Comparativo: qual o melhor programa de chat para PC?

A Microsoft acabou com o MSN, o Google transformou o Gtalk em Hangouts e o Viber lançou versões para PC e Mac. A competição pelo mercado de mensagens instantâneas continua acirrada.

Apesar da tendência de usarmos cada vez mais os telefones celulares para bater papo, o PC continua sendo um dos mais importantes meios de comunicação online. Por isso decidimos comparar os principais programas de chat para Windows.

Os programas analisados foram:

1. Número de usuários

Um programa de bate-papo pode ser ótimo, mas não serve para nada se não tem ninguém usando. Quanto mais usuários tiver um determinado serviço, mais possibilidades você terá de encontrar seus amigos ou de conhecer gente nova.

Considerando o número total de usuários, o vencedor é o Facebook, que já passou de um bilhão de registros. Em segundo lugar – mas lá atrás – está o Skype, com uns 600 milhões. Hangouts tem 400 milhões e o Yahoo! Messenger tem uns 300 milhões. Viber e LINE são os últimos, com 200 e 150 milhões de usuários, respectivamente.

2. Processo de registro

Antes de usar qualquer programa de chat é necessário criar uma conta. No caso dos aplicativos do Facebook, Skype, Yahoo! Messenger e Hangouts você é obrigado a entrar nas respectivas redes sociais. Isto pode ser uma vantagem em alguns casos, principalmente se você já tinha um perfil, mas em outros casos pode ser um inconveniente.

O processo de registro em todas as redes é bastante parecido: não é nada demorado, mas não há dúvidas de que enche a paciência.

Fazer o registro no Viber ou no LINE é muito mais rápido, mas eles têm uma grande desvantagem: não é possível criar uma conta pelo Windows, só pelo smartphone.

Considerando esses fatores, nos vemos obrigados a escolher o Hangouts como o programa com registro mais fácil. Criar uma conta da Google é rápido, são necessárias poucas informações pessoais e ela dá acesso a um grande número de serviços. Aliás, a probabilidade que você já tenha uma conta Google é grande.

3. Facilidade de uso e rapidez

Um bom programa de bate-papo deve ser simples de usar. Quando você escreve, a outra pessoa quer apenas ler a sua mensagem e não quer perder tempo enquanto brigando com menus complicados ou programas lentos.

Neste sentido, o Yahoo! Messenger é o programa que mais se parece aos primeiros programas de chat do Windows. Ele é bastante ágil, mas não se pode dizer que seja dos mais fáceis de usar. A interface está cheia de botões e outros elementos para distrair você.

O Skype é bom, mas ainda precisa melhorar um bocado para virar um programa de chat cômodo de usar. Mesmo que você o configure direitinho, é lento, com um sistema de notificações pouco eficaz e um péssimo gerenciamento das conversas abertas. Por que raios a Microsoft resolveu acabar com o MSN e ficar só com o Skype???

Já o Facebook Messenger é muito simples. Você tem pouquíssimas opções, além de enviar mensagens instantâneas. Nada para complicar a vida, não tem menus nem comandos avançados. Vai direto ao ponto.

Tanto o Viber quanto o LINE são bem práticos de usar no Windows. O Viber é um pouco mais ágil e o LINE é mais intuitivo.

Por último, temos o Hangouts, que é um pouco confuso. Não há dúvidas que ele é bem rápido e responde bem, mas o conceito de Hangout e a indicação de estado (Online, Ausente, etc) muito discreta, fazem dele um pouco complicado para iniciantes.

Considerando a agilidade e facilidade de uso, ficamos com o Facebook Messenger como vencedor. É rápido, vai direto ao assunto e a falta de opções fazem dele um programa muito simples de usar.

4. Elementos visuais

Nesta parte analisamos tanto a interface do programa, como os emoticons disponíveis.

Neste quesito, o Yahoo! Messenger e o Skype têm vários pontos em comum. Ambos têm um visual um pouco antiquado – principalmente o do Yahoo! – e uns emoticons pequenos e bem simples.

A interface do Facebook Messenger também não anima muito. Trata-se basicamente da barra lateral de chat arrancada do site e colocada em uma janela separada. Além disso, não há nem sinal dos stickers do Facebook, você só pode usar os emoticons clássicos.

O Hangouts mudou todos os emoticons do antigo Gtalk. As novas carinhas são bastante expressivas e com um tamanho mais adequado aos dia de hoje – apesar de eu, praticamente um dinossauro, ainda preferir os antigos 🙁

O LINE tem uma interface bastante agradável, com uma clara distinção entre as mensagens enviadas e a recebidas. Os famosos stickers não poderiam faltar, afinal é a principal característica do programa.

O Viber para Windows tem um visual bastante parecido ao de celular. O que ficou faltando são os emoticons e stickers na versão de PC. Um programa de chat sem emoticons? Erro grave nos dias de hoje.

O ganhador desta categoria é o LINE. Com uma interface clara, agradável de usar, uma boa seleção de emoticons e um número crescente de stickers, para que você nunca se canse deles. O único defeito é que a aquisição de novos stickers deve ser feita pelo celular.

5. Funções adicionais

A maioria dos programas de chat permitem fazer muitas coisas além de mandar mensagens, como fazer chamadas de voz ou mandar arquivos.

As videoconferências são o ponto forte do Skype (é o mais veterano neste aspecto), apesar de estar presente há muito tempo também no Yahoo! Messenger e ser uma das funções destacadas do Hangouts. No Viber as videoconferências ainda estão em fase de provas e você só pode fazer ligações com vídeo entre usuários de PC ou Mac.

Já as chamadas de voz estão presentes em todos os programas que tem videoconferências. Neste ponto o Viber funciona sem problemas entre PCs e celulares, igual ao LINE. Já o Facebook Messenger não oferece ligações, apesar de ter este recurso na versão para celulares.

O mesmo acontece com o envio de arquivos: todos os programas, exceto o Facebook Messenger, permitem mandar arquivos (ainda que Viber e Hangouts só permitam mandar fotos).

Recursos mais avançados como os de compartilhar a tela e aplicativos são exclusividades do Skype, Yahoo! Messenger e Hangouts (de vídeo).

Entre todos os programas analisados, não há dúvidas de que o que oferece mais recursos é o Yahoo! Messenger. Além de voz, vídeo, envio de arquivos e compartilhamento de tela, o Yahoo! ainda tem jogos e outros recursos.

E o grande vencedor é…

Para a nossa análise, pontuamos cada programa com uma nota de 1 a 10 para cada quesito citado. Cada característica teve um peso diferente na nota final. Por exemplo, o número de usuários e processo de registro valem menos que a facilidade de uso e interface do chat.

Depois de calcular todos os valores, este é o resultado final:

Surpreendentemente, o recém chegado Hangouts ficou com a nota geral mais alta, de 7,2. Seus pontos fortes são a facilidade de uso, rapidez, visual limpo e claro, além de um eficiente recurso de videoconferências. Outros programas são melhores em outras características, mas o Hangouts compensa, oferecendo o pacote mais equilibrado de funções.

Isso não quer dizer que o Hangouts seja o programa definitivo de bate-papo. Ele ainda precisa melhorar em muitos aspectos e seu sucesso dependerá de como outros programas com potencial se desenvolvem, como o Viber e o LINE.

Qual o melhor programa de bate-papo na sua opinião? Conte para a gente nos comentários!

Carregando comentários