Comparativo: os melhores antivírus pagos de 2012

Depois do nosso comparativo para escolher o melhor antivírus grátis de 2012, chega a hora de selecionar o antivírus pago mais poderoso. No Softonic, analisamos estes seis: Norton, ESET NOD 32, Kaspersky, G-Data, BitDefender e McAffe.

Os dados que usamos para avaliar cada antivírus vêm da experiência dos nossos especialistas em software e os relatórios da VirusBulletin.

6. G-Data

Começamos pelo último da lista. O G-Data ocupa a sexta posição no nosso ranking, apesar de ter a taxa de detecção mais alta de todos os candidatos, quase 95%. O programa caça quase todos os vírus usando dois motores: o do avast! e o do BitDefender. O problema é que esses dois motores deixam o programa muito lento.

5. McAfee Antivirus Plus

Na quinta posição está um velho conhecido: McAfee Antivirus Plus 2013, que parece não ter mudado muito desde a última edição.  Os gráficos pouco úteis e a estética ultrapassada prejudicam este programa discreto e cumpridor. As ferramentas que ele traz são bastante básicas e o funcionamento é correto, mas normal e sem pontos fortes.

4. ESET NOD 32

A seguir está o ESET NOD 32, um antivírus que, apesar das poucas mudanças na nova versão,  tem uma boa taxa de detecção e – o mais importante – o melhor desempenho entre os seis candidatos. Com uma interface muito clara, o programa usa a tecnologia ESET Grid, que otimiza a análise dos vírus comparando os processos de seu computador com os de milhões de usuários.

3. BitDefender

A medalha de bronze do Softonic vai para o BitDefender, um dos nomes clássicos do setor. É muito poderoso, possui uma interface espetacular e ferramentas muito práticas. Por exemplo, ele conta com um widget completíssimo, um módulo de proteção para redes sociais e um prático serviço antirroubo, disponível também para dispositivos Android. Finalmente, o módulo safepay garante compras seguras na internet.

2. Kaspersky

Na segunda posição está o Kaspersky, um antivírus que poderia ter conseguido a medalha de ouro deste comparativo se não fosse seu desempenho, um pouco pior do que o do vencedor. Com um visual elegante, o Kaspersky é excelente na detecção de vírus e nas ferramentas que oferece. O programa permite personalizar cada módulo de acordo com as suas necessidades. O teclado virtual é superútil e o programa traz funções muito práticas, como um buscador de arquivos corrompidos, um sistema para analisar arquivos de forma individual e um widget eficaz e bonito.

1. Norton Antivirus

Finalmente, o nosso campeão é o Norton Antivirus. A instalação do programa é muito rápida e não é necessário reiniciar o sistema logo em seguida.  Suas taxas de detecção e desempenho são excelentes, a interfaz é simples e fácil de usar e as configurações são bem detalhadas. Para completar, há um pacote de extras e ferramentas completíssimo com um sistema de reputação de arquivos muito bom.

Também chama atenção a tecnologia Norton Insight, que identifica todos os detalhes de cada arquivo, os processos em execução e alerta você sobre o consumo excessivo de recursos da máquina. Sem dúvida, o Norton é a opção mais completa e balanceada do nosso comparativo.

Confira no vídeo abaixo como foram realizados os testes dos principais antivírus pagos disponíveis no mercado:

E você, está de acordo com o nosso ranking?

Carregando comentários