Crie endereços ilimitados com uma única conta no Gmail

Organizando a casa, digo, o Gmail

O Gmail guarda um recurso muito poderoso que pode ajudá-lo a se organizar, evitar spam ou mesmo melhorar sua privacidade nas redes sociais. O recurso de incluir pontos e + no endereço podem criar um número infinito de contas, que você pode usar a seu favor.

Por ter sido lançado mais tarde, é o tipo de recurso que o Gmail pode oferecer e que dificilmente será integrado em outros serviços, sejam internacionais – Outlook, Yahoo Mail – ou nacionais – Globo, Terra, UOL.

Como funciona o ponto

Nas contas do Gmail, pontos no meio do nome de usuário são ignorados. Assim, mensagens enviadas para josesilva@gmail.com e jose.silva@gmail.com chegam na mesma caixa de entrada.

O mesmo funciona com quem registrou a conta com um ponto no meio – maria.oliveira@gmail.com, por exemplo – que recebe as mensagens enviadas para mariaoliveira@gmail.com.

Gmail aceita pontos no endereço, mas os ignora

Como funciona o +

O símbolo de mais “+” não é muito comum em e-mails, mas no Gmail pode ser usado depois do nome de usuário para criar contas infinitas. Mensagens enviadas para josesilva+familia@gmail.com chegam na conta josesilva@gmail.com.

Exemplos para as duas situações podem ser vistas nas imagens logo acima e abaixo.

Mensagem do Gmail avisando que as mensagens são recebidas na mesma conta

Como aproveitar o recurso

A maneira mais simples de usar essa opção de contas infinitas é fornecer endereços levemente diferentes para uso pessoal e profissional. Por exemplo, edsonsantos@gmail.com para os amigos e parentes e edson.santos@gmail.com.br para contatos profissionais.

Outra opção muito útil é na hora de preencher cadastros em sites que você só vai usar uma vez, ou serviços dos quais você desconfia. No exemplo do Edson acima, ele poderia se cadastrar com o e-mail edsonsantos+games@gmail.com.

Indo um pouco mais fundo, tudo isso pode ser usado em conjunto com os recursos de filtros do Gmail para separar em categorias, ou pastas, as mensagens recebidas em cada um dos endereços.

Limitações

Como quase todo recurso poderoso, os modificadores do Gmail esbarram em algumas restrições ou limitações em outros serviços:

  • Alguns sites restringem o uso de contas do Gmail com ponto para evitar contas falsas ou spam.
  • Alguns serviços não reconhecem endereços com “+” em seus formulários de cadastro, apesar dele ser aceito nas regras de envio e recebimento de e-mails.

Como você faz para botar ordem nos e-mails recebidos? Compartilhe sua dica nos comentários

Leia também:

Carregando comentários