Comparativo: os melhores antivírus grátis de 2012


Agora que o ano está para acabar, chega o momento de analisar os mais conhecidos antivírus grátis do mercado e escolher qual é o melhor de 2012. E os candidatos são: avast!, Microsoft Security Essentials, Ad-Aware, Panda Cloud, Avira e AVG.

Os dados que usamos para avaliar cada antivírus vêm da experiência dos nossos especialistas em software e os relatórios da VirusBulletin.

Começamos de trás para a frente com o nosso ranking. Em sexto lugar e fora da classificação, está o Panda Cloud, a versão na nuvem de um dos antivírus mais famosos do setor. O programa é um dos mais eficazes na hora de detectar vírus e é leve, mas a falta de opções e a obrigação de estar sempre conectado à internet para funcionar, o mandaram para o último lugar da nossa classificação.

5. Microsoft Security Essentials

O Microsoft Security Essentials é o antivírus oficial da Microsoft que vem instalado no novo Windows 8 com o nome de Windows Defender. Este candidato é o que teve melhor desempenho no nosso teste de rendimento e é altamente recomendado para os computadores menos potentes. Porém, o programa traz poucas funções avançadas e os relatórios de análises são pouco detalhados. Mas, como não podia deixar de ser, a integração com o Windows é perfeita.

4. Ad-Aware

Na quarta posição está o Ad-Aware, que na versão 10 deixa de ser um antispyware para se transformar num antivírus total. No nosso teste, o Ad-Aware foi o mais eficaz ao detectar malware.  Por outro lado, o desempenho não se destaca, é um pouco agressivo ao limpar vírus do computador e são poucas as ferramentas avançadas.

3. avast!

Entramos na zona dos melhores do nosso ranking de antivírus. A medalha de bronze vai para o avast!, um dos antivírus grátis mais populares, que continua sendo uma das melhores alternativas do mercado. Oito escudos de proteção , Sandbox, assistência remota e uma taxa de detecção de vírus excelente, garantem um lugar privilegiado no ranking. Pena que o desempenho piorou comparado com edições anteriores.

2. AVG Free Antivirus

O AVG Free Antivirus é o nosso vice-campeão. Além de ser poderoso detectando vírus e ter um bom desempenho, o programa traz uma prática barra de ferramentas com opções para gerenciar sua privacidade e checar a confiabilidade dos sites que você visita na internet. A interface do AVG também recebeu algumas melhorias no visual e agora está parecida com a do novo Windows 8.

1. Avira

Finalmente, o nosso campeão do ranking: o Avira Free Antivirus. É a opção mais sólida e equilibrada no quesito desempenho e detecção de ameaças. O motor é um dos melhores, tem uma barra de ferramentas muito útil, bloqueador de pop-ups, lista negra e ainda inclui módulos específicos para proteger seus dispositivos Android. É por todos esses fatores que o Avira ganhou a medalha de ouro na nossa seleção dos melhores antivírus grátis de 2012.

Confira no vídeo abaixo como foram realizados os testes dos principais antivírus grátis disponíveis no mercado:

E para você, qual é o melhor antivírus grátis?

Carregando comentários

Ad blocker installed

Ads keep Softonic downloads free for everyone. Please turn off your ad blocker to continue with your free download.

Instructions on disabling the adblocker

Click on the icon of your AdBlocker in the navigation bar of your browser and:

  • A) Disable Adblock for this site.
  • B) Access options and add our site in "Whitelist".

Continue

Ad blocker installed

Ads keep Softonic downloads free for everyone. Please turn off your ad blocker to continue with your free download.

Instructions on disabling the adblocker

Click on the icon of your AdBlocker in the navigation bar of your browser and:

  • A) Disable Adblock for this site.
  • B) Access options and add our site in "Whitelist".