Compartilhar mapas do Google Maps com URL curta

Os links quilométricos em e-mails ou chats incomodam, especialmente ao compartilhar um mapa do Google. Para facilitar a sua vida, recomendamos que você use o redutor de links do próprio Google Maps.

Certamente você já recebeu algum e-mail com longos links como aquele do nosso exemplo. Especialmente em aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp ou Facebook, esses links são incontroláveis ​​porque ocupam toda a tela e não são fáceis de copiar e colar em outros destinos.

Links curtos do Google Maps

Felizmente, o Google Maps adicionou um redutor de links. Abaixo, vamos dar algumas indicações de como encurtar URLs no Google Maps.

1. Abra um mapa

Abra uma determinada parte do mapa. Você também pode usar o planejamento de rotas, ir para o Street View e ativar o marcador da posição. Tudo aquilo visível no mapa é salvo na URL do Maps. Esta é uma das razões porque é tão longo.

2. Selecione Compartilhar e incorporar o mapa das opções

Clique no ícone de engrenagem na parte inferior e depois clique em Compartilhar e incorporar o mapa. É aí que o Google Maps tem escondido o encurtador de links.

Encurtador de URL

2. No item Compartilhar o link, selecione a URL curta

No item Compartilhar o link, marque a caixa de seleção URL curta. No campo de texto que aparece abaixo é exibido o link curto desejado, que pode ser copiado e colado com o mouse.

Marque a opção correta para visualizar a URL curta do mapa

Aqui está o link que foi gerado no nosso exemplo: goo.gl/maps/2vsbX. Ao clicar nesse link abre a URL mais longa. A única coisa que nos preocupa é que o Google não inclui esse prático recurso em um lugar mais visível. Talvez pretenda limitar a sua utilização, uma vez que o número possível de links curtos é limitado e o Google é usado por “apenas” alguns milhões de usuários.

[Artigo original em alemão]

Leia também

Carregando comentários