Comparativo: qual o melhor app de câmera para o celular Android?

Comparativo: qual o melhor app de câmera para o celular Android?

Qual é a melhor alternativa para o aplicativo de câmera original do seu telefone Android? Os editores da Softonic Suzie, Tim e Niek foram às ruas para descobrir e testar os três principais aplicativos de câmera Android. O teste foi feito em três locais diferentes para ajudar você a decidir qual usar.

Para encontrar a melhor alternativa, nós reduzimos os resultados e testamos três dos mais notáveis ​​aplicativos gratuitos de câmera para Android: ProCapture Free, FocalA Better Camera.

O teste não foi para ver qual aplicativo é melhor para os usuários profissionais ou avançados, mas sim para descobrir qual é mais fácil de usar no dia a dia, em qualquer situação, e oferece os melhores resultados. Usando o app Camera Google como referência, testamos três fatores:

  1. qualidade de imagens em condições variáveis ​​(luz alta, luz baixa e iluminação artificial intensa);
  2. velocidade da câmera ao tirar fotos em movimento; e
  3. usabilidade da câmera em termos do seu funcionamento e interface. Confira o vídeo para ver como nós fizemos os testes. E continue lendo para ver qual aplicativo de tirar fotos é a melhor alternativa para sua câmera do Android.


A preparação

Para poder comparar o desempenho de cada aplicativo em circunstâncias diversas, nós tiramos fotos em três locais diferentes na ensolarada Barcelona. Fomos para a praia para tirar fotos com iluminação natural e em movimento, em um bar para testar sob luz fraca, e de volta ao QG do Softonic para tirar fotos com muita cor em luz artificial. A velocidade da câmera e a usabilidade da interface foram testadas durante o processo.

Preparando para os testes dos apps de câmera para Android

Usamos um aparelho Motorola Moto G para tirar as fotos, embora também repetimos os testes com um dispositivo superior – HTC One – para garantir que a qualidade do hardware não afetaria os resultados. E não afetou.

Nós conectamos o smartphone a um tripé e tiramos todas as imagens consecutivamente, nas mesmas condições, com todos os aplicativos, para garantir a confiabilidade e a consistência.

Além disso, fizemos um teste de referência (link em inglês) para obter um olhar mais atento à qualidade da imagem. Entretanto, nossos resultados são baseados em nossas próprias observações, e a referência serve para confirmar ou negar nossas conclusões.

O Teste

Na Praia: luz natural e movimento

Primeiro, fomos para a praia, onde tivemos a oportunidade de testar duas variáveis: fotos com luz natural e em movimento. A luz natural foi usada com um céu sem nuvens. Para testar a velocidade da câmera e obter uma foto em ação, colocamos a Suzie em uma bicicleta, ​​tirando fotos enquanto ela andava entre as palmeiras. O Tim tirou uma foto cada vez que a bicicleta estava no mesmo lugar: roda traseira na base da palmeira.

Tim dá sinal para Suzie seguir com a bicicleta

Um dos fatores mais importantes quando tiramos uma foto em movimento é o recurso de tocar na tela para focar, que permite que a câmera enfoque rapidamente na imagem antes de tirar uma foto.

O ProCapture falhou nessa área porque o recurso tap-to-focus está disponível apenas na versão paga. Isso significa que o ProCapture apenas focava na imagem depois de apertar o botão do obturador. Embora a Suzie não fosse muito rápida, a demora da ProCapture fazia com que ela ficasse quase completamente fora do quadro na hora de tirar a foto.

ProCapture demora para enfocar a imagem

O Google Camera, Focal e A Better Camera, por outro lado, foram praticamente iguais em termos de toque para focar e velocidade do obturador, dando resultados muito melhores da foto desejada.

Quanto ao resultado final, as imagens saíram nítidas e limpas, com pouco ou nenhum borrão, mas não vamos esquecer que estávamos verificando também a qualidade da imagem com a iluminação natural.

Neste caso, parece que A Better Camera foi, na verdade, o melhor app, tanto em cor como em contraste. A ProCapture teve a melhor coloração, embora a ciclista Suzie não aparecia na maioria das fotos. As fotos tiradas com o Focal pareciam um pouco superexpostas, mas estavam muito bem equilibradas e fortes, algo que confirmamos no teste de referência. O Google Camera, por outro lado, ficou em último, com fotografias superexpostas contendo a pior saturação e contraste.

O resultado: o foco é a chave

Considerando o recurso de tocar na tela para focar e a nitidez das imagens resultantes, elementos chaves para cenas de ação, o Focal sai na frente durante a nossa primeira rodada de testes. As fotos do app podem sofrer um pouco menos de saturação e um pouco de superexposição, mas o Focal realmente foi bem em termos de usabilidade: as animações do tap-to-focus e aquelas para tirar a fotografia foram mais confortáveis ​​de usar neste aplicativo. A falta de foco do ProCapture, por outro lado, o coloca em último lugar.

O vencedor: Focal

No Bar: iluminação baixa

Depois da praia, nos aventuramos no bairro gótico da cidade para tirar fotos com luz baixa em um dos melhores bares da região. Colocamos o Niek com um café e uma revista para uma foto digna do Instagram. O “ator” foi iluminado por uma lâmpada atrás e nós tiramos a foto sem flash.

Para tirar fotos com iluminação baixa, escolhemos um bar no bairro gótico

Nós esperávamos uma melhoria em comparação com os resultados anteriores do Google Camera, bastante medíocres, e ficamos um pouco decepcionados. Todos os três aplicativos tiveram problemas para tirar fotos na luz baixa do bar. Em termos de usabilidade, o enfoque levou mais tempo que o esperado e, para tirar a fotografia, a interface do Focal, A Better Camera e o ProCaputre congelaram por até um segundo enquanto aguardavam o hardware.

A Better Camera foi a maior decepção: a animação para focar, bem como aquela para tirar a foto, foi extremamente sutil e passou quase despercebida. Isso tornou difícil dizer se a foto foi realmente tirada ou não. Em termos de qualidade de imagem, a superexposição do Focal durante o teste da praia, provou ser útil no bar escuro. A imagem acabou morna, e o contraste serviu para definir o Niek no seu entorno.

Superexposição do Focal ajudou a iluminar ambiente escuro

As fotos que tiramos com o Google Camera eram brilhantes, mas as cores apareceram pouco naturais. A Better Camera teve o mesmo problema com as cores, apesar de, em vez de torná-las muito brilhantes, fez a imagem muito escura. Ambas as imagens pareceram pouco naturais, embora a referência mostrou evidências de que as fotos tiradas tanto com A Better Camera como com o Google Camera, de fato, tinham muito boa exposição. O ProCapture, mais uma vez, não impressionou, com uma imagem que estava muito escura.

Comparação das fotos tiradas no bar com os três aplicativos

O resultado: a temperatura da foto prevalece

Apesar dos resultados de referência, a Focal ainda saiu na frente dos outros. Mesmo com uma interface que congelava, a pré-visualização em tela cheia e o grande botão do obturador tornaram menos doloroso tirar fotos com pouca luz, e a imagem acabou mais quente do que as outras para um ajuste tão escuro. As imagens do A Better Camera saíram bem, mas suas animações extremamente mínimas ao tirar fotos tornam o app desconfortável de usar.

Vencedor: Focal

No escritório: uma natureza morta com cores brilhantes

Finalmente, voltamos para o QG do Softonic para tirar algumas fotos com cores brilhantes. Preparamos um cenário de mentira com objetos aleatórios, definimos uma cena com iluminação artificial intensa e alguns objetos coloridos, incluindo uma garrafa de água rosa, um controle de PS3 e a bandeira do Assassin’s Creed.

Cenário colorido no QG do Softonic

Como se vê, o nosso candidato principal Focal mostrou uma falha crítica. Embora usasse toda a tela para visualizar a imagem, proporcionando uma interface agradável e limpa, isso também significa que você não pode ver toda a imagem na pré-visualização. Na verdade, apenas cerca de 80% da imagem final é visível na visualização. Isto pode ser extremamente frustrante, especialmente quando você está tentando criar um quadro para uma imagem, mas não tem ideia do que está realmente nele. Como resultado, compor uma imagem estática com o Focal foi irritante.

Comparação das pré-visualizações dos quatro apps do comparativo

Surpreendentemente, o ProCapture assumiu a liderança em termos de usabilidade. A interface chata, na verdade, ajudou a compor a imagem mostrando exatamente o que estava na fotografia, incluindo a cor esperada da foto e o contraste. A pré-visualização é o melhor caminho para se ter uma ideia do resultado final. Em termos de cor, para nós, não havia um claro favorito.

Todas as imagens tinham cores brilhantes, enquanto que a imagem produzida pelo Focal parecia o mais natural possível a olho nu.

Imagens finais tiradas nos escritórios do Softonic

Nosso teste de benchmark, porém, prova o contrário; a medição dos níveis de cor mostrou que A Better Camera, Google Camera e ProCapture tinham cores muito brilhantes e com pouca interferência, enquanto as imagens do Focal não eram tão brilhantes ou saturadas como as outras.

O resultado: resultados confusos

Apesar de ser decepcionante em termos de pré-visualização da imagem, o Focal novamente conseguiu ganhar o primeiro lugar em termos de imagens finais, enquanto o ProCapture levou a melhor posição na categoria usabilidade.

O Focal não pode ganhar no benchmark, mas é o melhor do ponto de vista do usuário. A pré-visualização do ProCapture, por outro lado, mostra exatamente o que você verá no produto final, tornando muito mais fácil compor uma foto. Google Camera e A Better Camera se perdem em algum lugar no meio da estrada. Com nenhum vencedor claro na categoria, o ProCapture e Focal dividiram o pódio.

Os vencedores: Focal e ProCapture

Benchmark

Para ter uma melhor noção de algumas das capacidades técnicas de cada aplicativo, fizemos um benchmarking para ver como cada um se posiciona quando se trata de qualidade de imagem. Para os testes usamos um software de análise de imagens para testar aspectos técnicos, como o ruído de pixel e faixa dinâmica.

No final, o benchmark foi usado apenas para apoiar ou negar os nossos resultados, em vez de definir os vencedores em cada categoria. Para um resumo completo do teste de benchmark e de seus resultados, dê uma olhada no nosso artigo que detalha o processo de benchmark (em inglês).

A melhor alternativa é…

Depois de testar todos os três aplicativos para tirar fotos reais, podemos dizer com certeza que a melhor alternativa de aplicativo de câmera para Android é o Focal.

A maior decepção foi o ProCapture Free, embora um de seus maiores contratempos, como tocar para focar, é resolvido com a versão paga do app. A Better Camera, por outro lado, foi mais errático. Tira fotos bastante decentes, mas a falta de animação ao fazê-lo, torna-o muito menos amigável do que os outros apps.

Enquanto o Focal não produz as fotos tecnicamente mais avançadas (pelo menos de acordo com nosso teste de benchmark), sua capacidade de tirar fotos rápidas em movimento, imagens com pouca luz, e fotos com aparência natural com coloração agradável tornam o app a melhor alternativa para a câmera padrão do seu celular Android.

Baixar Focal para Android

Baixar A Better Camera para Android

Baixar ProCapture Free para Android

Baixar Google Camera para Android

Este artigo foi escrito em colaboração com Tim Vüllers e Niek Leermakers. Se você está mais interessado em filtros e efeitos, leia nosso teste dos melhores aplicativos para edição de fotos.

[Artigo original em inglês]

Carregando comentários