Cortar e unir arquivos com HJSplit

Nos tempos em que o disquete era o rei e a internet ainda era uma lesma, cortar os arquivos mais pesados em vários pedaços era a única solução. Se não fosse esquartejando o original em pedaços, a coisa ficava preta para compartilhar o arquivo com outras pessoas ou guardar uma cópia nos disquetes.

As conexões de internet melhoraram, os computadores multiplicaram a memória e apareceram discos externos com vários teras que conseguem armazenar toneladas de arquivos. Então, para quê despedaçar um arquivo hoje? Por exemplo, para trabalhar com PDFs gigantes ou enviar por email um filme para aquele amigo seu que ainda usa conexão discada.

HJ-Split é uma solução prática para cortar e juntar arquivos em vários pedaços.  Apesar do visual antiquado, o aplicativo não tem segredo e funciona direitinho. Para utilizar a tesoura virtual, clique em “Split”, selecione o documento que quer dividir e o tamanho que deve ter cada pedaço. Aperte o botão “Start” e deixe que o HJSplit cuide do resto.

O programa conserva o original e cria um arquivo novo para cada parte com o mesmo nome e uma sequência numérica (001, 002, 003…). Juntar tudo e reconstruir o documento é fácil. Clique em “Join” e selecione o fragmento 001. O HJSplit busca e junta os outros pedaços automaticamente.

O aplicativo ainda traz duas funções extras (“Compare” e “Checksum”) para comparar o arquivo original e o reconstruído.

Carregando comentários