ficaram o VNC, Search and Protect e RegClean Pro.

Observação: de acordo com o desenvolvedor, AVG, TuneUp Utilities e AVG PC TuneUp são o mesmo programa, mas os resultados obtidos diferem em diversos testes.

Tabela de pontuação do TuneUp Utilities

TuneUp, impressionante em todos os sentidos

2. AVG PC TuneUp: libera memória, inicializa rápido e melhora o rendimento do sistema

O visual e as características do AVG PC TuneUp são os mesmos do TuneUp Utilities. Até os problemas são parecidos: alguns programas, como o Search Protect, VNC, Hotspot ShieldTeamviewer, continuaram sendo iniciados junto com o Windows. E não queríamos!

Em contra partida, o AVG PC SpeedUp conseguiu boas notas nas categorias de Rendimento do Sistema e Tempo de Início, com números próximos aos do TuneUp Utilities. Na categoria de Espaço liberado, o AVG PCTuneUp também se defende muito bem com relação aos concorrentes, garantindo assim a segunda posição.

Tabela de pontuação do AVG PC TuneUP

AVG PC TuneUp ficou atrás do TuneUp Utilities

3. Ashampoo WinOptimizer 11: robusto, mas libera pouco espaço

O Ashampoo WinOptimizer é fácil de usar e reduz consideravelmente o tempo de início. Trata-se de um merecido terceiro lugar; nas categorias de Tempo de início e rendimento do sistema, o WinOptimizer aproxima-se muito do ganhador TuneUp Utilities.

Mas nem tudo é perfeito. Ainda precisa melhorar na busca de arquivos duplicados (depois de sete horas, ainda era preciso selecionar arquivos manualmente). Liberou algo mais que 3 GB de espaço. O WinOptimizer tampouco elimina os programas que se iniciam junto com o computador.

Tabela de pontuação do WinOptimizer

WinOptimizer libera muito pouco espaço

4. Glary Utilities: o melhor programa de manutenção grátis

Glary Utilities é um conveniente aplicativo grátis para usuários domésticos. A manutenção em um clique facilita o processo. Quanto à eliminação de programas do processo de início do PC, em nossos testes o Glary Utilities não foi capaz de tirar softwares como Regclean Pro. Também faltam mais recomendações e ajuda para usuários principiantes.

O programa reduziu o tempo de início em 39% e superou os sistemas próprios do PC em 50% ao fazer a recuperação global do sistema. O Glary Utilities foi o melhor programa gratuito em nossos testes.

Tabela de pontuação do Glary Utilities

Glary Utilities oferece a melhor alternativa grátis

5. Advanced System Care Free: alternativa gratuita

O Advanced SystemCare Free é fácil de usar e entender. Com 54% de pontuação em melhora de Rendimento de Sistema, está um pouco atrás de seus concorrentes em manutenção, redução do tempo de início e liberação de espaço em disco.

Durante a instalação, é recomendável ficar atento para não instalar programas não desejados. É preciso comentar também que o Advanced SystemCare Free não elimina programas do processo de inicialização.

Tabela de pontuação do Advanced System Care

Advanced System Care Free, próximo ao Glary Utilities

Avira System Speedup: mais lento que antes

O Avira System Speedup foi uma enorme decepção. O programa demora para ser iniciado e, em muitas ocasiões, nem se abre quando se clica em seu ícone na barra de tarefas. Ganha-se algo de espaço no disco, e se consegue cerca de um minuto de rapidez no tempo de inicialização. Mas é incompreensível ver que, depois de usar as ferramentas do Avira System Speedup, nosso sistema começou a funcionar de forma mais lenta que antes. O resultado? O último posto.

Tabela de pontuação do Avira

Avira System Speed Up torna o computador mais lento em vez de acelerá-lo

Pontuações finais de todos os otimizadores

Der große Tuning-Test: TuneUp, AVG und WinOptimizer

Os programas ajudam, mas não solucionam todos os problemas

Mais potência, mais memória, inicialização mais rápida… As promessas dos programas de manutenção cumprem-se com distintos graus de sucesso. Nem sequer o ganhador TuneUp Utilities conseguiu oferecer a eficiência de um novo sistema.

Além disso, nenhum dos programas pôde apagar os softwares não desejados do processo de início. Também vimos programas que pediam para instalar antivírus e ferramentas para eliminar malwares, assim como incontáveis barras de ferramentas.

Mas no final, é isto: os programas de manutenção ajudam a acelerar o funcionamento do computador e a inicialização, assim como a limpar o sistema. Já a promessa de deixá-lo como novo não é nada verdadeira. Pelo contrário.

Como testamos os programas?

Os PC funcionam com lentidão quando há muitos softwares instalados. E também quando há muito lixo, arquivos duplicados e uma inicialização sobrecarregada. Nossa máquina de testes simulou todos esses sintomas.

Nosso laboratório de teste foi uma máquina lenta e com muitos aplicativos instalados

Uma grande quantidade de programas úteis e inúteis coloca nossa paciência à prova com o computador

Critérios avaliados

Todos os programas avaliados prometem melhorar o rendimento geral do PC e aumentar a capacidade de armazenamento, o que, muitas vezes, chama-se fazer uma limpeza profunda. Analisamos quatro aspectos de cada programa e especificamos entre parênteses o peso de cada um deles:

  • Tempo médio de inicialização (25%)
  • Espaço livre conseguido (20%)
  • Rendimento geral do sistema (45%)
  • Facilidade de uso (10%)

De onde saem as pontuações finais?

Na hora de qualificar os programas, foram levados em consideração os seguintes pontos: a limpeza, a ordem e o ajuste do programa. Um software de manutenção pode melhorar o sistema em 95%, além de limpá-lo? Em caso afirmativo, o programa consegue 10 pontos na categoria Rendimento geral do sistema.

Com relação à memória recuperada, o resultado mais alto é o 100%. Nosso editor-chefe foi o responsável por qualificar a facilidade de uso. Foram seguidos os passos básicos e, além disso, comprovaram se havia arquivos duplicados nos programas.

Quer contar sua experiência com os programas de manutenção? É só deixar um comentário 🙂

[Artigo original em alemão]

Leia também:

Carregando comentários