Converta seu Android em um celular à prova de espiões e ciberataques

Os ciberespiões anseiam em pôr as mãos nos dados do seu celular. Defenda-se: com os apps adequados. Você pode blindar seu Android contra qualquer tipo de ciberespionagem.

A maioria dos ataques de malware se concentram no Android: segundo a G-Data, os ataques no Android aumentaram em 460% em 2013 com relação a 2012; a maioria direcionada para roubar dados. Por outro lado, segundo revelações do ex-espião Edward Snowden, os apps que você usa no Android podem transmitir dados sem permissão.

Por sorte, o Android pode se modificar para ser um sistema mais seguro. Um exemplo é o PrivatOS. O sistema operacional é uma versão modificada do Android focada em privacidade de dados e apps de comunicação segura.

Blackphone com Android focado em segurança

PrivatOS rodando em um Blackphone (fonte: Silent Circle)

Mesmo que o PrivatOS só esteja disponível para o Blackphone, nada impede você de criar um ambiente seguro para o Android com os meios à disposição. E a única coisa que você precisa para blindar seu celular contra monitoração são os próprios apps gratuitos.

Instale um navegador que defenda a sua privacidade

A ideia de usar o Chrome, o navegador do Google, incomoda aos mais precavidos. Por sorte, você pode instalar os navegadores que respeitam mais a privacidade e que não guardam, nem compartilham dados com ninguém.

O InBrowser, por exemplo, navega sempre em modo incógnito, sem guardar nada, enquanto o Orweb vai mais além, pois ele conecta via a rede anônima de Tor, o que dificulta a identificação de quem navega.

Navegadaor Orweb conecta à rede Tor

O navegador Orweb garante o máximo anonimato ao navegar

Inclusive os navegadores famosos como OperaFirefox garantem um nível de privacidade e segurança aceitável. Mas se você não quiser renunciar ao Chrome, eis aqui Dolphin Zero, uma variante que protege sua privacidade.

Instale um app de mensagens seguro e fácil de usar

O WhatsApp não é um app muito seguro, e desde que o Facebook o comprou há quem duvide do futuro dos seus dados. Mesmo que ainda não haja motivos para desconfiar, por que não se prevenir?

O substituto ideal é o Telegram, um app cuja segurança resistiu à avaliação dos melhores especialistas em segurança de informática. Cresceu muitíssimo e tem uma aparência bem similar ao do WhatsApp.

Interface do Telegram é igual ao WhatsApp

Mas há mais opções. Algumas mais promissoras são TextSecure, que agora conta com encriptado de bate-papo além de SMS protegidos ao estilo Blackphone, e Threema, de design intuitivo e agradável.

Instale um firewall para evitar fugas de dados

Segundo o ex-agente Edward Snowden, a NSA espia apps do celular como Angry Birds ou Google Maps. Seja isso verdade ou não, o certo é que, às vezes, os apps enviam dados quando não deveriam.

A solução para esse problema é usar um firewall, isso é, um app que atua como barreira para os dados. A função define quais apps podem enviar dados e quais devem permanecer incomunicáveis.

Firewall impõe uma barreira para transmissão de dados

Mobiwol: NoRoot Firewall é um firewall para você controlar quais apps enviam e recebem dados por WiFi e 3G. Não mistério em como usar e desativar a conexão dos apps quando não estão em primeiro plano.

Instale um anti-roubos independente

Todo Android conectado ao Google pode ser localizado em caso de perda ou roubo por meio do gerenciador de dispositivos. Mas é aquela coisa, o Google armazena os dados de localização e, consequentemente, sabe o seu paradeiro também…

Por que não instalar um anti-roubo independente? Os mais populares são CerberusPrey. Eles localizam o celular, apagam os dados à distância ou põe mensagens na tela.

Cerberus também consegue localizar seu dispositivo

Localizando um celular Android com o serviço Cerberus

Também não é má ideia desativar os serviços de localização do Google, o gerenciador de dispositivos e o Google Now. Os três enviam dados de posição do seu celular ao Google. Como fazer isso? Acesse Ajustes de Google:

Desabilitando histórico de localizações

Instale um gestor de contatos e chamadas seguro

No Android, os apps podem acessar a sua agenda de contatos e chamadas se você deixar. Para cortar o mal pela raiz, o melhor que você pode fazer é instalar alternativas seguras para as chamadas e os contatos.

Para ligações, você tem Redphone, um dos poucas apps que garantem chamadas com um sistema de encriptação muito robusto. Outra opção é o Silent Phone, a mesma usada pelo Blackphone.

App faz ligações seguras para seus contatos

E dos mesmos autores do Silent Circle, você tem Silent Contacts, um app que protege o registro de chamadas e a agenda de contatos com senha e encriptação para que nenhum outro aplicativo acesse os seus dados.

Instale uma loja de aplicativos alternativa

Alguns dos aplicativos mais interessantes para o Android não estão no Google Play, mas em lojas de apps alternativas ou nos sites dos desenvolvedores, publicados como arquivos APK que você tem que instalar manualmente.

Não vale a pena recorrer aos perigosos mercados negros: há alternativas seguras e de qualidade ao Google Play que você pode instalar agora mesmo, como o Amazon AppstoreF-DroidApptoide ou Softonic.

Loja de aplicativos alternativa F-Droid

Você encontra não só pechinchas nessas lojas, como também apps que podem fortalecer a privacidade do seu telefone Android. Um exemplo é Adblock Plus, um bloqueador de anúncios que Google retirou da Play.

Adicione apps de segurança adicionais

O que comentamos até aqui cobre os aspectos básicos, mas há mais aplicativos que podem ser acrescentados ao seu Android para blindá-lo ainda mais. Em alguns casos servem como substitutos para apps mais conhecidos:

Os apps adicionam uma camada de segurança extra ao sistema operacional. Sempre que puder, e se a segurança for um fator primordial para você, busque alternativas seguras aos aplicativos usados diariamente.

Para uma segurança ainda maior, mude de ROM

Por mais seguras que os apps sejam, se há um backdoor no sistema você não poderá fazer muita coisa para ficar protegido. Você também pode instalar uma versão de Android mais segura. A opção mais popular é o CyanogenMod.

CyanogenMod é uma das ROM mais famosas

Instalar CyanogenMod com CM Installer é bastante simples

Algumas das melhorias que o CyanogenMod adiciona com relação à segurança são:

  • Gestão detalhada de permissões para os apps
  • OpenVPN integrado para conexões encriptadas
  • CyanogenMod Account como administrador de dispositivo
  • SMS encriptados por padrão

Instalar o CyanogenMod é muito fácil se você usar o instalador oficial. Em menos de dez minutos, você pode substituir o sistema operacional do seu telefone. Só lembre de fazer uma cópia de segurança antes da mudança.

E você? Vai blindar seu Android com apps mais seguros?

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários