Pega de simuladores, qual é mais completo: F1, Stock Car ou Fórmula Truck?

Comparativo: simuladores de corrida para PC

A Fórmula 1 é muito mais popular no Brasil do que qualquer outra categoria do automobilismo e ofusca até mesmo as categorias nacionais ou os outros campeonatos mundiais, como o de rali, endurance ou carros de turismo. Nos games, a situação é parecida, com um destaque para a F1 e pouquíssimos jogos para as demais.

Mas no caso do Brasil a oferta de bons simuladores começou a mudar com a chegada do Game Stock Car, que reproduzia a temporada 2010 da categoria.

A experiência acumulada com o game oficial abriu portas para sua desenvolvedora – a Reiza Studios –, que lançou duas continuações do jogo e também o simulador oficial para a Fórmula Truck.

Mercedes-Benz no F1 2013

A temporada 2014 da Fórmula 1 começou a promessa de muitas mudanças e até chances renovadas para o brasileiro Felipe Massa. Por outro lado, Stock Car e Fórmula Truck seguem firmes e fortes pelos circuitos brasileiros, e continuam levando multidões aos autódromos nos finais de semana.

Na TV, quem dita as regras são as emissoras, que escolhem quais categorias exibir de acordo com o potencial de público. Mas nos games, especialmente com a opção de compra pela internet, é muito mais fácil alcançar os fãs de outras categorias.

Qual game (ou simulador) mais se aproxima do gosto brasileiro? Vamos analisar as principais diferenças entre o F1 2013, Fórmula Truck 2013 e Game Stock Car 2013.

F1 2013

Ícone Fórmula 1 2013A principal série de games de corrida da Codemasters reproduz as emoções do campeonato 2013 da F1, com gráficos de última geração, controles acessíveis e uma jogabilidade mais pensada para a diversão e menos para a simulação.

A versão 2013 do F1 trouxe como principal novidade a opção de correr com carros clássicos, como a Ferrari 96 de Michael Schumacher e a Williams 92 de Nigel Mansell, em circuitos antigos como Ímola e Estoril na Classic Edition.

Baixar F1 2013

Game Stock Car 2013

Ícone Game Stock Car 2013Falando em carros de diferentes épocas, o Game Stock Car 2013 é pole-position no quesito. O simulador oficial da Stock Car inclui não só a temporada atual da categoria, como também eventos com o clássico Opala Stock Car e carros antigos da Fórmula 1 – um modelo parecido com os antigos McLaren-Marlboro e o Coopersucar Fittipaldi.

Para aumentar a variedade de provas, o simulador tem ainda corridas de kart, o simpático Mini Challenge, Chevrolet Camaro, Fórmula 3 e a Fórmula Reiza, que reproduz as equipes atuais da Fórmula 1 com nomes alternativos. Cada um dos carros se comporta de acordo com as suas características, o que dá um toque de variedade ao game, ajuda a se acostumar com a simulação e até aumenta o tempo de diversão do jogo.

Baixar Game Stock Car 2013

Fórmula Truck 2013

Ícone Fórmula Truck 2013Produzido pela mesma equipe do Game Stock Car 2013 a partir da mesma engine (base), o Fórmula Truck 2013 é um simulador puro da categoria, não inclui modelos de épocas passadas, muito menos outras categorias. É definitivamente um simulador de nicho, sem deixar de dar a mesma atenção aos detalhes do Game Stock Car.

Mesmo com auxílios ativados, o Fórmula Truck 2013 não tenta esconder a dificuldade de pilotar caminhões a toda velocidade. Ainda mais para quem já está acostumado a correr nas mesmas pistas com outros carros/simuladores. É como voltar à autoescola e ter que reaprender novamente como um veículo se comporta.

Baixar Fórmula Truck 2013

Qual é o simulador mais completo?

Apesar do F1 2013 ser tecnicamente mais elaborado, com gráficos refinados e jogabilidade mais acessível, o Stock Car 2013 é uma opção mais interessante, tanto como simulador quanto como game.

Além de reproduzir o campeonato da categoria, o GSC 2013 inclui circuitos e carros clássicos, além de outras classes de carros. Isto estende a vida útil do game e mostra a capacidade de simulação, que reproduz como cada carro se comporta de maneira diferente. E os modelos mais simples, como o Fórmula 3 ou Mini Challenge podem servir como “escola” para a Fórmula 1 Reiza.

Carros alternativos do Game Stock Car 2013, neste caso muito semelhantes a um Fórmula 1Alguns carros do Game Stock Car são reproduções muito próximas da Sauber, Red Bull, Ferrari, Williams…

Outro detalhe muito importante é que o Game Stock Car 2013 pede uma máquina bem mais modesta para rodar, assim como o Fórmula Truck 2013. A configuração recomendada no GSC 2013 é praticamente a mínima aconselhada para o F1 2013. O resultado é que notebooks sem placas de vídeo avançadas não ficam fora da diversão.

Um fator que pode interessar aos fãs do automobilismo é a inclusão do Coopersucar Fittipaldi, o carro da equipe brasileira na Fórmula 1, e os traçados históricos de Interlagos e Jacarepaguá, que atualmente só podem ser encontrados em mods de jogos.

Mesmo que o Game Stock Car 2013 não inclua as pistas e os carros oficiais da Fórmula 1, a comunidade de fãs do jogo oferece mods com carros clássicos e circuitos como Mônaco, Spa-Francorchamps e Nürburgring.

Mas entrar na discussão de modificações dá muito pano para manga e foge um pouco do texto de hoje. Por isso deixamos no ar a pergunta:

Qual o seu simulador favorito? Curte um dos citados ou prefere outros como rFactor ou iRacing?

[Crédito da foto em destaque: Steve Petrucelli]

Carregando comentários