Como encontrar conteúdos de seus artistas preferidos com segurança

No dia 1º de outubro, a empresa de segurança digital McAfee, divulgou uma pesquisa que indica que o nome do cantor Michel Telló era o predileto dos criminosos virtuais para disseminar golpes online. Além do nome do sertanejo, a empresa divulgou uma lista com outros nove nomes bastante populares entre os e-picaretas para tentar colocarem as mãos em nossos dados e nosso rico dinheirinho.

Michel Teló

E a relação em questão mostra que dos dez primeiros colocados, cinco são cantores. Isso mostra que eles atraem muita gente de olho em downloads gratuitos, tanto de canções, quanto de imagens e vídeos. Logo, milhares (talvez milhões) de internautas viram alvos fáceis ao verem aquele botão gigantesco escrito “DOWNLOAD” ou “CLIQUE AQUI PARA BAIXAR”. Considerando que muita gente não lê o que o monitor indica ou prestam atenção ao que é baixado em seu PC, as chances de ter seu computador ou smartphone infectados são grandes.

Mas a boa notícia é que evitar essas ciladas é, em muitos casos, bastante simples. Basta duas colheres de atenção e quatro porções de desconfiômetro. Adicione bom senso a gosto e voilá! E para ter tudo isso, basta seguir nossas dicas logo abaixo:

Me deixa ver primeiro

Cuidado com qualquer conteúdo que solicite download de arquivos antes de ser disponibilizado. É recomendável optar por ver vídeos ou fazer download de conteúdo diretamente dos sites oficiais dos provedores de conteúdo.

Não existe almoço grátis

“O principal erro [do internauta] é procurar conteúdo de forma ilegal. Quando os usuários querem baixar conteúdo, que normalmente são pagos, de maneira gratuita, ele visita páginas e baixa arquivos que possivelmente estão infectados e podem trazer inúmeras ameaças”, afirmou Thiago Hyppolito, gerente de produtos da McAfee. “A pessoa que compartilha conteúdo de maneira ilegal, geralmente tem outro interesse que não apenas espalhar arquivos de músicas ou filmes”.

Clique para baixar

Em resumo, meus caros, “Downloads gratuitos” são os termos de pesquisa mais propensos a conter vírus. Aqueles que pesquisam os termos vídeos ou arquivos para download devem ter cuidado para não liberar malwares no computador.

É Freeboi?

Procure acessar somente sites oficiais de confiança para buscar notícias. No entanto, sites confiáveis também podem ser vítimas de hackers. Sempre use uma ferramenta de pesquisa segura que alerte sobre sites ou links perigosos antes que você os acesse.

Vá direto na fonte oficial

Não faça download de vídeos em sites suspeitos. A maioria dos clipes e notícias que você deseja ver pode ser facilmente encontrada em sites de vídeo oficiais, que não exige download de arquivos. Se um site oferecer um vídeo exclusivo, não baixe.

De olho no “WWW”

Confirme sempre o endereço do site. Use o cursor do mouse para garantir que o link irá te direcionar para o site correto e procure erros de ortografia ou outras pistas que indiquem se o site que você pretende acessar é seguro ou não (existe um tipo de golpe que se aproveita de erros de digitação dos usuários na Internet ao inserirem endereços de sites em um navegador).

Tire o escorpião do bolso

Ter acesso a conteúdos multimídia sem gastar muito já é uma realidade no Brasil. Serviços de streaming de vídeos (Netflix) e músicas (Spotify, Napster, entre outros) estão cada vez mais populares e, mais importante, não pesam no bolso. Você tem acesso a uma infinidade de material de qualidade, sem o risco de ser infectado.

E pode ver quando e onde quiser. “A popularização desses serviços diminui a quantidade de usuários buscando pelo mesmo conteúdo por meios não oficiais. O usuário desses serviços tem garantia de acessar um conteúdo limpo de ameaças e de maneira completamente lícita”, afirma Hyppolito, da McAfee.

Spotify

Não é da sua conta!

Não “faça login” nem compartilhe outras informações: se você receber uma mensagem, um SMS ou um e-mail ou acessar um site de terceiros que solicita suas informações (cartão de crédito, e-mail, endereço residencial, login do Facebook…) para ter acesso a uma reportagem exclusiva, não compartilhe nada!

Essas solicitações são uma tática comum de phishing que pode levar ao roubo de identidade. “Os mais comum são a solicitação de cadastro, ofertas, sorteios ou a instalação de algum aplicativo. O usuário acaba sendo atraído a uma página maliciosa, onde ele pode acabar digitando dados pessoais, ou mesmo fazendo uma compra”, disse Hyppolito. “No caso de aplicativos [mobile], é comum precisar da instalação de um gerenciador de download, que vai fazer a instalação de aplicativos que vão monitorar o uso, roubar dados e apagar arquivos, com a desculpa de fazer download de algum conteúdo”.

Antivírus para que te quero!

Use uma solução de segurança confiável em seus dispositivos com conexão a internet. Elas devem executar varreduras de privacidade e segurança para identificar aplicativos que compartilham indevidamente informações pessoais.

O McAfee Mobile Security – para smartphones e tablets – por exemplo, inclui proteção antifurto e antivírus, proteção para aplicativos, Web e Wi-Fi, filtragem de chamadas e mensagens de texto. E ele é gratuito e está disponível na Google Play Store.

Aliás, se você quer a solução certeira para o seu PC, leia nosso comparativo com os melhores antivírus de 2014.

Ok, não resisti e fiz download onde não devia. Como eu sei que meu PC foi infectado e o que devo fazer em caso positivo?

“Em um computador infectado, é comum um uso excessivo de recursos da máquina, quando se está fazendo algo que não consumiria tanto processamento, causando lentidão inesperada”, afirmou Thiago Hyppolito, da McAfee. A abertura de páginas não solicitadas e adição de barras extras no navegador também são sintomas de problemas.

Logo, a primeira coisa a se fazer é instalar um antivírus para que as ameaças possam ser removidas. Em seguida, o usuário deve remover qualquer aplicativo instalado que não esteja em uso ou aplicativos instalados recentemente e que, muito possivelmente, são os responsáveis por alterar o comportamento do computador. E, aprendida a lição, siga as nossas dicas e faça seus downloads apenas de fontes confiáveis. Seu ídolo agradece!

Gostou das nossas dicas? Se tiver alguma dúvida, escreva em nossa página de comentários ou em nossos canais no Facebook e Twitter.

Carregando comentários