10 dicas para melhorar os resultados das suas buscas no Google – Parte 2

O Google virou o “oráculo do século XXI”: muita gente já não consegue mais viver sem o buscador mais popular da Internet. Seja para o trabalho, a escola, a faculdade ou simplesmente para procurar informação sobre qualquer coisa que exista.

Hoje, vamos contar 10 dicas um pouco mais avançadas para você detonar no Google. O primeiro episódio – 10 dicas para melhorar os resultados das suas buscas no Google, Parte 1 – foi um sucesso e com este você vai mandar ainda melhor. Então, continue a leitura e aproveite ao máximo todos os recursos do Google:

1. Intervalos numéricos (Operador ..)

O Google oferece a possibilidade de apresentar resultados por meio de intervalos numéricos ou seja, alguma coisa que ocorra entre os números X e Y. Por exemplo: “copa do mundo fifa entre 1900 e 2000”. Vá ao Google e digite “copa do mundo fifa 1900..2000” e pronto.

Mas, atenção: são dois pontos finais seguidos e sem espaços entre o intervalo numérico!

2. Usar o Google como calculadora

Essa é moleza: basta você digitar a operação desejada no campo de buscas. Como? Simples: quanto é 45893*9656? Aí está o resultado:

O aplicativo de calculadora continuará aberto até que você faça uma nova busca.

3. Usar o Google para converter unidades

Essa também é fácil. Quer saber como conveter 100 kg para libras ou 100 Km/h para Milhas por hora? Basta digitar a conversão desejada na barra de buscas, como na imagem:

4. Buscar em um domínio específico

Como existem vários tipos de domínios como .org, .gov, .net e etc, você pode dizer ao Google em qual tipo de domínio a sua busca deve ser feita. Exemplo: você quer buscar planetas apenas em sites do governo. Digite planetas site:.gov:

5. Buscar apenas em uma URL ou endereço de sites

Nesta opção, você manda o Google varrer apenas os endereços das páginas e não as palavras que estão em seu conteúdo. Exemplo: você quer encontrar resultados de webs que tenham a palavra “comida” na URL. Digite allinurl:comida, sem espaço:

6- SafeSearch

O Google dispõe de um banco de dados enorme e nem sempre os resultados são os que gostaríamos… Sobretudo quando se trata de imagens fortes e conteúdo explícito. Para reduzir o risco de se deparar com algo chocante, inclua no final da URL a string &safe=active.

7. Buscar em páginas semelhantes

Muito útil para quando você está atrás de algum tema e precisa de diferentes fontes de consulta. Imagine que você está realizando uma busca sobre aplicativos para Android e tem apenas o Softonic como fonte. Digite related:www.softonic.com.br e veja o que aparece!

8. Buscar páginas que têm algum link para uma outra página específica.

Essa não é tão útil, mas pode ter a sua valia. Você quer saber quais páginas têm um link para o Softonic? Digite link:www.softonic.com.br.

9. Buscar conteúdo nos títulos das páginas de Internet

Além de fazer buscas de palavras-chave, URLs e links, o Google também permite que você procure o que quiser no título de qualquer página. Está procurando uma guitarra legal? Então digite allintittle:guitarras.

10. Buscar no cache do Google

O Google armazena versões de cada página em um cache, uma espécie de cópia de segurança, só que desatualizada. Isso muito útil para os casos em que uma determinada página esteja fora do ar. Experimente digitando cache:www.softonic.com.br.

Com estas dicas – e as da primeira parte de como detonar no Google – você vai mandar muito melhor no buscador mais famoso da Internet!

Carregando comentários