Conselhos de segurança para um verão sem riscos

Mesmo que o verão seja uma época relax, existem temas que exigem atenção continuada, como é o caso da segurança do seu PC, dispositivo móvel ou da sua navegação na internet. A seguir, confira alguns conselhos para viver um verão conectado porém sem riscos.

A regra é clara tanto em casa como no escritório: usar senhas seguras, apagar rastros de informação deixados no PC, utilizar antivírus e programas anti-spyware… Já sabemos como proteger nossos dados e nossa privacidade online. Entretanto, parece que, quando saímos de férias, deixamos para lá algumas práticas: ficamos cheios de autoconfiança, acabamos nos descuidando e não lembramos que o perigo continua aí. Por isso, reunimos alguns conselhos para que sua segurança online fique intacta… inclusive nas férias!

Use um código de acesso

Se você levar seu celular ou tablet na viagem, coloque neles uma senha de acesso. Pelo menos assim, se sofrer um furto ou um roubo, vai ficar mais complicado para o ladrão. Os sistemas operacionais iOS e Android podem ser configurados para que os dados sejam apagados automaticamente após algumas tentativas de desbloqueio sem sucesso. Lembre-se de que também é possível colocar uma senha no seu notebook e, como medida extra, criptografar o conteúdo do disco rígido, utilizando, por exemplo, os programas Truecrypt [Windows | Mac] ou BitLocker.

Proteja o seu celular com um código de bloqueio

Instale um aplicativo de busca

Tanto o iOS quanto o Android têm funcionalidades que podem ajudar a encontrar o aparelho caso você não saiba onde está ou tenha esquecido o dispositivo em algum lugar. No iOS, o recurso se chama Buscar meu iPhone, e, no Android, a mesma opção está disponível em Administrar Dispositivos. De outro lado, existem aplicativos com essas mesmas funções, por exemplo Prey, Cerberus, McAfee WaveSecure ou Where’s My Droid.

Encontre o seu celular perdido

Cuidado com computadores públicos

Lembre-se de que, tal como diz o nome, eles são exatamente isso, públicos. Não dá para saber quem passou por ali, que programas baixou e, acima de tudo, quem o utilizará depois de você e com quais intenções. Existem programas que permitem gravar tudo o que se digita, recuperar arquivos apagados, espiar absolutamente todos os movimentos de um usuário. Tenha isso em mente sempre que fizer qualquer operação em um PC público.

O mesmo vale para conexões Wi-Fi públicas

Neste caso, as mesmas precauções do tópico anterior devem ser observadas. Em uma conexão Wi-Fi pública, pode existir de tudo, inclusive os chamados sniffers que rastreiam tudo o que passa por eles. Precauções básicas para se proteger: usar o protocolo seguro HTTPS sempre que possível (especialmente ao abrir e-mail e perfis de redes sociais) e não realizar atividades confidenciais, como acessar o internet banking ou fazer um pagamento via PayPal.

Não salve automaticamente seus dados de acesso

Para que o usuário não tenha que escrever várias vezes suas informações de acesso ao utilizar um mesmo serviço online, os navegadores sempre oferecem a opção de salvar senhas e outros dados de login. No entanto, isso não nos interessa se estamos usando um PC público na recepção de um hotel. Dessa forma, responda sempre “não” a esta mensagem ou desative a opção.

Não permita que o navegador memorize a sua senha

Use o modo anônimo sempre que possível

Outra maneira de evitar que os navegadores de computadores públicos (hotéis, cibercafés, entre outros) armazenem seus dados é utilizar o modo privado ou anônimo. Esta opção pode ser encontrada nos principais navegadores, tais como Firefox, Chrome, Opera ou Internet Explorer. Assim, sua navegação não deixará rastros nem registrará histórico, cookies ou dados de formulários.

Modo de navegação privada

Apague rastros de uso do PC

Se, por qualquer razão, você utilizar o modo privado de navegação, lembre-se de eliminar os rastros de uso do computador antes de finalizar a sessão. Isso inclui apagar dados do histórico, do recurso autocompletar, de arquivos temporários de internet e dos cookies.

Fora do navegador, deve fazer o mesmo com as listas de documentos abertos recentemente e a lixeira. Uma boa ferramenta para executar essa tarefa de maneira rápida e simples é utilizar um limpador portátil, como por exemplo o CCleaner, que pode ser executado por meio de uma memória USB. Lembre-se sempre de encerrar a sessão nos seus perfis em redes sociais.

Sempre saia do seu perfil nas redes sociais

Não insira dados confidenciais

Continuando nossa série de conselhos, um computador compartilhado está sujeito a perigos inevitáveis: vírus, keyloggers, programas espiões… No geral, evite introduzir dados realmente importantes como seu endereço ou número de cartão de crédito. Evite compras online e esqueça de checar sua conta bancária se o navegador não oferecer um mínimo de segurança.

É inegável a diversão que estar conectado durante as férias oferece, mesmo que seja para publicar fotos da praia no Facebook e deixar seus amigos com inveja. Seguindo estes conselhos, não haverá nenhum problema e sua navegação contará com toda a segurança possível. Mesmo assim, lembre-se de que seu descanso também é uma oportunidade de experimentar atividades diferentes e desconectar um pouco. Não fique o tempo todo checando a tela do celular. Aproveite o verão!

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Carregando comentários