Educação Online – Cursos e aulas para você aprender tudo à distância

Como disse o mestre Guimarães Rosa, o homem nasceu para aprender, aprender tanto quanto a vida lhe permitir. Graças à internet, isto se tornou bem mais simples, por dois motivos: a expansão da própria internet e do ensino à distância. Basta se inscrever num curso online para começar os estudos. Independente do assunto que você escolher.

As maiores – e reconhecidas – universidades americanas abriram as portas para que qualquer pessoa possa aumentar o conhecimento geral ou se especializar em questões específicas. Muitas vezes sem cobrar ou cobrando um pouco. Veja uma lista dos sites mais interessantes para você iniciar os estudos.

Coursera

Coursera é um site criado pelas maiores e mais eminentes universidades do mundo. Você vai encontrar cursos da Universidade de Yale, Instituto de Tecnologia da Califórnia, Universidade de Princeton e Universidade de Stanford, só para citar algumas. Grande parte dos cursos estão disponíveis em inglês, mas alguns estão em outros idiomas.

E o que podemos aprender? As universidades ensinam sobre a história do mundo, por meio da arte, medicina, física, psicologia, química e muito mais. A lista de assuntos é interminável.

Durante as aulas, podemos ouvir textos de explicação, assistir às palestras, responder questões e fazer lições de casa. Muitos dos cursos são vistos por milhares de estudantes do mundo inteiro. E você não precisa ficar preocupado com o número de vagas, afinal, estamos num ambiente digital. No entanto, pense: alguém pode corrigir mais de 1000 lições de casa? Por conta deste número grandioso de correções, nossas tarefas são lidas por outros alunos do site, como no melhor dos mundos colaborativos.

Muitos cursos oferecem certificados de conclusão. Apesar de não serem equivalentes às do mundo acadêmico, eles não serão obtidos facilmente. Você precisará de uma média próxima ou superior à 80% de pontos possíveis para conseguir seu certificado. Nada de mediazinha nota 6 ou algo parecido. É importante lembrar que cada curso começa e termina num determinado período. Após o término, no entanto, você pode acessar o arquivo do curso e fazer o download dos materiais de estudo.

  • Serviço: Coursera
  • Idioma dos cursos: inglês, principalmente, português, castelhano, francês e outros.
  • Grátis.

Edx

Edx é um serviço muito parecido com o Coursera. Tem prazos, certificados e oferece uma grande quantidade de cursos. Sua principal diferença está nas universidades que disponibilizam as aulas: Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Universidade de Harvard, Universidade Rice e Universidade de Berkeley. Só tinha cursos em inglês até a publicação da matéria.

  • Serviço: Edx
  • Idioma dos cursos: inglês
  • Grátis

FutureLearn

FutureLearn, por sua vez, é uma plataforma criada por universidades britânicas. Os cursos não são tão variados quanto os oferecidos pelo Coursera ou EDX, mas o cenário pode mudar com o tempo. No entanto, você já pode aprender sobre o Bosón de Higgs, descobrir o poder secreto das marcas e aprender como criar um jogo para celular em Java. Cursos apenas em inglês.

  • Serviço: FutureLearn
  • Idioma dos curso: inglês
  • Grátis

Udacity

Os cursos disponíveis em Udacity são parecidos com os citados acima, embora não pertençam à qualquer universidade americana. Quer dizer, em partes. O site foi criado por dois professores da Universidade de Stanford, que resolveram usar a plataforma para ensinar sobre Introdução à Inteligência Artificial. A iniciativa atraiu 160 mil estudantes de 190 países (!). Até o momento, o site não oferece tantos cursos como os dois primeiros serviços citados na matéria, mas é maior que o FutureLearn. Aqui, você não tem um prazo limitado para estudar. O curso pode começar ou terminar quando você bem entender. Você pode aprender criar uma página na internet com o co-fundador do Reddit ou administrar uma startup com êxito.

  • Serviço: Udacity
  • Idioma dos cursos: inglês
  • Grátis

Khan Academy

Khan Academy se concentra em questões básicas da ciência e da humanidade. É bastante útil para crianças e adolescentes em período escolar. O site também quer revolucionar o ensino de conhecimento básico com ideias como um mapa de conhecimento (exibido na imagem acima). A ideia é mostrar como os assuntos estão interligados e como é mais eficiente aprender a relação entre eles que isoladamente. Independente de estarem certos ou errados, a comunidade cresceu e os cursos foram traduzidos para outros idiomas. Tem muitos cursos traduzidos para o português.

  • Serviço: Khan Academy
  • Idiomas do serviço: inglês, português, espanhol, francês e muitos outros.
  • Grátis

Udemy

udemy

O conhecimento e a capacidade ensinar não estão reservadas às escolas e universidades no século XXI. Udemy permite que você vire o professor, crie um curso e compartilhe seu conhecimento com outras pessoas. Sendo assim, tão livre, você vai encontrar uma centena de cursos bem distintos um do outro. Eles têm, claro, uma abordagem menos científica e acadêmica. Udemy se concentra fortemente em habilidades práticas, como usar o Excel, negociar um aumento no trabalho ou praticar yoga. Diferente dos outros sites listados, Udemy cobra por cada curso que você escolher.

  • Serviço: Udemy
  • Idioma dos cursos: inglês, português, espanhol, francês, japonês e outros.
  • Muitos cursos são pagos

Skillshare

Skillshare foi criado para ser um serviço de fácil uso para quem desejava dar aulas, seja fisicamente ou digitalmente. Depois de algum tempo, o site adicionou a função para criar e hospedar cursos online. Por causa da origem histórica do serviço, o site está concentrado em atividades práticas, ensinadas de forma planejada. Cada curso direciona o aluno a conceber um projeto do que está sendo estudado, como prova de avaliação. Por exemplo, você pode receber a tarefa de criar um logotipo, ser avaliado pelo professor e receber comentários de outros alunos.

  • Serviço: Skillshare
  • Idioma dos cursos: inglês
  • Muitos cursos são pagos

Lynda

Lynda é outro serviço focado em aprendizagem de habilidades práticas. É parecido com o Udemy, mas com outro modelo de negócio. Em vez de comprar cursos específicos, você precisa pagar uma taxa de mensalidade, como uma escola. Assim, você vai ter acesso a todo conteúdo do site e participar dos novos estudos adicionados. O site oferece mais de 2.000 cursos e aplicativos para você continuar os estudos no celular.

iTunes U

iTunes U para iPhone e iPad é um aplicativo com o mesmo modelo dos serviços listados anteriormente. Inclui cursos gratuitos das principais instituições educacionais e culturais do mundo, como Stanford, Yale, MIT, Oxford e Universidade de Berkeley e MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) e New York Public Library. São mais de 30 países ajudando a montar o acervo de estudos. Ao todo, o aplicativo oferece mais de 60.000 palestras, livros e vídeos, abrangendo a área de álgebra e zoologia.

iTunes U usa todas vantagens de ser um aplicativo nativo do iPhone e iPad. O programa consegue sincronizar frases sublinhadas no material de estudo com os livros no iBook. Todos materiais disponíveis podem ter notas adicionais, que também podem ser sincronizados em aparelhos diferentes. Informações úteis podem ser compartilhadas no Twitter, email ou SMS. Por fim, você pode imprimir um texto simples direto do app. São muitos recursos úteis para você espalhar conhecimento por aí.

  • Serviço: iTunes U para iPhone e iPad
  • Idioma dos cursos: inglês
  • Grátis

Educação no século XXI

Todos serviços apresentados mostram a tendência da educação no século XXI. De um lado, cada um de nós podemos ser professores em plataformas como Udemy, Skillshare e Lynda. Do outro, podemos estudar em universidades de tradições centenárias e aprender sobre assuntos bem específicos. Nada pode substituir o contato com um professor, seja durante uma palestra ou exercício, mas a oportunidade de aprender onde quer que estejamos (com internet) abre possibilidades inimagináveis.

Dentro deste bolo de conhecimento e aula digital, só temos que ter um um pré-requisito, além de estudar: saber inglês num nível intermediário para aproveitar as aulas. Aproveite a oportunidade para aprender ou aprimorar um segundo idioma e aumentar seu conhecimento sobre o mundo que o cerca. Bons estudos!

O que você quer aprender agora, hein? 🙂

Artigo original em polonês, escrito por Radek Grabarek.

Carregando comentários