Descubra quais empresas monitoram sua navegação (e diga a elas que parem!)

Imagine a seguinte situação: você entra em uma loja online e procura um tênis. Depois de dez minutos, abre outro site e vê o mesmíssimo par num anúncio. Mágica? Não: graças aos cookies, as empresas de publicidade sabem o que você visualizou e voltam a mostrar o item pesquisado onde menos se espera.

anuncio site

Exemplo: você visita uma agência de viagens e a viagem aparece numa publicidade (fonte)

Sim, às vezes dá medo. É algo que, até agora, demos nosso consentimento sem saber. Alguns de nós ignoram este tipo de publicidade até que uma delas consegue acertar. Então, entra o pânico: como sabem o que nos interessa?

Apesar deste tipo de publicidade não ser um perigo direto, seu jeito de se propagar pode preocupar algumas pessoas. É importante saber como funciona e como desativar isso definitivamente, se você assim deseja.

Como funciona a publicidade inteligente (a que dá medo)

Quando você vê um anúncio que parece adivinhar suas pesquisas e interesses, se está diante do que os especialistas em marketing chamam de “publicidade baseada no comportamento”. Dá para reconhecer por meio de um triângulo que as agências de publicidade incluem nos anúncios.

triângulo publicidade online

Esse triângulo avisa que a publicidade partiu desses seus “interesses”

Para saber o que interessa, essas publicidades recorrem aos cookies, que são pequenos arquivos de texto que constroem um histórico das suas visitas e colocam estas informações à disposição das agências de publicidade, que as usam para criar a tal da publicidade direcionada.

cookies

Os cookies são pequenos arquivos de texto que armazenam dados públicos sobre você

Muitos encaram esses cookies como uma ameaça à privacidade. Apesar de não conter dados que possam ser considerados sigilosos, esse tipo de arquivo poderia ser aproveitado para fins maliciosos ou usados contra você pelos governos.

Existe um site para resolver a situação

A European Interactive Digital Advertising Alliance, uma associação que agrupa a maioria das agências de publicidade interativas, lançou o site YourOnlineChoices, para informar sobre este tipo de publicidade e  escolher quais empresas permitir ou bloquear.

Your Online Choices

No painel de preferências do YourOnlineChoices, estão mais de oitenta empresas que administram campanhas de publicidade baseadas em interesses. São várias e, provavelmente, todas estão ativa no seu PC.

Seetings Your Choice Online

É possível ver mais informações de cada empresa e bloquear seu monitoramento ou não. Claro, eles deveriam respeitar sua escolha sempre e não eliminar seus cookies depois de alterar as opções.

banir empresas Your Choice Online

Existem botões para ativar ou desativar todos os cookies (tracking cookies)

Outras formas de evitar o monitoramento publicitário

YourOnlineChoices é uma forma oficial de dizer para as empresas de publicidade que não persigam você na internet. Mas este não é a única maneira de proteger a privacidade ao navegar. É possível:

  • Ativar a opção DoNotTrack no navegador, que impede que o seguimento dos cookies;
  • Usar um buscador que protege a privacidade, como DuckDuckGo ou YaCy;
  • Navegar incógnito quando não interessa gravar os cookies no PC;
  • Eliminar os cookies com CCleaner e similares regularmente.

Combinar estas manobras dificulta as coisas para qualquer agência de publicidade. Inclusive, você pode optar por eliminar totalmente a publicidade. Mas antes de agir, convém pensar bem no que você quer.

Publicidade inteligente ou publicidade clássica? Você escolhe

As agências, obviamente, não querem que você desative seus cookies. Segundo eles, para usar Internet sem publicidade você deveria desembolsar o equivalente a 180 reais por mês. Uma publicidade eficiente movimenta a economia e permite que seus sites favoritos se mantenham.

Configurações anti rastreamento

A opção Do Not Track de Firefox impede a ação dos cookies publicitários

Em nossa opinião, alguns destes anúncios personalizados são úteis, mas também acreditamos que nada substitui uma campanha de publicidade inteligente e bem bolada. Por que você não experimenta desativar a publicidade personalizada por um tempo e compara?

Se você tivesse que escolher entre anúncios personalizados e genéricos, qual você escolheria?

[artigo original em espanhol]

Carregando comentários