Como compartilhar arquivos com segurança

Com o fechamento do Megaupload – Megavideo e outros “Megas” incluídos – tem muita gente se perguntando se é seguro compartilhar arquivos pela rede. Para que se tenha uma ideia do impacto causado pelo fechamento do Megaupload pelo FBI, cerca de 25 pentabytes de dados foram jogados no lixo.

Também não é novidade que o fechamento de páginas ou serviços causa muita comoção entre os usuários da rede. Foi assim com o Napster, no distante ano de 2001 e com o LimeWire em 2010…

Entretanto, repetimos a pergunta: dá para compartilhar arquivos na rede com segurança? Dá, mas com algumas precauções. A seguir, damos algumas dicas para que você compartilhe arquivos sem correr riscos desnecessários:

Serviços de armazenamento seguros e grátis

Para compartilhar documentos e arquivos pessoais, use serviços como o Dropbox e o Evernote. Ambos têm  boa capacidade de armazenamento na versão grátis e são muito seguros. Além disso, você pode instalar o Dropbox no seu Mac, iPhone, Android ou BlackBerry. Já o Evernote roda em Mac, iPhone, Android, BlackBerry, Windows Phone 7, Symbian, Windows Mobile e Pocket PC.

Faça cópias de segurança

Não importa se são arquivos de 1KB ou 1GB: sempre faça um backup de tudo o que você for compartilhar na rede. Cópias de segurança garantem que seus dados jamais sejam apagados acidentalmente. O maior dano causado pelo fechamento do Megaupload foram os arquivos perdidos por seus usuários.

Compactar arquivos é mais seguro

Sempre que possível, comprima seus arquivos e use uma senha segura para protegê-los. Compactar seus arquivos é muito útil na hora de fazer o upload dos mesmos para qualquer serviço de armazenamento online. Além disso, a compactação garante privacidade e segurança no caso de estes arquivos caírem em mãos erradas.

Cuidado com o que você compartilha

Lembre-se de que alguns arquivos são protegidos por leis de direitos autorais. Isso quer dizer que, em determinados casos, sua distribuição é proibida e o autor pode usar as leis cabíveis para exigir indenizações. Compatilhe apenas arquivos cujos direitos de autor sejam de sua propriedade ou que estejam sob licenças de Copyleft.

E você, conhece alguma outra maneira segura para compartilhar arquivos na web?

Carregando comentários