Copa do Mundo 2014: como seguir jogadores e a seleção nas redes sociais

A Copa do Mundo de 2014 no Brasil será também mundial nas redes sociais. Por isso, explicamos como se manter atualizado sobre as partidas, os jogadores e a seleção por meio desses serviços.

Como foi durante a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul? Você provavelmente viu os jogos pela televisão, via streaming, e se informou por meio de uma combinação de fontes impressas e online, como muitos de nós.

Naquele momento, algumas pessoas recorreram inclusive às redes sociais para se atualizar e compartilhar mensagens. Pense que isso foi suficiente para que uma vitória do Japão sobre a Dinamarca, por 3 a 1, estabelecesse um novo recorde de tweets por segundo – mais exatamente 3.283. Já durante a final, os usuários do Twitter mandaram seus recados a partir de 172 países e em 27 idiomas.

Uso do Twitter durante a Copa do Mundo de 2010
Uso do Twitter durante a Copa da África do Sul. Infográfico criado por @miguelrios

Quatro anos depois e com a proliferação das redes sociais e meios digitais, não são de se estranhar as previsões do presidente global de marketing e vendas da ESPN, para quem o mundial do Brasil será “o maior evento social já visto”.

Então, como você pode se preparar para a Copa do Mundo de 2014? Começando a usar as ferramentas adequadas do Twitter, seguindo os perfis dos personagens e instituições mais importantes do evento, fazendo o mesmo nas páginas correspondentes do Facebook e não perdendo de vista as hashtags que dominarão a rede social a partir do dia 12 de junho!

Seguir jogadores de maior destaque

O primeiro passo é seguir os jogadores mais importantes que participam da Copa. Com o fim dos campeonatos nacionais, a atenção dos fãs e dos jogadores desses times passa a ser direcionada completamente à competição mundial.

Alguns destes, a partir da fase de retirada do time, não se permitirão estar presentes no Twitter como de costume, com o fim de evitar distrações. É o caso, por exemplo, dos franceses e do impulsivo, mas divertido, Mario Balotelli.

Mesmo assim, é bastante provável que os administradores das páginas dos jogadores no Facebook ou Twitter continuem atualizadas. Os posts nas contas deles continuarão inundando a rede social e, se você deseja se manter atualizado, siga esses jogadores.

Aqui está a nossa lista de contas top nas redes sociais de jogadores que irão para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil:

A Copa do Mundo é nossa!

A seleção brasileira de futebol também tem uma conta oficial no Facebook e no Twitter com notícias e curiosidades. Você encontrará posts de grandes jogadores que já vestiram a amarelinha e deixaram saudades e fatos históricos, como a escalação do Atlético Mineiro que venceu o primeiro campeonato brasileiro da história. São dezenas de histórias interessantes sobre o querido esporte bretão.

Página da CBF no Facebok

Se acompanhar o perfil oficial da instituição máxima do futebol nacional não é, exatamente, o que você procura para ficar informado, o jeito é recorrer ao tradicional jornalismo esportivo, que desta vez terá assunto de sobra para discutir nas intermináveis mesas-redondas. Fox Sports [Twitter | Facebook], Globo Esporte [Twitter | Facebook], Lancenet! [Twitter | Facebook] e ESPN Brasil [Twitter | Facebook] estão dedicadas à publicar histórias sobre o desempenho da seleção e outras curiosidades.

Seguir canais e hashtags oficiais da Copa

Outra maneira de acompanhar a Copa do Mundo e receber notícias em primeira mão, até mesmo antes das agências de notícias e dos jornais, é seguir hashtags e contas específicas.

A própria FIFA tem duas páginas no Facebook (FIFA World Cup e FIFA), duas contas no Twitter (FIFA World Cup e FIFA ), todos com informações públicas, fotos e atualizações.

Também no Twitter, a mesma organização tem uma conta dedicada à imprensa, que se chama FIFA Media, na qual é possível encontrar a mesma informação recebida por profissionais da imprensa, do rádio e da TV. Para completar, a FIFA também tem um canal no YouTube, no qual publica vídeos e animações da competição.

No Twitter, existem muitas outras contas não oficiais como as que seguem: The FIFA.com Club (uma conta para fãs), Copa do Mundo (curiosidades) 2014 Copa do Mundo e algumas outras.

Página oficial da FIFA sobre a competição mundial entre seleções

Conta oficial da Copa do Mundo da FIFA de 2014 no Brasil

Outro conselho essencial para acompanhar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil é monitorar as hashtags adotadas pelos usuários. Dessa forma, você pode ler todos os tweets sobre um determinado tema e participar de conversas relacionadas, inclusive se não segue a conta que postou uma certa mensagem.

As hashtags mais utilizadas por todo o mundo serão #CopadoMundo, #FIFA, #WorldCup2014 #Brasil2014, #FifaWorldCup e #FifaWorldCupBrasil. Muitas outras surgirão durante o transcurso do torneio: para saber quais são as mais populares, não perca de vista os trending topics globais e locais do Twitter.

A conta oficial homônima do Twitter Brasil criou uma lista pública para que qualquer pessoa possa seguir as contas de diversos porta vozes nacionais. Para ter uma visão global dos tweets dos times que vão participar da competição, basta assinar a lista.

Usar a ferramenta certa para você!

Depois dessas informações, seguir todas essas contas, hashtags e páginas pode ser difícil, especialmente se você não é um usuário do Twitter experiente. Por isso, damos aqui alguns conselhos.

A melhor coisa que a ser feita é criar listas no Twitter. Assim, você poderá reunir todas as contas relativas à Copa em um único lugar, sem misturar com as intermináveis mensagens da rede social.

Para criar uma lista, acesse seu Twitter e clique na engrenagem que aparece no canto superior direito da página. No menu que se abrirá, selecione Listas. Na nova página, clique à sua direita em Criar nova lista. Aqui, você pode adicionar quantas contas quiser, assim como compartilhar a nova lista com quantas pessoas desejar!

Função do Twitter para criar listas de assuntos populares
Crie uma nova lista temática da Copa do Mundo

Se você já tem experiência para lidar com a quantidade de mensagens e frases que chegam no Twitter freneticamente, uma opção é  usar o Hootsuite (disponível como aplicativo online, mas também em forma de app para Android e iPhone).

A plataforma permite gerenciar, a partir de uma única aba no navegador, o Facebook, Google+ e Twitter, além de criar colunas personalizadas com listas de notícias ou hashtags para que você não perca nenhum detalhe desse grande evento esportivo!

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários