Comparativo: O app brasileiro hey! é melhor do que o Yo?

Comparativo: O app brasileiro hey! é melhor que o Yo?

O Yo apareceu com um conceito original e, aparentemente, inútil. Trata-se de um app de bate-papo no qual as pessoas só podem mandar a mensagem “Yo!” aos seus contatos. O aplicativo pode parecer sem nenhuma utilidade em um primeiro momento, mas o nosso editor Samuel Marc conseguiu encontrar 6 maneiras diferentes para usar o Yo.

Não demorou muito para sair uma versão brasileira, o app “hey!” para Android e iPhone. O aplicativo tupiniquim faz a mesma coisa que o original: enviar “heys” aos seus contatos.

Mas, mesmo extremamente limitados, será os dois são iguais? Resolvemos comparar o “hey!” e o Yo para descobrir qual é o melhor:

Facilidade de uso

Com uma função tão limitada, o uso dos dois aplicativos não poderia ser muito diferente. E, de fato, os passos para criar uma conta e usar o app são exatamente iguais tanto no hey! como no Yo:

É o mesmo processo para criar uma conta no hey! e no Yo

Basta escolher um nome de usuário e criar em uma senha. Para mandar um hey! ou um Yo!, você só tem que clicar no nome da pessoa. Nos nossos testes os dois apps funcionaram exatamente iguais, tanto no tempo de envio/recebimento, quanto na fiabilidade do serviço.

Há um limite de 30 segundos entre dois heys para a mesma pessoa

Um pequeno detalhe do hey!, é que ele não deixa você enviar outra mensagem para a mesma pessoa imediatamente. Você precisa esperar trinta segundos antes de enviar o seguinte hey!. Mas isto não é nada que influencie o uso normal do app.

Interface

Já que o funcionamento é igual, só nos resta, então, analisar o design dos aplicativos.

Yo é bem minimalista, enquanto que o hey! mostra os avatares das pessoas

O Yo tem um desenho mais minimalista, plano e bastante colorido. Já o hey! é menos chamativo e conta com avatares dos seus contatos. No final é uma questão de gosto e neste caso eu prefiro a aparência do hey!: mais discreto e com fotos que ajudam a identificar rapidamente o seu contato.

Notificações

As notificações são bem semelhantes entre os dois aplicativos. A diferença fica por conta do som do “hey!” ou do “Yo!”. Novamente é uma questão de preferência pessoal e, de novo, prefiro o som do “hey!”. Acho ele bem mais simpático que o “Yo!” do app gringo.

O Hey! permite enviar 3 tipos diferentes de emoticons

Um recurso do Hey! que o Yo não tem é a possibilidade de enviar a mensagem acompanhada por um dos três emoticons disponíveis: piscada, beijo e sorriso. Cada uma delas tem um som “hey!” diferente, que permite fazer distinções entre as mensagens sem que você precise olhar para o celular. Basta segurar por uns instantes o botão hey e escolher a carinha que quer mandar.

O hey permite responder a mensagem sem precisar abrir o app

No hey! ainda dá a opção de responder a mensagem diretamente da barra de notificações, sem necessidade de abrir o aplicativo. Não tem jeito, no quesito “Notificações” o app brasileiro ganha.

Conclusão: o brazuca hey! é melhor

Com dois apps extremamente simples e semelhantes, é difícil escolher qual o melhor. Mesmo que em algumas categorias a escolha foi por gosto pessoal, o aplicativo brasileiro hey! ainda oferece alguns pequenos recursos e vantagens sobre o Yo.

hey! é ligeiramente melhor que o Yo

Mas, como sempre acontece com os apps de mensagens e bate-papo, mais importante que tudo isso será a quantidade de usuários em cada serviço. Pois não adianta nada usar o melhor app, se você não tiver nenhum contato para mandar mensagens 😉

Baixar hey! para Android

Baixar hey! para iPhone

Baixar Yo para Android

Baixar Yo para iPhone

E para você, qual o melhor app? Explique os motivos nos comentários!

[Atualizado em 04 de agosto com o recurso dos emoticons no hey!]

Carregando comentários